Quando a Fórmula E desembarcou nas ruas de Tóquio para o duelo da rodada dupla, e a Nissan não poderia ter sonhado com um desfecho melhor. Correndo diante da torcida da casa, Oliver Rowland garantiu sua quarta vitória no ano e ampliou a liderança no campeonato com uma performance estratégica, marcada por uma ultrapassagem decisiva sobre Pascal Wehrlein nas voltas finais.
O britânico, que largou na pole-position, caiu para a sexta colocação após uma ativação tardia do Modo Ataque. No entanto, Rowland manteve a calma e soube aproveitar os últimos segundos de potência extra para se posicionar novamente na disputa. A manobra mais marcante aconteceu entre as curvas 15 e 16, quando ultrapassou o então líder Wehrlein, mesmo sob forte pressão defensiva do piloto da Porsche.
Com a vitória, Rowland segue invicto em Tóquio: são três corridas no Japão, com três poles, dois pódios e agora a primeira vitória no circuito. O resultado também ampliou sua vantagem na liderança do campeonato para 161 pontos contra 84 de Wehrlein, consolidando a Nissan como força dominante tanto entre os pilotos quanto entre as equipes e construtores.
Wehrlein em segundo, Ticktum conquista pódio inédito
Pascal Wehrlein teve que se contentar com a segunda colocação, mesmo liderando parte significativa da prova. O alemão chegou a superar Dan Ticktum pela liderança na volta 17, mas não conseguiu resistir ao avanço final de Rowland.
Ticktum, por sua vez, conquistou seu primeiro pódio na Fórmula E e o melhor resultado da equipe CUPRA KIRO desde 2018, quando o time ainda se destacava nos primeiros anos da categoria. Apesar da frustração com a entrada tardia do Safety Car, que arruinou sua vantagem no momento crucial, o britânico celebrou o feito inédito.
Jake Dennis (Andretti) protagonizou uma das melhores recuperações da corrida. Largando do 14º lugar, o britânico soube usar o Modo Ataque de forma eficaz e executou belas ultrapassagens, garantindo o quarto lugar.
O cenário da corrida do domingo foi mais favorável, pois a chuva não se fez presente.
Lucas di Grassi, com a Lola Yamaha ABT, terminou em quinto após uma classificação forte e atuação combativa. O brasileiro consegue geralmente lidar bem com as variações da corrida em decorrência do Modo Ataque.
Para a equipe de Di Grassi, a prova em Tóquio foi como uma corrida em casa, pois a fabricante britânica tem colaboração com a Yamaha. O time tem tentado superar os problemas iniciais relacionados as questões de confiabilidade, para obter melhor resultados nessa reta final do campeonato.
Saiba como foi o e-Prix de Tóquio
Rowland largou bem e manteve a liderança nas primeiras voltas, enquanto Ticktum segurava a pressão de Wehrlein. A corrida ganhou intensidade com as primeiras ativações do Modo Ataque na volta 7. Rowland optou por um uso mais tardio, que o fez cair para a sexta posição após a volta 17.
Foi nesse momento que Wehrlein ultrapassou Ticktum para assumir a liderança. Rowland, agora em desvantagem, iniciou sua recuperação com ultrapassagens decisivas sobre Cassidy e Dennis. Na volta 22, já com o último Modo Ataque ativo, o piloto da Nissan avançou para a segunda posição e partiu para cima de Wehrlein.
A ultrapassagem definitiva veio restando cinco voltas para o fim, em uma manobra ousada e precisa que levou a torcida japonesa ao delírio.
Mais atrás, a disputa entre Barnard e Mortara terminou em incidente: o piloto da Mahindra empurrou o estreante da NEOM McLaren contra o muro na curva 3, forçando a entrada do Safety Car. Mortara foi punido com cinco segundos, e a relargada aconteceu na última volta.
Mesmo com Wehrlein pressionado por Ticktum, Rowland manteve a liderança até a bandeirada final, selando mais um capítulo dominante da Nissan na temporada.
A Fórmula E agora segue para a rodada dupla em Xangai, marcada para os dias 31 de maio e 1º de junho, com promessa de mais disputas acirradas no caminho para o título.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.