Durante o TL2 que foi realizado nesta sexta-feira (28) os pilotos se dedicaram aos testes dos pneus protótipos. George Russell que não testou no TL1, teve a oportunidade de dar algumas voltas com os pneus médios e macios, antes de usar os pneus de 2023. O piloto da Mercedes anotou 1m19s970 com os compostos deste ano.
Yuki Tsunoda ficou com a segunda posição, mas separado por 0s828 do britânico da Mercedes. Esteben Ocon surgiu no terceiro lugar com a Alpine, mas da mesma forma que o líder da sessão e o piloto japonês, tempos que conquistaram com o uso dos pneus macios de 2022.
Lewis Hamilton então apareceu para ocupar o quarto lugar, com os compostos de teste, anotando 1m21s509. O piloto da Mercedes foi acompanhado de perto por Sergio Pérez e Max Verstappen.
Os pilotos estavam avaliando para a Pirelli os pneus macios de 2023, como parte do programa de aperfeiçoamento dos compostos. A fornecedora de pneus solicitou a sessão de testes, para obter dados do uso dos compostos em todos os carros do grid, algo importante para o desenvolvimento deles, afinal, os times não estavam colaborando com os testes.
Se a Ferrari liderou o TL1, Charles Leclerc apareceu apenas na sétima posição, enquanto Carlos Sainz foi o oitavo. O monegasco provocou uma bandeira vermelha na sessão, depois de ter perdido a traseira do carro. Leclerc não pode completar a atividade com os outros competidores.
Valtteri Bottas apareceu entre os dez primeiros, com o nono lugar, enquanto Pierre Gasly foi o décimo colocado. Fernando Alonso e Sebastian Vettel foram o décimo primeiro e o décimo segundo colocados, respectivamente. Com o desempenho apresentado no TL1 é esperado que os dois pilotos façam um bom trabalho neste fim de semana.
A Fórmula 1 retorna às 14h (pelo horário de Brasília), para a realização do TL3, antes da classificação ser disputada às 17h.
Saiba como foi o TL2 na Cidade do México
Assim que a pista foi liberada para a pista, a temperatura no circuito estava na casa dos 40°C, com 26°C no ambiente.
George Russell retornou ao seu carro, assim como Esteban Ocon, Alexander Albon, Kevin Magnussen e Yuki Tasunoda. Porém, a Haas ainda estava trabalhando para recuperar o carro do piloto dinamarquês que foi usado por Pietro Fittipaldi.
🟢 GREEN LIGHT
Out the cars head for FP2, a 90-minute session dedicated to testing the 2023 Pirelli prototype tyres
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Os pilotos que cederam os seus carros aos jovens pilotos, tinham a oportunidade de avaliar os pneus do fim de semana por meia hora, antes de começar os testes pela Pirelli. Russell, Ocon e Tsunoda usavam os pneus médios, enquanto os outros competidores estavam com os pneus protótipos.
Verstappen abriu a tabela de tempos ao registrar 1m22s464, mas pouco depois o holandês obteve 1m22s235. Sainz saltou para a primeira posição com 1m21s943, separado em 0s243 de Pierre Gasly. Os pilotos estavam seguindo um cronograma definido pela Pirelli, entre voltas rápidas e voltas em modo de simulação de corrida, como os stints deveriam ser feitos.
Após dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Sainz, Gasly, Verstappen, Leclerc, Pérez, Hamilton, Russell, Alonso, Ocon e Ricciardo. Russell que trabalhava com os pneus médios, surpreendeu ao ocupar o primeiro lugar com 1m21s742.
Os tempos dos pilotos definidos com os pneus macios de 2023 era mais lento do que os pilotos conquistaram com o C4 que fora trabalhado pela manhã. Para comparação, no TL1 alguns pilotos conseguiram tempos na casa de 1m20s.
Com quinze minutos de atividade, Verstappen saltou para a ponta com 1m21s588, enquanto Tsunoda passou a ser o terceiro colocado anotando 1m21s831. Se o pneu fornecido pela Pirelli for correspondente ao C5 da sua gama, neste primeiro momento eles são um pouco mais lentos, mas apresentam uma certa resistência. Lembrando que no México a Pirelli fornece a gama intermediária de pneus (C2, C3 e C4).
Pérez saltou para a ponta, superando Verstappen em 0s009, também avaliando os pneus protótipos. Novamente era possível observar os pilotos cometendo alguns erros pelo traçado, principalmente quando fugiam um pouco do traçado esperado.
Russell, Tsunoda e Ocon retornaram ao traçado com os pneus macios para dominar a atividade. O piloto da Mercedes cravou 1m19s970, seguido pelo piloto da AlphaTauri que anotou 1m20s798. Ocon então ocupou o terceiro lugar registrando 1m21s177. Dos pilotos que avaliavam os pneus protótipos, Hamilton era o competidor que tinha o melhor tempo, anotou 1m21s509, para superar Sergio Pérez.
Our fastest man out on track so far 🚀
George Russell, with a lap time of 1:19.970 ⏱
(Russell, Ocon, Tsunoda, Magnussen, and Albon have 45 minutes of the session to run their usual tyre allocation before joining the 2023 Pirelli prototype tyre test) #MexicoGP #F1 pic.twitter.com/cU9nId9ZLq
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Após a primeira meia hora de atividade, os dez primeiros eram: Russell, Tsunoda, Ocon, Hamilton, Pérez, Verstappen, Leclerc, Sainz, Bottas e Gasly. Albon passou a usar os pneus macios, após ser liberado para a pista. Por outro lado Magnussen foi direto para os pneus protótipos, sem trabalhar com os pneus que serão usados durante o fim de semana.
Magnussen perde ao menos cinco posições no grid de largada do domingo, pois o motor de combustão interna (ICE) precisou ser substituído.
Na curva 8 Charles Leclerc perdeu a traseira do carro e bateu na barreira de contenção. A asa traseira e toda a parte traseira do carro ficou danificada. A sessão foi imediatamente interrompida com uma bandeira vermelha para a remoção do carro e a substituição da barreira.
Charles Leclerc crashes out in FP2! 🤯#MexicoGP #F1 pic.twitter.com/hHnCfNNuyy
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Após cerca de 17 minutos de paralisação da sessão, a pista foi liberada mais uma vez e os pilotos foram retornando ao traçado.
We go green again! 🚦
Just over 37 minutes remain in the session 👀#MexicoGP #F1 pic.twitter.com/ML89neBap7
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Depois do retorno da atividade, vários pilotos partiram para a simulação de corrida e os tempos aumentaram. Finalmente aqueles que pilotos começaram a sessão avaliando os pneus do fim de semana, estavam trabalhando com os protótipos para a coleta de dados.
Os carros estavam se perdendo em algumas curvas, saindo de lado, sem os pilotos encontrarem a aderência. As imagens mostravam principalmente Fernando Alonso que brigava com o comportamento do carro da Alpine com os compostos do próximo ano.
O TL2 foi mais uma vez encerrado por bandeira vermelha, a Alfa Romeo identificou um problema e pediu para o piloto encostar o carro imediatamente.
🚩 RED FLAG 🚩
Zhou Guanyu has pulled to the side at Foro Sol after being told to stop the car
The FP2 session will not be resumed, with less than a minute remaining on the clock #MexicoGP #F1 pic.twitter.com/YCrJJn6i11
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FP2 CLASSIFICATION 🏁
George Russell finishes on top for FP2! #MexicoGP #F1 pic.twitter.com/nLrDWuvH85
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