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Lewis Hamilton abre sexta-feira em Singapura liderando o TL1

Ao final da atividade, Lewis Hamilton surpreendeu, o piloto da Mercedes superou Max Verstappen e estabeleceu o melhor tempo da atividade

Nesta sexta-feira (30) a Fórmula 1 deu início ao GP de Singapura, com os pilotos invadindo o Circuito de Marina Bay ao entardecer. Para a surpresa de muitos, Lewis Hamilton encerrou o TL1 na liderança, depois do piloto da Mercedes estabelecer 1m43s033, superando o tempo estabelecido por Max Verstappen em 0s084.

Lewis começou o dia não muito satisfeito com o W13, o piloto estava no final da tabela de tempos quando retornou ao traçado com os pneus macios e anotou o melhor tempo da atividade. Existe uma certa expectativa quando ao desempenho da Mercedes neste traçado, pois existem alguns pontos fortes em seu carro que podem ser explorados.

Max Verstappen passou boa parte da atividade na liderança, imprimindo um ritmo forte e se revezando com o seu companheiro de equipe pela ponta, mas durante toda a sessão Verstappen era o mais forte. Tudo indicava que o holandês terminaria na ponta, até ser superado por Lewis Hamilton.

Charles Leclerc perdeu parte da sessão, mas retornou ao traçado para se estabelecer no terceiro lugar. Sergio Pérez ficou em quarto, acompanhado por George Russell com o segundo carro da Mercedes. O britânico tentava se manter dentro do Top-10, em uma abordagem mais otimista da Mercedes no início da sessão.

Carlos Sainz foi o sexto colocado, acompanhado por Esteban Ocon. Lance Stroll que se estabeleceu no oitavo lugar, encerrou a sua participação mais cedo, pois tocou no muro de contenção, danificando o carro. Pierre Gasly apareceu com a AlphaTauri em nono, enquanto Fernando Alonso que apresentava um desempenho forte, caiu para o décimo lugar, pois o seu carro apresentou problemas no final da atividade.

O grid ainda está bem variado, além disso é possível observar uma grande disparidade de desempenho entre os competidores e carros neste TL1. Por outro lado, é necessário observar que no início da atividade os times se concentraram na utilização dos pneus duros e médios e nem todos os competidores usaram os pneus macios. O TL2 por ser realizado em um horário mais próximo da corrida, deve fornecer dados melhores sobre o desempenho dos carros neste traçado.

A Fórmula 1 retorna às 10h (pelo horário de Brasília), para a realização do TL2.

Saiba como foi o TL1 em Singapura

Após duas semanas de pausa, a Fórmula 1 retorna em Singapura para a realização da 17ª etapa do calendário. A prova marca o retorna da Fórmula 1 ao Circuito de Marina Bay depois da pandemia de Covid-19. Este fim de semana tem um certo clima de decisão, por conta da possibilidade de Max Verstappen definir o título da temporada 2022.

Nesta manhã o primeiro assunto que foi abordado, menciona a quebra do teto orçamentário da Red Bull e Aston Martin em 2021, para a construção do carro de 2022, porém, maiores detalhes ainda não foram divulgados.

Quando os carros foram liberados para a pista, o entardecer em Singapura se aproximava. A temperatura na pista estava na casa dos 37°C, com 30°C no ambiente.

Charles Leclerc se dirigiu para a pista usando os pneus duros, imediatamente o monegasco informou problemas no carro e a Ferrari passou a realizar uma verificação em seu carro. Diversos pilotos deixaram os boxes, para realizar apenas uma verificação inicial nos seus equipamentos, mas Carlos Sainz apareceu na ponta depois de anotar 1m50s961 com os compostos duros.

Na sequência Verstappen anotou 1m47s239, seguido por Sergio Pérez que obteve 1m48s245, com os dois competidores usando os pneus médios. No traçado os pilotos se dividiam usando os pneus médios e duros neste primeiro momento de contato com a pista e as posições se alteravam rapidamente.

Alexander Albon retornou ao carro da Williams depois de não participar do GP da Itália, o piloto utilizaria a sessão para verificar as suas condições físicas. O piloto tailandês tinha o seu primeiro contato com o carro da equipe, depois de um pós-cirúrgico, provocado por um diagnóstico de apendicite.

Após dez minutos de prova, os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Norris, Stroll, Pérez, Hamilton, Sainz, Ocon, Bottas e Magnussen. Apenas Leclerc não tinha aferido tempo, e tinha retornado aos boxes para uma verificação completa do carro. O holandês melhorou a sua marca para 1m45s466 e mesmo com Pérez anotando 1m46s634, os pilotos estavam separados por 1s168.

George Russell passou reto na curva 5, provocando a primeira bandeira amarela da sessão. O piloto deu um leve toque na barreira de contenção e rapidamente retornou aos boxes para uma verificação do equipamento.

Neste momento da atividade Lando Norris estava na pista fazendo uma verificação aerodinâmica para a McLaren, o seu carro foi liberado para a pista com a lateral direita  envolvida pelo flow-vis. O time avaliava novas peças e as atualizações foram fornecidas apenas para o carro do piloto britânico.

Após 20 minutos de atividade, certa calmaria era observada no traçado, onde poucos pilotos estavam no traçado, como era o caso de Alonso, Pérez, Sainz, Ocon, Zhou, Tsunoda e Russell, pois os demais competidores se preparavam para uma nova saída, após uma passagem pelos boxes mais demorada. Neste momento os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Pérez, Sainz, Hamilton, Ocon, Stroll, Norris, Zhou e Tsunoda.

Charles Leclerc fora liberado ao traçado depois de cerca de 30 minutos da Ferrari avaliando os freios do F1-75, em seu carro ainda estavam instalados os pneus duros. O piloto saltou para a oitava posição ao aferir 1m46s817. Singapura é uma das pistas que cobra muito dos freios, desta forma é importante que eles estejam operando da forma correta.

Aos poucos os pilotos retornavam ao traçado, agora trabalhando com os compostos macios. Em sua saída dos boxes, Lando atacava as zebras, para na sequência abrir uma volta rápida. Sebastian Vettel que ocupava a décima quarta posição, instalou os pneus médios e passou a ocupar o quarto lugar ao anotar 1m45s354, enquanto Stroll também foi liberado com os compostos de faixa amarela para mais verificações.

Com os pneus macios, os pilotos começaram a passar um pouco mais perto dos muros para obter uma boa volta. Carlos Sainz perdeu um pouco a traseira do carro na curva cinco, mas seguiu no traçado para abrir um giro rápido.

Os tempos começaram a melhorar e mais pilotos entravam na casa de 1m45s, porém Pérez anotou 1m43s839 assumindo a liderança de forma momentânea, pois o holandês na sequência obteve 1m43s117, superando o companheiro de equipe por 0s722.

Por conta da batida de Lance Stroll, a bandeira vermelha foi acionada quando restavam cerca de 20 minutos para o encerramento da sessão. Na curva cinco o piloto canadense perdeu o controle da traseira do seu Aston Martin e foi de encontro ao muro de contenção. Stroll foi instruído a parar o carro imediatamente.

A sessão foi reestabelecida quando restavam cerca de quinze minutos para o final do TL1. Sainz, Tsunoda, Zhou e Latifi retornavam a pista ainda usando os seus pneus macios. Hamilton acompanhou os competidores usando também um jogo de pneus de faixa vermelha, o inglês era apenas o décimo sétimo colocado, reclamando muito do desempenho do W13.

O carro de Fernando Alonso estava passando por uma avaliação, após a equipe identificar um vazamento de óleo, neste momento o espanhol era o quinto colocado na tabela de tempos e tinha brigado pela liderança.

No encerramento da sua volta, Sainz perdeu o controle do carro na última curva, extravasando os limites de pista em uma pequena área de escape. O piloto ainda registrou o terceiro melhor tempo ao anotar 1m44s138.

Lando Norris que ainda trabalhava com os pneus médios, passou parte de uma volta perseguindo uma Ferrari, aproveitando para avaliar o comportamento do MCL36 próximo de outro carro na pista.

Verstappen era o mais rápido da atividade se segurando na liderança da sessão. George Russell saltou para o quarto lugar com 1m44s066, enquanto Hamilton se preparava para abrir uma volta rápida com o seu jogo de pneus macios novos. Hamilton registrou 1m43s033, superando o tempo do piloto da Red Bull que tinha se mantido na ponta durante toda a atividade.

Próximo ao encerramento da sessão, Verstappen precisou usar uma área de escape, para retornar ao traçado.

Com o cronômetro zerado, alguns pilotos concluíram a sua última volta no traçado, para na sequência testar a largada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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