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Max Verstappen conquista a 59ª vitória em Ímola após batalha acirrada com Lando Norris

Max Verstappen não teve a vida fácil que esperava. O holandês vence o GP da Emilia-Romagna mas vê aproximação grandiosa da McLaren

Neste domingo (19) em Ímola, Max Verstappen alcançou a 59ª vitória de sua carreira, mas não sem enfrentar desafios significativos. Nos últimos giros da corrida, a distância entre o piloto da Red Bull e Lando Norris diminuiu substancialmente, tornando essa a primeira corrida do ano em que o tricampeão mundial cruzou a linha de chegada com um adversário a menos de um segundo de distância.

A McLaren demonstrou grande evolução, com um ritmo excelente ao longo de todo o fim de semana. Norris aproveitou ao máximo a oportunidade de largar na primeira fila ao lado de Verstappen. Embora o holandês tenha controlado a maior parte da corrida, nas voltas finais, ele enfrentou um desgaste acentuado dos pneus, provocando algumas escorregadas nas curvas. Norris aproveitou o momento para se aproximar, após superar Charles Leclerc.

Leclerc completou o pódio. O monegasco tentou desafiar Norris pelo segundo lugar, mas um erro o fez perder o contato com o inglês. Apesar do bom desempenho, a Ferrari deixou a etapa em casa com um sabor amargo, já que não estão competindo diretamente com a Red Bull neste momento do campeonato. Contudo, com o resultado em Ímola, Leclerc assumiu a vice-liderança na tabela de pontos.

Oscar Piastri terminou na quarta posição, depois de ultrapassar Carlos Sainz durante a parada obrigatória nos boxes. A McLaren executou uma estratégia eficiente no pit-stop, superando o piloto da Ferrari, que ficou com o quinto lugar.

Lewis Hamilton terminou em sexto, seguido por George Russell. Sergio Pérez fez uma corrida de recuperação, mas alcançou apenas o oitavo lugar. Lance Stroll, da Aston Martin, pontuou após um fim de semana complicado para Fernando Alonso, enquanto Yuki Tsunoda garantiu o décimo lugar, somando mais um ponto para a Racing Bulls.

A Fórmula 1 retorna na próxima semana para a disputa do GP de Mônaco.

Saiba como foi o GP da Emilia-Romagna

Max Verstappen conquistou a pole, sendo a oitava seguida e a sétima da temporada 2024. O holandês e a Red Bull não eram os favoritos na sessão, principalmente com o desempenho apresentado por McLaren e Ferrari, mas Verstappen conseguiu encontrar o caminho depois que a equipe realizou alguns ajustes no TL3.

Oscar Piastri foi punido por atrapalhar Kevin Magnussen, desta forma começou a corrida ocupando a quinta posição, depois de conquistar o segundo lugar na classificação.

Antes da largada Sebastian Vettel realizou uma homenagem para Ayrton Senna, neste mês de maio completa 30 anos da morte do brasileiro, assim como da morte de Roland Ratzenberger. Vettel andou com a McLaren MP/8 de 1993 no circuito, em um evento de exibição.

Fernando Alonso se classificou na décima nona posição, mas a Aston Martin optou por fazer algumas mudanças no carro e o espanhol e assim o piloto precisou começar a prova do pit-lane.

Começaram a corrida com os pneus duros, Sergio Pérez, Zhou Guanyu e Logan Sargeant. Pierre Gasly e Fernando Alonso começaram a prova usando os compostos macios. O restante do pelotão apostou nos pneus médios novos.

Quando a prova teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 46°C, com 25°C no ambiente.

Largada autorizada, Lando Norris tentou atacar Verstappen, mas o carro da Red Bull reagiu melhor. Charles Leclerc e Carlos Sainz se enfrentaram pelo terceiro lugar, mas o monegasco se manteve em sua posição. Lance Stroll e Esteban Ocon batalharam pelo décimo segundo lugar, mas o piloto da Alpine recuperou a posição depois de ser brevemente ultrapassado.

Alonso se manteve no final do grid, tentando ultrapassar Sargeant para começar a sua prova de recuperação. Mesmo com o DRS ativado na segunda volta, os pilotos tinham dificuldade para tentar alguma manobra, pois o traçado é bem estreito.

Na quarta volta, Verstappen já tinha 1s5 de vantagem para Norris. Sainz e Piastri usavam o DRS para tentar um ataque, pressionando Leclerc. O monegasco já tinha saído da zona de ativação do DRS, separado por 1s2 de Norris.

Daniel Ricciardo já tinha perdido espaço e caiu para a décima primeira posição, com Nico Hülkenberg se tornando o oitavo colocado depois da largada, seguido por Yuki Tsunoda e Sergio Pérez.

No sétimo giro Sainz perdeu contato com Leclerc e Piastri passou a atacar ainda mais o piloto espanhol, confirmando que a McLaren tinha mais ritmo que os carros da Ferrari, embora o time italiano também tivesse atualizado o carro.

Alonso seguiu para os boxes na oitava volta, retornando ao traçado com os pneus duros, separado por mais de 29 segundos de Sargeant. No giro seguinte foi a vez de Alexander Albon, Pierre Gasly e Valtteri Bottas fazerem as suas substituições de pneus.

Albon deixou os boxes lento, reclamando dos compostos. Stroll finalmente ultrapassou Ocon para se estabelecer como o décimo segundo colocado. O tailandês permaneceu se arrastando em pista até seguir novamente aos boxes e instalar um jogo de compostos médios.

Com 12 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Leclerc, Sainz, Piastri, Russell, Hamilton, Hülk, Tsunoda e Pérez. As paradas eram realizadas no grid, Daniel Ricciardo se lançou aos boxes para instalar um jogo de pneus duros. Na sequência foi a vez de Tsunoda abandonar o duelo em pista e instalar o seu jogo de pneus duros.

Pérez avançou para a oitava posição, com as paradas de Hülk e Tsunoda. Verstappen liderava com mais de 5 segundos de vantagem para Norris.

A distância do mexicano aumentou para Hamilton, depois de Pérez extravasar os limites de pista na curva 17.

Com 20 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Leclerc, Sainz, Piastri, Russell, Hamilton, Pérez, Stroll e Ocon.

Duas voltas depois, George Russell foi chamado pela Mercedes para substituir o seu jogo de pneus médios. O britânico foi devolvido ocupando a décima posição. Na sequência foi a vez de Lando Norris ser acionado pela equipe.

Albon recebeu uma punição de 10 segundos de Stop/Go, por conta de a equipe ter liberado o piloto com uma das rodas que não estava bem presa.

Durante a volta 24, Piastri trocou os seus pneus, enquanto Norris se livrava de Pérez. E na volta seguinte Leclerc assumiu a liderança da prova, com Verstappen realizando a sua troca obrigatória de pneus, a aposta também era na utilização dos pneus duros.

A corrida seguia bem travada. Hamilton escapou da pista e no giro 28 substituiu os seus pneus. Sainz também realizou a parada obrigatória, devolvido atrás de Pérez. O mexicano já tinha se tornado uma chicane, por conta do desgaste dos pneus duros.

Com 29 voltas Verstappen retomou a liderança da corrida, com mais de 6 segundos de vantagem para o segundo colocado. Os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Leclerc, Piastri, Pérez, Sainz, Russell, Stroll, Hamilton e Magnussen.

A parada da McLaren surtiu efeito e colaborou para Piastri ganhar a posição de Sainz. O australiano foi devolvido ao traçado com chances de lutar pelo pódio ameaçando Leclerc.

Tsunoda seguia imprimindo um bom ritmo e realizando ultrapassagens. O piloto da Racing Bulls ocupava o décimo primeiro lugar, quase retornando para a zona de pontuação. Entre os dez primeiros, Pérez, Stroll e Magnussen estavam com os pneus ainda da largada.

Na volta 36, Hamilton duelava com Pérez pela sétima posição. O mexicano fazia o possível para tentar atrasar o inglês, mesmo com um composto do início da corrida instalado. Porém, no giro seguinte, a ultrapassagem aconteceu. Pérez então foi para os boxes na volta 38. Stroll e Magnussen também entraram nos pits.

Com 40 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Leclerc, Piastri, Russell, Hamilton, Tsunoda, Pérez e Hülk. O mexicano, que agora estava com pneus médios novos, tinha a chance de realizar a ultrapassagem em pilotos que estavam com pneus duros mais velhos, desta forma deixou Hülk para trás, ocupando o nono lugar.

Na sequência, o mexicano atacou Tsunoda e ganhou o oitavo lugar. Na frente do pelotão, Norris lidava com Leclerc, que tinha se aproximado substancialmente do piloto da McLaren.

Com 44 voltas, Zhou que era o décimo quinto colocado, já tinha tomado volta do líder e dos dois primeiros colocados.

Na volta 47, Stroll entrou na zona de pontuação, fazendo o seu pneu duro de 8 voltas render, depois de um duelo contra o alemão da Haas. Na volta seguinte, Leclec que estava duelando com Norris pelo segundo lugar, extravasou os limites de pista e perdeu contato com o piloto da McLaren.

A prova se aproximava do final e Stroll assumiu a nona posição no giro 51, superando Tsunoda na pista. Neste momento da prova a distância de Verstappen para Norris caiu para 4s2, com o holandês perdendo rendimento com os pneus duros.

O final da corrida foi chutado, Norris fez a aproximação até o último giro. Cruzaram a linha de chegada com menos de um segundo de diferença entre eles. Verstappen chega a marca de 59 vitórias, mas uma das mais complicadas desta temporada, por conta desta aproximação da McLaren.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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