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Felipe Drugovich crava a pole na Bélgica e divide a primeira fila com Enzo Fittipaldi

O fim de semana é dos brasileiros na Fórmula 2, para a corrida principal que será disputada no domingo, Drugovich e Fittipaldi vão dividir a primeira fila

A Fórmula 2 retornou neste fim de semana na Bélgica, dando início a uma rodada tripla, antes do encerramento do campeonato. Nesta sexta-feira (26) após os pilotos disputarem o TL1, a classificação foi realizada para a definição do grid de largada.

O clima instável não intimidou os pilotos. Felipe Drugovich que precisa de bons resultados neste final de temporada para se tornar campeão, conseguiu estabelecer a pole, após anotar 1m58s232. O brasileiro já era o mais rápido da pista quando os primeiros tempos foram estabelecidos, mas com a evolução constante do asfalto, as marcas foram decaindo, mas com o cronômetro zerado, o brasileiro voltou a surpreender.

Drugovich tratou de melhorar a sua marca e definiu a pole, enquanto Enzo Fittipaldi conseguiu registrar o segundo melhor tempo da atividade. Os brasileiros vão dividir a primeira fila na corrida principal que será disputada no domingo.

Drugovich não conseguia uma pole na Fórmula 2 desde Mônaco, o piloto da MP Motorsport estava fazendo o possível para capitalizar pontos e foi administrando o Campeonato até as férias de verão. Agora o brasileiro tem chances de deixar a Bélgica melhorando a vantagem que tem para os outros postulantes ao título.

Logan Sargeant que também disputa com Drugovich o Campeonato, se estabeleceu na terceira posição, mas o vice-líder, Théo Pourchaire começará a corrida apenas do 8º lugar.

A Fórmula 2 retorna neste sábado para a prova sprint, nesta corrida os brasileiros vão começar a prova do meio do pelotão, por conta do grid invertido. Os tempos de classificação obtidos nesta sexta-feira definem o grid de largada da prova no domingo.

Saiba como foi a Classificação da Fórmula 2 na Bélgica

O TL1 da Fórmula 2 foi liderado por Ralph Boschung que retornou ao grid da categoria guiando pela Campos Racing. Desde as sessões que foram realizadas pela manhã, a chuva foi surpreendendo os pilotos.

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A Fórmula 2 retorna neste fim de semana, dividindo a pista com a F1. A chuva não caiu e os pilotos da base foram liberados para o traçado usando os pneus de pista seca, mas isso não significa que o traçado estivesse completamente seco.

A prova desse dilema no começo da sessão foi observada com Jack Doohan que ao iniciar a abertura da sua volta rápida, rodou, danificando o seu jogo de pneus. No giro seguinte foi a vez de Jüri Vips perder o controle e rodar, mas o carro da Hitech ficou parado pelo traçado.

A direção de prova instaurou o regime de bandeira vermelha quando ainda restavam 23 minutos para o encerramento da atividade. Neste momento, apenas Verschoor, Pourchaire, Vesti e Hauger tinham aferido tempo no traçado.

A sessão não demorou para ser reestabelecida, pois a remoção do carro de Vips do traçado ocorreu rapidamente. Os pilotos foram voltando ao traçado, com o tráfego intenso precisando negociar o espaço no circuito para abrir as voltas rápidas, pois os pilotos desejavam registrar o melhor tempo nos primeiros minutos. A ameaça da chuva os acompanhava.

Verschoor que era o líder antes da paralisação, pois contava com o tempo de 2m11s460, enquanto Pourchaire era 3 segundos mais lento. Quando a sessão foi retomada, as posições na tabela de tempos se alternavam. Armstrong anotou 2s00s353 para ocupar a liderança, seguido por Hauger que tinha 2s00s402. Iwasa extravasou os limites de pista, comprometendo a sua volta rápida.

Fittipaldi que estava no meio do bolo, não fez uma boa volta e então ocupava a décima sétima posição. Zendeli ficou na mira do brasileiro, realizando o uso do vácuo para buscar um tempo melhor, mas o piloto desistiu da ideia depois de comprometer o seu desempenho no segundo setor.

Antes de seguir para os boxes Drugovich assumiu a liderança da atividade ao registrar 1m59s990. Quando restavam cerca de 12 minutos para o final da sessão, os dez primeiros eram: Drugovich, Armstrong, Hauger, Boschung, Sargeant, Vesti, Lawson, Cordeel, Beckmann e Pourchaire. Tatiana Calderón era a décima nona colocada, logo atrás de Enzo Fittipaldi.

Com cerca de dez minutos para o encerramento da classificação, a pista ficou mais uma vez bem movimentada. Os pilotos retornavam para a pista usando um jogo de pneus macios novos. Zendeli apareceu com o pneu dianteiro esquerdo danificado, perdendo um certo tempo da atividade, pois precisou realizar a troca do composto, antes de retornar mais uma vez ao traçado.

Beckmann por sua vez, teve a volta rápida comprometida ao encontrar carros que estavam lentos no último setor. Para desviar dos competidores, Beckmann extravasou os limites de pista.

Doohan foi o primeiro a entrar na casa de 1m58s941, para liderar a sessão momentaneamente. As posições foram se alternando, enquanto Drugovich conseguiu saltar para a ponta aferindo 1m58s232, colocando 7 décimos no tempo de Doohan. Lawson era o terceiro colocado com 1m58s976.

Antes do cronômetro zerar, os dez primeiros eram: Drugovich, Doohan, Lawson, Verschoor, Fittipaldi, Pourchaire, Hauger e Armstrong.

Depois de uma volta de resfriamento dos pneus, Fittipaldi conseguiu o segundo lugar, enquanto Drugovich estabeleceu a pole.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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