A primeira fase da classificação para o Grande Prêmio da Emília-Romanha, neste sábado (11), foi marcada por uma polêmica envolvendo Olliver Bearman. O jovem piloto da Haas teve sua melhor volta no Q1 anulada por supostamente tê-la completado após a exibição da bandeira vermelha provocada pelo acidente de Franco Colapinto. A decisão gerou atrasos no cronograma e forte insatisfação da equipe americana, que agora busca esclarecimentos formais da FIA.
Bearman chegou a registrar um tempo que o colocaria em 10º lugar e, consequentemente, permitiria o piloto avançar para o Q2. No entanto, os comissários determinaram que o tempo foi anotado depois do regime de bandeira vermelha, o que levou à exclusão da volta.
Algumas imagens mostravam que Bearman tinha cruzado a linha de cronometragem antes da bandeira vermelha ser sinalizada. No aplicativo que o público pode acompanhar a classificação e seu desenvolvimento, a bandeira vermelha também constava após o piloto da Haas completar a volta rápida, causando esse estranhamento.
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Segundo comunicado oficial divulgado pela FIA, a bandeira vermelha foi acionada às 16:32.17.6 e, embora Bearman tenha cruzado a linha de chegada em 16:32.20.9, isso aconteceu com o aviso de bandeira vermelha já visível no pórtico de largada — o que invalida qualquer volta em andamento nesse momento.
“A classificação 2 foi adiada para permitir que os comissários consultassem os especialistas em cronometragem e examinassem os dados subjacentes, garantindo que os dados do sistema fossem válidos”, explicou a FIA. “O objetivo era determinar com precisão se Bearman havia cruzado a linha antes ou depois da bandeira vermelha e se a volta deveria ser anulada, para garantir que os pilotos certos avançassem para o Q2.”
A Haas, por sua vez, demonstrou sua frustração com o ocorrido e solicitou à FIA um esclarecimento formal por escrito. A equipe busca entender os critérios exatos da decisão e, principalmente, quais procedimentos podem ser adotados para evitar que uma situação semelhante volte a acontecer.
“Após discussões ontem à noite com a FIA, solicitamos posteriormente esclarecimentos adicionais por escrito sobre a tomada de decisão referente à volta final de Ollie Bearman no Q1 para que possamos fazer uma análise mais abrangente.”
“Também perguntamos quais medidas a FIA e o Controle de Corrida podem implementar daqui para frente, para garantir que a situação seja evitada no futuro, em benefício da F1. Após a análise, estaremos mais informados para comentar”, informou a equipe em nota à imprensa no domingo.
Com a exclusão do tempo, Bearman acabou eliminado no Q1 e foi encaminhado para iniciar a corria da 19ª posição.
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