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Max Verstappen sobra na Bélgica e lidera o TL2. Leclerc fecha atividade em P2

A sessão foi marcada pelas avaliações dos carros. Verstappen liderou com folga o TL2, superando o tempo de Leclerc em 0s0862

Pela segunda vez no dia, os pilotos foram liberados mais uma vez para dar continuidade a avaliação dos seus equipamentos. O dia é de muito agito pelo paddock, a chegada da Audi, além das mudanças que foram realizadas nos carros e as punições que vários pilotos vão cumprir no grid de largada do domingo, promoveram várias discussões.

A sexta-feira (26) na Bélgica também foi marcada por uma pista úmida, apimentando os treinos realizados até o momento, mas a atividade não foi comprometida mesmo com o clima instável. Max Verstappen liderou o TL2 com facilidade, se destacando como o único piloto que registou o tempo na casa de 1m45s507.

A Ferrari estuda de perto o seu adversário, Charles Leclerc foi avisado sobre o tempo obtido por Verstappen, ciente que a Red Bull está muito veloz no traçado. O monegasco encerrou o TL2 separado por 0s862 do holandês. O time austriaco, assim como a Ferrari já sabem que os seus pupilos vão começar o GP da Bélgica do final do pelotão, por conta das alterações que foram realizadas em seus motores. Novas punições devem acontecer até o início do sábado.

Lando Norris que fará companhia ao monegasco e o holandês, fechou a sessão do terceiro lugar, acompanhado por Lance Stroll e Carlos Sainz. Lewis Hamilton encaixou o carro da Mercedes em sexto, enquanto Fernando Alonso foi o sétimo colocado com a Alpine.

George Russell que também está ajudando a Mercedes na avaliação e melhora do W13, foi o oitavo colocado, com Daniel Ricciardo obtendo o nono lugar. Hamilton permanece com o assoalho antigo, enquanto Russell recebeu uma atualização na peça e para fins de comparação da Mercedes, os pilotos trabalharam dessa forma na sexta-feira. Sergio Pérez não realizou uma sessão tão expressiva, ficou uma parte da atividade parado nos boxes, mas fechou o top-10.

Com várias trocas de motor acontecendo pelo grid, talvez a Mercedes tenha a tão sonha oportunidade de conquistar uma vitória neste fim de semana.

A Fórmula 1 retorna neste sábado para a realização do TL2, com a atividade sendo realizada às 08h (pelo horário de Brasília).

Saiba como foi o TL2 na Bélgica

Os pilotos da Fórmula 1 invadiram mais uma vez a pista de Spa-Francorchamps para dar seguimento as avaliações dos carros. A pista ainda estava bem fria, com 22°C no asfalto e 18°C no ambiente.

Depois que a chuva caiu ao final do TL1. A ameaça da chuva pairava no TL2, mas no começo da sessão os pilotos foram encaminhados para a pista com os pneus slick, mesmo com um traçado contando com algumas partes úmidas.

Os dez times do grid levaram atualizações para os seus carros, mas a McLaren, Mercedes e a AlphaTauri, foram equipes que realizaram modificações maiores em seus equipamentos.

Zhou Guanyu registrou 1m50s637 usando os pneus médios, enquanto Valtteri Bottas obteve 1m51s480 com os compostos duros. Rapidamente Max Verstappen assumiu a liderança da atividade ao registrar 1m47s699 de compostos médios. Carlos Sainz era o segundo colocado momentaneamente com 1m48s818, depois de ser atrapalhado por Sebastian Vettel.

Após Charles Leclerc cometer um erro, o piloto monegasco fritou os pneus médios, passou brevemente nos boxes, mas retornou mais uma vez para a pista. Leclerc não era o único a cometer erros, Sainz extravasou os limites de pista, sujando os pneus. O monegasco anotou 1m48s152, com Sainz obtendo 1m47s390 na sequência.

A Mercedes que segue em progresso para melhorar o W13, levou um pequeno pacote de atualizações para Spa. George Russell está avaliando para o time um novo assoalho.

A Ferrari apostava em uma abordagem mais agressiva, logo nos treinos livres, desta forma era possível ver os pilotos cometendo alguns erros e extravasando os limites de pista. George Russell que avaliava os pneus duros, também foi mostrado pela transmissão cometendo alguns erros com os pneus duros, por conta da dificuldade para aquecer os compostos.

Os pilotos precisavam trabalhar com a avaliação dos compostos. Mesmo com o risco de chuva para o domingo, é necessário compreender a durabilidade dos pneus no circuito, além do período que se leva para atingir o aquecimento ideal de cada tipo de pneus após uma troca.

Nos primeiros quinze minutos de atividade, os sete primeiros colocados da tabela de tempos usavam os pneus médios. Verstappen tinha melhorado ainda mais a sua marca para 1m46s850, se mantendo na liderança da tabela de tempos. No começo da sessão a pista revelava uma rápida evolução.

Valtteri Bottas que enfrentou diversos problemas no TL1, estava na pista realizando testes aerodinâmicos para a equipe, com o flow-vis espalhado na asa traseira, enquanto Guanyu tinha realizado testes com o flow-vis espalhado na asa dianteira do seu carro.

Verstappen saltou para o primeiro lugar com 1m45s507, superando Leclerc que tinha registrado 1m46s369. Stroll apareceu brevemente na terceira posição, com 1m46s635, mas na sequência Norris superou o piloto da Aston Martin quando registrou 1m46s635.

Neste momento da atividade, apenas Kevin Magnussen aparecia com os pneus duros, pois tinha testado os compostos macios no começo da sessão.

Os pilotos trabalharam rapidamente com as voltas rápidas, pois o ritmo de corrida era o mais importante para ser verificado, afinal, vários pilotos vão lidar com punições pelas trocas de motor neste fim de semana. Restando 20 minutos para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Norris, Stroll, Sainz, Hamilton, Alonso, Russell, Ricciardo e Albon.

Alguns poucos pingos de chuva acompanharam toda a sessão, mas próximo do encerramento da atividade, o traçado de Spa começou a ficar um pouco mais úmido. Os engenheiros pediram para os pilotos permanecerem um pouco mais de tempo na pista com os pneus de pista seca antes de retornar aos boxes, mesmo com os carros ficando tão instáveis nessas condições.

Norris, Hamilton, Alonso, Magnussen e Schumacher foram alguns dos pilotos que cometeram erros quando ainda estavam com os compostos slick  instalados em seus carros.

Stroll e Vettel instalaram os pneus de chuva extrema (faixa azul) no final da sessão, enquanto Ricciardo, Zhou, Tsunoda, Bottas e Schumacher foram liberados com os pneus intermediários (faixa verde) para o traçado. Mesmo com a pista úmida, vários pilotos retornaram para a circuito usando os pneus slick, para treinar a largada depois que o cronômetro zerou.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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