Certa expectativa foi criada para a classificação após o desempenho apresentado pela Mercedes durante o TL3. George Russell liderou a sessão, acompanhado de Lewis Hamilton, o time alemão dava indícios de estar com um carro mais equilibrado que o da Ferrari para este traçado.
No Q3 a disputa entre Mercedes se intensificou, mas Max Verstappen aparecia na ponta. Com o cronômetro zerado, o holandês foi declarado o pole, após anotar 1m17s775. George Russell conquistou o segundo lugar com 1m18s079, mas sem a possibilidade de se aproximar ainda mais do tempo do piloto da Red Bull.
A primeira volta rápida de Lewis Hamilton no Q3 foi deletada, desta forma o inglês dependia de sua última saída dos boxes para estabelecer o melhor tempo. Hamilton conquistou um terceiro lugar para a largada deste domingo.
O dono da casa e aquele pelo qual a torcida está muito eufórica no traçado, ficou com o quarto lugar. Antes do início da classificação a Red Bull apostava no uso de uma asa diferenciada no carro de Sergio Pérez, mas desistiu da ideia.
A Ferrari ficou apagada na classificação, Carlos Sainz conseguiu apenas o quinto lugar, enquanto Charles Leclerc foi o sétimo colocado. Entre a dupla de pilotos da Ferrari, Valtteri Bottas surgiu com a Alfa Romeo.
Lando Norris foi o oitavo colocado com a McLaren, seguido por Fernando Alonso e Esteban Ocon da Alpine.
Diferente do que tinha apresentado na sexta-feira, Sebastian Vettel não teve a mesma sorte de na classificação e ficou preso no Q1. A Aston Martin tem apresentado uma certa melhora neste final de temporada e busca ultrapassar a Alfa Romeo no Campeonato de Construtores, mas novamente voltaram a figurar no final do grid.
Antes de finalizar a organização do grid, a FIA precisou considerar a punição com a perda de três posições no grid de largada para Lance Stroll, por conta do acidente com Fernando Alonso no GP dos Estados Unidos. Enquanto Kevin Magnussen passou por uma troca de um componente no motor e abandonou o décimo quinto lugar, para começar a prova como décimo nono colocado.
A Fórmula 1 retorna às 17h (pelo horário de Brasília) para a realização do GP da Cidade do México.
Saiba como foi a Classificação para o GP da Cidade do México
Antes do início da sessão, a temperatura na pista estava na casa dos 49°C, com 29°C no ambiente. A temperatura subiu um pouco quando comparada com a realização do TL3.
O carro de Lewis Hamilton passou por uma inspeção no freio, antes do início da classificação. A Mercedes foi um destaque no TL3, onde George Russell liderou a atividade, acompanhado por Lewis Hamilton.
Q1
Assim que a atividade teve início, Mick Schumacher deixou os boxes acompanhado por Kevin Magnussen, ambos usando os pneus macios. Nicholas Latifi entrou na pista na sequência, com Alexander Albon. Schumacher com a Haas abriu a tabela de tempos ao anotar 1m32s819, mas tanto a volta do alemão, como a do dinamarquês eram marcas ainda altas, pois os pilotos focaram no aquecimento dos compostos.
Schumacher então obteve 1m21s024, mas na sequência Albon anotou 1m20s859, para ocupar a ponta. Sergio Pérez já estava na pista, enquanto outros pilotos também deixavam os boxes, se preparando para a sequência de voltas rápidas. O mexicano obteve 1m20s408, enquanto Verstappen reclamava de uma pista muito escorregadia.
The man of the house 💪@SChecoPerez clocks a 1:20.408 on his first run#MexicoGP #F1 pic.twitter.com/g6tjMRitVm
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Não demorou muito para a Ferrari aparecer na ponta, Leclerc cravou 1m19s505, superando Pérez em 0s903. A briga no cronômetro era intensa. Verstappen anotou 1m19s222 para ocupar o primeiro lugar, enquanto Hamilton saltou para o terceiro lugar com 1m19s527.
Assim que todos os pilotos anotaram ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Bottas, Hamilton, Sainz, Russell, Ocon, Alonso, Norris e Pérez. Bottas foi a surpresa por ter superado Hamilton e obtido 1m19s523. Na zona de eliminação estavam: Schumacher, Albon, Vettel, Magnussen e Latifi.
Vettel que teve uma boa sexta-feira não estava fazendo um bom trabalho neste início da classificação, mas tentava uma segunda saída nos últimos quatro minutos restantes para o encerramento do Q1. O sexto tempo obtido por Schumacher foi deletado e o piloto voltou para a zona de eliminação.
Os pilotos tentavam aproveitar os últimos resquícios do Q1 para avançar à segunda parte da classificação. Vettel melhorou a sua marca, mas ficou na décima sétima posição, o piloto da Aston Martin anotou 1m20s419, o mesmo tempo estabelecido por Schumacher que era o décimo sexto. Hamilton apareceu na primeira posição com 1m19s169.
Eliminados
16) Mick Schumacher – 1m20s419
17) Sebastian Vettel – 1m20s419
18) Lance Stroll – 1m20s520
19) Alexander Albon – 1m20s859
20) Nicholas Latifi – 1m21s167
Here's how we finished up in Q1
Lewis Hamilton takes the top spot 💪#MexicoGP #F1 pic.twitter.com/cNNZJJDRIo
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Q2
Com a pista liberada, os pilotos levaram um pouco de tempo para seguir ao traçado. Lewis Hamilton e George Russell foram os primeiros pilotos liberados, pouco depois a Mercedes foi acompanhada pela dupla da Red Bull, AlphaTauri e McLaren.
Hamilton abriu a tabela de tempos do Q2 anotando 1m18s552, à frente de Russell que anotou 1m18s565. Verstappen obteve a terceira posição com 1m18s934, sendo superado na sequência por Bottas que anotou 1m18s780.
Assim que todos os pilotos completaram ao menos uma volta rápida no traçado, os dez primeiros eram: Hamilton, Russell, Bottas, Verstappen, Ocon, Leclerc, Norris, Sainz, Alonso e Ricciardo.
Pérez que estava na zona de eliminação, passou a ocupar o terceiro lugar com 1m18s615, superando Bottas. Verstappen conseguiu melhorar a sua marca para 1m18s566, enquanto Sainz passou a ocupar o segundo lugar anotando 1m18s560.
Eliminados
11) Daniel Ricciardo – 1m19s325
12) Zhou Guanyu – 1m19s476
13) Yuki Tsunoda – 1m19s589
14) Pierre Gasly – 1m19s672
15) Kavin Magnussen – 1m19s833
That was an unbelievably close Q2!
The top four are split by just FOURTEEN THOUSANDTHS of a second 🥵#MexicoGP #F1 pic.twitter.com/gfUNFjImW1
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Q3
Here they come.
The crucial final runs in Q3 are here… who's getting pole?!#MexicoGP #F1 pic.twitter.com/DPTtulrTfU
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O Q3 gerava muita expectativa e assim que a pista foi liberada os pilotos seguiram para o traçado para disputar a última fase da classificação. Max Verstappen assumiu a liderança entrando na casa de 1m17s947, enquanto o piloto que estava mais perto do holandês era George Russell com 1m18s079. Lewis Hamilton teve a sua volta deletada e precisou seguir aos boxes, desta forma Sergio Pérez era o terceiro colocado.
A sequência dos dez pilotos neste momento era: Verstappen, Russell, Pérez, Sainz, Bottas, Leclerc, Alonso, Norris, Ocon e Hamilton. Os pilotos passaram pelos boxes, substituíram os pneus e retornaram mais uma vez ao traçado.
Com o cronômetro perto de zerar Pérez melhorou a sua marca para 1m18s128, enquanto Verstappen estabeleceu 1m17s775. Russell foi o segundo colocado. Lewis Hamilton superou Pérez para ficar com a terceira posição. Desta vez sem nenhuma Ferrari fazer frente à Red Bull ou Mercedes.
Com a conquista da pole no GP da Cidade do México, Max Verstappen fatura a décima nona pole da sua carreira.
Our final order from qualifying in Mexico!#MexicoGP #F1 pic.twitter.com/eu0AY7bfeC
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Grid atualizado após a aplicação das punições.
THE GRID
Take a look at who's starting where for Sunday race! 👇#MexicoGP #F1 pic.twitter.com/rKuX79Cxnw
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