AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula EPost

Rowland brilha em Tóquio e conquista vitória pela Nissan na 9ª etapa da Fórmula E

Oliver Rowland dispara na liderança com grande performance ao longo da temporada 2024/25

Quando a Fórmula E desembarcou nas ruas de Tóquio para o duelo da rodada dupla, e a Nissan não poderia ter sonhado com um desfecho melhor. Correndo diante da torcida da casa, Oliver Rowland garantiu sua quarta vitória no ano e ampliou a liderança no campeonato com uma performance estratégica, marcada por uma ultrapassagem decisiva sobre Pascal Wehrlein nas voltas finais.

O britânico, que largou na pole-position, caiu para a sexta colocação após uma ativação tardia do Modo Ataque. No entanto, Rowland manteve a calma e soube aproveitar os últimos segundos de potência extra para se posicionar novamente na disputa. A manobra mais marcante aconteceu entre as curvas 15 e 16, quando ultrapassou o então líder Wehrlein, mesmo sob forte pressão defensiva do piloto da Porsche.

Com a vitória, Rowland segue invicto em Tóquio: são três corridas no Japão, com três poles, dois pódios e agora a primeira vitória no circuito. O resultado também ampliou sua vantagem na liderança do campeonato para 161 pontos contra 84 de Wehrlein, consolidando a Nissan como força dominante tanto entre os pilotos quanto entre as equipes e construtores.

Wehrlein em segundo, Ticktum conquista pódio inédito

Pascal Wehrlein teve que se contentar com a segunda colocação, mesmo liderando parte significativa da prova. O alemão chegou a superar Dan Ticktum pela liderança na volta 17, mas não conseguiu resistir ao avanço final de Rowland.

Ticktum, por sua vez, conquistou seu primeiro pódio na Fórmula E e o melhor resultado da equipe CUPRA KIRO desde 2018, quando o time ainda se destacava nos primeiros anos da categoria. Apesar da frustração com a entrada tardia do Safety Car, que arruinou sua vantagem no momento crucial, o britânico celebrou o feito inédito.

Jake Dennis (Andretti) protagonizou uma das melhores recuperações da corrida. Largando do 14º lugar, o britânico soube usar o Modo Ataque de forma eficaz e executou belas ultrapassagens, garantindo o quarto lugar.

O cenário da corrida do domingo foi mais favorável, pois a chuva não se fez presente.

Lucas di Grassi, com a Lola Yamaha ABT, terminou em quinto após uma classificação forte e atuação combativa. O brasileiro consegue geralmente lidar bem com as variações da corrida em decorrência do Modo Ataque.

Para a equipe de Di Grassi, a prova em Tóquio foi como uma corrida em casa, pois a fabricante britânica tem colaboração com a Yamaha. O time tem tentado superar os problemas iniciais relacionados as questões de confiabilidade, para obter melhor resultados nessa reta final do campeonato.

Saiba como foi o e-Prix de Tóquio

Rowland largou bem e manteve a liderança nas primeiras voltas, enquanto Ticktum segurava a pressão de Wehrlein. A corrida ganhou intensidade com as primeiras ativações do Modo Ataque na volta 7. Rowland optou por um uso mais tardio, que o fez cair para a sexta posição após a volta 17.

Foi nesse momento que Wehrlein ultrapassou Ticktum para assumir a liderança. Rowland, agora em desvantagem, iniciou sua recuperação com ultrapassagens decisivas sobre Cassidy e Dennis. Na volta 22, já com o último Modo Ataque ativo, o piloto da Nissan avançou para a segunda posição e partiu para cima de Wehrlein.

A ultrapassagem definitiva veio restando cinco voltas para o fim, em uma manobra ousada e precisa que levou a torcida japonesa ao delírio.

Mais atrás, a disputa entre Barnard e Mortara terminou em incidente: o piloto da Mahindra empurrou o estreante da NEOM McLaren contra o muro na curva 3, forçando a entrada do Safety Car. Mortara foi punido com cinco segundos, e a relargada aconteceu na última volta.

Mesmo com Wehrlein pressionado por Ticktum, Rowland manteve a liderança até a bandeirada final, selando mais um capítulo dominante da Nissan na temporada.

A Fórmula E agora segue para a rodada dupla em Xangai, marcada para os dias 31 de maio e 1º de junho, com promessa de mais disputas acirradas no caminho para o título.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo