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McLaren mantém domínio em Suzuka e encerra TL3 com dobradinha comandada por Lando Norris

Em sessão movimentada, McLaren mostra mais uma vez a sua força no Circuito de Suzuka. Russell completou o top-3 com a Mercedes

Novamente as equipes de Fórmula 1 invadiram a pista neste sábado (05) para a realização do terceiro treino livre. A sessão foi marcada por mais duas bandeiras vermelhas, em decorrência dos novos focos de incêndio no gramado. No entanto, os pilotos tiveram mais tempo para fazer as suas verificação, dividindo o tempo entre as simulações de corrida e classificação.

A dupla da McLaren segue em destaque, o duelo entre Lando Norris e Oscar Piastri está bem acirrado, principalmente com os pilotos guiando de forma muito parecida no circuito. O britânico obteve o melhor tempo da atividade, com a marca de 1m27s965, em uma diferença mínima de 0s026 para o companheiro de equipe. Os tempos evoluíram próximo do encerramento do TL3, quando os pilotos conseguiram se dedicar mais aos pneus macios.

George Russell foi o terceiro colocado com a Mercedes, em mais uma boa performance, atingindo o tempo de 1m28s077. O piloto britânico superou Charles Leclerc da Ferrari e Max Verstappen da Red Bull. Lewis Hamilton ficou com a sexta posição.

Ao longo da atividade, Yuki Tsunoda figurou entre os primeiros colocados, mas completou a sessão ocupando o nono lugar, com a marca de 1m28s785.

Saiba como foi o Terceiro Treino Livre

Depois de um segundo treino livre caótico, as equipes precisam coletar alguns dados de simulação de corrida. Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 38 °C, com 14 °C no ambiente.

O vento mudou de direção, sendo uma condição para ser observada ao longo da atividade.

Conforme os carros começaram a entrar na pista, a preferência era pela utilização dos pneus médios e duros. A exceção estava em Jack Doohan liberado com os pneus macios, o piloto australiano bateu forte durante o TL2, por não fechar o DRS ao entrar na curva 1.

Após sete minutos de sessão, a primeira paralisação aconteceu por conta de um foco de incêndio no traçado. A FIA tinha solicitado que a grama fosse umedecida para evitar novos problemas, mas a grande questão era por conta do tempo seco.

Quando a atividade foi interrompida, apenas oito pilotos registraram algum tempo, Max Verstappen era o atual líder com a marca de 1m30s397, contra 1m30s832 de Andrea Kimi Antonelli. Carlos Sainz era o terceiro colocado com a marca de 1m31s019. Doohan registrou o tempo de apenas 1m32s688 com o composto macio, antes de retornar aos boxes.

Por conta das diversas interrupções no dia anterior, assim que o TL3 foi reestabelecido, os pilotos rapidamente se posicionaram no pit-lane para dar continuidade a coleta de dados. A dupla da McLaren e Ferrari foi liberada usando um novo jogo de pneus macios.

Rapidamente Charles Leclerc cravou o tempo de 1m29s107, enquanto Lando Norris apareceu na segunda posição, separado por 0s350, enquanto Oscar Piastri era o terceiro colocado. Ambos os pilotos cometeram um erro na sua volta, especialmente o piloto australiano que atacou a zebra agressivamente.

Alguns erros eram observados ao longo da sessão. Após 30 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Piastri, Leclerc, Norris, Hamilton, Tsunoda, Russell, Hadjar, Alonso, Bearman e Gasly. Tsunoda surgiu na quinta posição com o tempo de 1m29s459 trabalhando com os pneus duros. Max Verstappen estava na décima quarta posição depois de obter o tempo de 1m30s397 – o holandês estava investindo na simulação de corrida, realizando um stint mais longo.

Restando cerca de 24 minutos para o final, Russell que trabalhava com os pneus macios, cravou a marca de 1m28s385.

O maior problema dos pilotos estava na curva 9, local que os pilotos mais estavam cometendo erros.

Adentrando nos últimos 20 minutos, a Ferrari deu um pouco mais de atenção aos pneus macios e Leclerc e Hamilton passaram a ocupar o segundo e o terceiro lugar, respectivamente. A dupla da McLaren estava logo atrás, com Tsunoda em sexto.

Lance Stroll lutava com a asa do DRS, a peça ficou balançando quando foi acionada pelo competidor, a falha não trazia qualquer vantagem em sua performance.

Próximo do encerramento da sessão, Piastri instalou um novo jogo de pneus macios, atingindo a marca de 1m27s991, mostrando que a pista tinha evoluído ainda mais. Para os últimos dez minutos, vários pilotos instalaram mais um jogo de pneus macios, para trabalhar as voltas em modo de simulação e preparar o carro para a próxima atividade.

Com cinco voltas no pneu vermelho, Norris retornou para a ponta com o tempo de 1m27s965, superando Piastri por 0s026. Por ser uma pista estreita e com os pilotos trabalhando com as voltas rápidas, era possível ver os competidores se encontrando pelo traçado.

Gabriel Bortoleto evitou uma batida na 130R, depois do carro ficar desestabilizado. O brasileiro acreditava ser uma quebra, mas o erro aconteceu pelo competidor colocar a roda na grama. O equipamento foi verificado e a Sauber não encontrou nenhuma irregularidade.

Restando apenas seis minutos para o final, uma nova bandeira vermelha marcou término da sessão, pois mais um foco de incêndio surgiu no circuito. Enquanto a equipe de pista se dedicava para conter a situação, os carros retornaram aos boxes. Infelizmente a direção de prova não conseguiu liberar o circuito, desta vez, os pilotos mais uma vez não conseguiram realizar o teste de largada.

O último ‘confronto’ do fim de semana, coloca a McLaren mais uma vez no topo, dominando as sessões em Suzuka. Lando Norris e Oscar Piastri devem disputar a primeira posição de forma acirrada.

Horários da Fórmula 1 do GP do Japão – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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