O primeiro dia de testes da Fórmula 1 em Mônaco foi bem movimentado. Charles Leclerc comandou as duas sessões de treinos livres, liderando a atividade com a marca de 1m11s355.
Na tabela de tempos é observada uma diferença mínima entre os competidores, como é o caso de Oscar Piastri que ficou separado do monegasco por apenas 0s038. Ao longo de toda a atividade foi possível ver uma melhora expressiva nos tempos, mesmo quando os competidores precisaram dar uma atenção maior ao ritmo de corrida.
Lewis Hamilton encaixou o outro carro da Ferrari na terceira posição, com o tempo de 1m11s460, contra Lando Norris que obteve 1m11s677. A proximidade era tão grande, já que do primeiro à décima nona, todos estavam separados por pouco menos de 1 segundo. A exceção foi Franco Colapinto que ocupou o vigésimo lugar, separado por mais de 2 segundos de Leclerc.
Liam Lawson melhorou um pouco quando comparado com o TL1 e encaixou o carro da Racing Bulls na quinta posição, acompanhado por Isack Hadjar. O piloto francês, cometeu uma série de erros ao longo da sessão, protagonizando duas batidas ao longo do TL2.
Fernando Alonso terminou a sessão no sétimo lugar, seguido por Alexander Albon. Andrea Kimi Antonelli foi o nono colocado, com Max Verstappen em décimo. A tabela continua bem variada, por conta dos testes que cada uma das equipes conduziu ao longo da sessão.
A Fórmula 1 retorna no sábado às 7h30 pelo horário de Brasília.
Saiba como foi o segundo treino livre do GP de Mônaco
Lance Stroll foi punido ao final do TL1 e perderá uma posição no grid. A penalidade é referente a batida com Charles Leclerc.
Quando os pilotos retornaram para a pista, a maior parte do grid dava chance para avaliar os pneus médios, as exceções eram Charles Leclerc com o pneu duro, assim como Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg, enquanto Oliver Bearman e Carlos Sainz avaliavam os pneus macios logo de cara.
Aos poucos os primeiros tempos surgiam na tabela, com Max Verstappen atingindo a marca de 1m12s922 em sua primeira volta rápida cronometrada.
Com menos de dez minutos de sessão, Isack Hadjar acertou a parte interna da Nouvelle Chincane e com isso danificou a roda traseira esquerda, assim como o pneu. A pista precisou passar por uma breve limpeza por conta de alguns pedaços de carro, enquanto o francês conseguiu levar o carro para o pit-lane.
Here’s the moment Hadjar hit the barriers 🎥#F1 #MonacoGP pic.twitter.com/U6AiCwX3aa
— Formula 1 (@F1) May 23, 2025
A temperatura na pista era de 39 °C, quando a pista foi mais uma vez liberada. Os pilotos permaneciam fazendo a coleta de dados com os pneus que usavam desde o começo da sessão.
A segunda bandeira vermelha foi provocada com 20 minutos de sessão, o australiano perdeu o controle do carro na Sainte Devote, quando o piloto não conseguiu completar a curva, mas já não tinha tempo de recorrer à área de escape. Piastri ficou apenas com o bico e asa dianteira danificada, mas o competidor conseguiu retornar aos boxes.
Neste momento que a atividade foi paralisada, os dez primeiros eram: Leclerc, Piastri, Antonelli, Russell, Hamilton, Gasly, Verstappen, Norris, Albon e Alonso. O melhor tempo era o de Leclerc, com a marca de 1m12s103, registrada antes da bandeira vermelha, o piloto monegasco conseguiu colocar 0s445 no tempo de Piastri com os pneus duros.
Oscar has reversed out, minus his front wing, and is on his way back to the pits #F1 #MonacoGP pic.twitter.com/z5hAi9hoPo
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Quando os pilotos retornaram para a pista, todos estavam de pneus macios, Fernando Alonso aproveitou o momento para liderar a atividade com a marca de 1m11s890, separado por Hamilton por apenas 0s135. Apenas Sainz e Bearman insistiram no trabalho com os pneus médios.
Conforme os pilotos ganhavam mais confiança, os pilotos passavam mais próximo das barreiras de contenção e o tempo também melhorava, mesmo com os pneus não tão novos assim.
Quando restavam quinze minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Leclerc, Hamilton, Piastri, Norris, Lawson, Alonso, Albon, Antonelli, Verstappen e Tsunoda. Foi neste momento que o australiano da McLaren atingiu a marca de 1m11s673, contra 1m11s355 do líder.
Grande parte dos pilotos já tinham completado cerca de 20 voltas no circuito, Hadjar tinha um pouco menos, pois contava com 16 giros, mas conseguiu ganhar dez posições, para se tornar o sexto colocado com a marca de 1m11842.
Antes do encerramento da sessão, Hadjar mais uma vez tocou a barreira de contenção, o piloto perdeu o controle do carro na curva 1 e precisou passar pelos boxes para mais uma verificação do carro. A batida do competidor aconteceu quando ele deslizou pelo traçado.
Verstappen também cometeu um erro, mas no caso do neerlandês o competidor não conseguiu contornar a Mirabeau e precisou recorrer à área de escape.
Cinco minutos antes do encerramento do TL2, a Racing Bull deu por encerrada a participação de Hadjar.
Para fechar o dia, os pilotos fizeram a simulação de largada.
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