Neste último fim de semana a Fórmula 1 esteve em Ímola para a disputa do GP da Emilia-Romagna. A prova contou com vitória de Max Verstappen, mas desta vez não foi tão fácil para o tricampeão mundial.
Nas últimas duas corridas: Miami e Ímola, Verstappen tem lidado com o desgaste dos pneus, principalmente na fase final da prova, algo que contribuiu para Norris vencer nos Estados Unidos e desafiar o holandês na Itália.
A McLaren implementou um pacote de atualizações em Miami e deu uma reforçada ao projeto na prova do último fim de semana. O desempenho tem chamado a atenção, pois a equipe ganhou ritmo, melhorando a performance nas curvas, principalmente as curvas lentas, além de ter um melhor desempenho nas retas. Não ficar deslizando muito na pista contribui para não acentuar o desgaste dos pneus e Norris fazer voltas semelhantes.
Por outro lado, Verstappen que sempre reclama durante as sextas-feiras, além de fazer as suas reclamações na Itália, estava cometendo erros, não conseguia acertar no segundo setor e penou bastante com o carro. O holandês não era o favorito para a pole, mas a Red Bull acabou realizando um último ajuste no TL3 que deu um pouco mais de confiança ao competidor.
Na corrida, parecia ser mais uma prova nas mãos de Max. O piloto completou a primeira curva na dianteira e começou a tentar trabalhar uma certa distância para o segundo colocado. Mas diferente do que estava acontecendo no início do ano que o holandês desaparecia, nesta prova Norris e Charles Leclerc se manterão vigilantes.
A última edição da corrida contou com a gama macia de pneus, diferente da gama intermediaria que foi usada em 2022. A escolha já gerava uma degradação maior dos compostos, já que os pneus médios deste evento, eram os macios de 2022.
A Pirelli realizou a troca, visando uma corrida com uma segunda parada, que tivesse a oportunidade de mudar a dinâmica. No entanto, grande parte do pelotão insistiu em realizar a prova com apenas uma parada.
Max Verstappen largou com os pneus médios, realizou a sua parada na volta 24 e instalou um jogo de pneus duros. Os dois conjuntos usados pelo holandês eram novos.
Norris substituiu os seus compostos médios (novos), por um jogo de pneus duros usados e mesmo assim ele conseguiu ter mais ritmo que Vestappen nas últimas voltas da corrida. Os competidores da Red Bull e McLaren cruzaram a linha de chegada separados por menos de um segundo.
Após as trocas de pneus, Charles Leclerc conseguiu se aproximar de Norris e desafiar o adversário em busca de conquistar o segundo lugar, no entanto, cometeu um erro na volta 48 e depois disso a distância entre eles foi ampliada.
No giro 54/63 Norris tinha reduzido a diferença para Verstappen em 3.5 segundos, em uma prova que eles ficaram separados por cerca de 7 segundos. A aproximação perdurou pelas próximas. Norris estava confiante que se tivesse algumas voltas a mais pela frente, teria brigado por Verstappen pela vitória.
LAP 54/63
Verstappen’s reminded by the pit wall he’s on his final warning for track limits 😳
Norris is now 3.5 seconds behind – and PUSHING 👊#F1 #ImolaGP pic.twitter.com/fBVbtLhny9
— Formula 1 (@F1) May 19, 2024
De qualquer forma, ver esse embate foi bem interessante, principalmente quando notamos que algo que não era um problema para a Red Bull – como o desgaste de pneus, se tornou um ponto de atenção para equipe.
A prova infelizmente não foi tão movimentada, alguns outros duelos aconteceram pela pista, mas de forma mais pontual.
A McLaren poderia ter encerrado o fim de semana com dois carros no pódio, mas a punição aplicada para Oscar Piastri fez o piloto começar a corrida ocupando o quinto lugar, diferente da segunda posição que ele tinha conquistado em pista.
Piastri passou uma parte da prova vendo o carro de Carlos Sainz, o australiano pressionou o espanhol, mas não conseguia realizar a ultrapassagem – dado o traçado estreito e o ritmo até semelhante entre Ferrari e McLaren.
Foi apenas com as paradas nos boxes que Piastri superou Sainz, o australiano parou na volta 23, enquanto o espanhol permaneceu em pista até o giro 27. Mesmo com Sainz usando um pneu duro novo, não conseguiu recuperar a posição perdida.
Ao longo do fim de semana foi notado um certo problema para gerenciar os pneus macios, desta forma eles foram praticamente descartados da corrida, pois não ofereceriam muita durabilidade. Apenas Pierre Gasly e Fernando Alonso utilizaram o pneu C5 na largada, mas realizaram a troca de pneus muito cedo.
Mesmo na classificação, alguns pilotos usaram o pneu médio para buscar voltas rápidas, pois os compostos macios estavam limitando os pilotos a realizar apenas uma volta rápida. Em alguns carros era até difícil terminar a volta com uma boa performance sem danificar os pneus.
Quinze pilotos optaram pelos pneus médios para a largada, apenas três competidores começaram a corrida usando os pneus duros, foram eles: Sergio Pérez, Sargeant e Zhou Guanyu. Para o mexicano a opção de largar com os pneus duros foi necessária, pois ele se classificou ocupando apenas a 11ª posição. No entanto, conforme a corrida foi avançando e Pérez ainda estava travado, começou a ser superado pelos pilotos que estavam com os pneus duros mais novos. Quando começou a trabalhar com os médios não teve tanto sucesso e ultrapassou apenas Yuki Tsunoda e Lance Stroll, para terminar a prova ocupando o oitavo lugar.
Valtteri Bottas completou 54 das suas voltas usando os pneus duros, conseguindo fazer o composto durar bastante, mas não esteve na zona de pontuação. Com os compostos médios, Kevin Magnussen e Lance Stroll completaram 37 voltas cada.