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Carlos Sainz lidera dobradinha da Ferrari em TL1 na Bélgica

Neste retorno das férias, times aproveitam atividade para avaliar os carros, mas se preparam para um fim de semana de muitas punições

A Fórmula 1 retorna neste fim de semana para a realização da 14ª etapa do calendário. Nesta sexta-feira (26) os carros invadiram mais uma vez uma pista, trabalhando no TL1 para a coleta de dados. A sessão começou bem movimentada, mas os últimos minutos foram um pouco caóticos, o regime de bandeira vermelha precisou ser instaurado, após Kevin Magnussen enfrentar problemas com o carro. A chuva também surpreendeu os pilotos, prejudicando a sessão.

Em uma última oportunidade Carlos Sainz anotou 1m46s538 para ocupar a primeira posição da tabela de tempos. O espanhol esteve acompanhado por Charles Leclerc, estabelecendo a Ferrari na primeira posição do TL1. Max Verstappen foi empurrado para o terceiro lugar, depois de passar boa parte da atividade na ponta.

Charles Leclerc, Max Verstappen e Lando Norris já passaram pela troca dos motores, desta forma estes três pilotos vão começar o GP da Bélgica das últimas posições do grid. Mais punições são esperadas na Bélgica, pois é uma pista que geralmente oferece uma boa chance para ultrapassagens. Por outro lado, a chuva é esperada para o domingo, podendo afetar alguns planos.

George Russell colocou o carro da Mercedes na quarta posição, seguido por Lance Stroll e Alexander Albon. Daniel Ricciardo foi o sétimo colocado, seguido por Yuki Tsunoda, Lewis Hamilton e Sergio Pérez que completaram o top-10.

O grid está bem variado, seguindo o padrão dos testes que foram realizados neste início de fim de semana.

A Fórmula 1 retorna ao 12h (horário de Brasília) para a realização do segundo treino livre.

Saiba como foi o TL1 do BP da Bélgica

Nesta manhã de sexta-feira, antes do início das atividades na Bélgica, a Audi confirmou a sua entrada na Fórmula 1 a partir de 2026.

Quando a atividade teve início na Bélgica, marcando o retorno da Fórmula 1 das férias, as temperaturas estavam um pouco baixas, na pista era aferido os 21°C, com 18ºC no ambiente.

Uma garoa fina tinha caído no circuito antes do começo da sessão, mas quando os carros foram liberados ao traçado neste início de sexta-feira, o circuito se encontrava seco. Na primeira saída dos boxes os times foram um pouco mais conservadores enviando os carros com os pneus intermediários, mas rapidamente identificaram que eles não eram os compostos ideais.

Para o retorno das férias, algumas equipes instalaram novas peças em seus carros, a McLaren, assim como a AlphaTauri foram as que mais modificaram os seus carros.

Os pilotos se depararam com uma pista que passou por algumas alterações para fornecer mais segurança aos competidores. Rapidamente os times foram liberando os seus pilotos para a pista usando os pneus de pista seca. Fernando Alonso registou 1m52s205, acompanhado por Charles Leclerc que obteve 1m51s672 com os pneus médios.

Uma outra novidade estava visível no grid, Liam Lawson, piloto da Fórmula 2 na Carlin, estava testando pela AlphaTauri, ocupando o carro de Pierre Gasly.

Após quinze minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Ricciardo, Norris, Alonso, Russell, Leclerc, Sainz, Ocon e Vettel. O holandês tinha registrado 1m47s456, mas na sequência o Verstappen entrou na casa de 1m46s755, usando os pneus macios. Esteban Ocon retornava aos boxes após identificar um problema no seu carro.

Neste início de sessão, os trabalhos aconteciam da forma mais variada na pista. Leclerc e Sainz avaliavam os pneus duros, enquanto a dupla da Mercedes estava com os pneus médios instalados. Valtteri Bottas seguia preso nos boxes, com a Alfa Romeo realizando algumas alterações em seu carro.

Em meia hora de atividade, Lawson tinha completado onze voltas com os pneus duros e ocupava a décima oitava posição na tabela de tempos, o seu melhor tempo até o momento era 1m52s065, contra Tsunoda que tinha 1m50s445 e ocupava a 14ª posição. Tsunoda já tinha ‘salvado’ o carro, depois de perder a traseira do AT03.

O carro de Albon era mostrado pela transmissão saltando muito pelo traçado, mas neste fim de semana os times precisam se atentar a implementação da diretiva técnica que serve justamente para conter os saltos. O tailandês seguia na pista avaliando o seu equipamento e conseguiu saltar para a segunda posição ao registrar 1m48s112, separado por 1s357 de Max Verstappen.

Com a conclusão da primeira meia hora, os dez primeiros eram: Verstappen, Albon, Hamilton, Pérez, Leclerc, Sainz, Russell, Ricciardo, Norris e Alonso.

Após uma breve pausa dos boxes, os times retornavam para a pista usando os pneus macios, para trabalhar as voltas rápidas. Sainz saltou para a ponta com 1m46s538, superando Verstappen em 0s217. Este pode ser um fim de semana repleto de alterações no motor, com a possibilidade de vários pilotos rápidos começando a prova do final do pelotão.

Restando cerca de 22 minutos para o encerramento da sessão, o regime de bandeira vermelha foi instaurado. Kevin Magnussen começou a enfrentar um problema no motor e precisou encostar o carro pouco depois da primeira curva do circuito. Os pilotos que estavam ansiosos para realizar uma sequência de voltas rápidas tiveram os seus planos prejudicados.

Como o carro de Magnussen tinha as luzes que indicavam a atividade de energia, a remoção do VF-22 da pista demorou, pois não poderiam encostar no carro.

A pista foi liberada quando restavam 9 minutos para o encerramento da sessão. Uma fila se formou na saída do pit-lane, pois os competidores desejavam aproveitar os últimos instantes da atividade. O tráfego ficou tão intenso na pista, desta forma os pilotos enfrentavam um pouco mais de dificuldade para encaixar um bom tempo e precisavam negociar o espaço no traçado. Os pilotos também eram comunicados da aproximação da chuva pela curva 15 do circuito.

Ricciardo, Tsunoda, Norris, Alonso e Schumacher usaram os pneus intermediários para realizar a capitação de alguns dados, aproveitando que o traçado estava bem molhado em alguns pontos. Leclerc foi surpreendido na pista molhada com os pneus de pista seca e precisou controlar o carro até chegar aos boxes. Poucos competidores tiveram a oportunidade de testar a largada.

A sessão foi encerrada, com a chuva atrapalhando os últimos minutos da sessão, após o problema com o carro de Magnussen.

Bottas não conseguiu registrar nenhum tempo, o time seguia tentando recuperar o seu carro para o TL2. Zhou Guanyu foi o responsável por realizar a coleta de dados do time no TL1, o piloto chinês terminou a atividade na décima segunda posição.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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