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Leclerc repete bom desempenho no TL2 e lidera a dobradinha da Ferrari em Mônaco

Nesta sexta-feira (27) o dia foi encerrado com Charles Leclerc na liderança, o monegasco conseguiu liderar mais uma sessão de treinos livres em casa. A Ferrari segue andando forte neste circuito, aumentando ainda mais o otimismo para o sábado quando a classificação será realizada. Também existe a expectativa para que Leclerc termine uma prova em Mônaco.

O atual vice-líder do campeonato de pilotos anotou 1m12s656, enquanto Carlos Sainz obteve 1m12s700, separado por 0s044 do companheiro de equipe. A dupla da Red Bull também está se esforçando para mostrar a sua força no circuito. Sergio Pérez foi melhor que Max Verstappen, o mexicano anotou 1ms13s035, enquanto o holandês era o quarto colocado estabelecendo 1m13s103. Lando Norris fechou a atividade no quinto lugar com 1m13s294, depois de mais uma sessão forte do britânico da McLaren.

Os times tiveram mais uma atividade para avaliar os pneus. A Ferrari que não tinha andado com os pneus duros no TL1, conseguiu verificar esses compostos na segunda atividade. Os outros times trabalharam com os pneus médios e macios em suas voltas rápidas.

George Russell ficou com a sexta posição, seguido por Pierre Gasly. Fernando Alonso liderou a sessão momentaneamente, fechando o dia na oitava posição. Sebastian Vettel ficou mais uma vez na nona posição, com Yuki Tsunoda completando o top-10. Lewis Hamilton foi apenas o décimo segundo colocado nesta sessão.

A Fórmula 1 retorna às 08h (pelo horário de Brasília), neste sábado para a realização do TL3, antes da classificação ser disputada às 11h.

Saiba como foi o TL2 em Mônaco

O fim de semana começou preocupante para os motores da Ferrari, após Charles Leclerc ter o problema com o MGU-K na Espanha e abandonar a prova, em Mônaco a Alfa Romeo de Valtteri Bottas e a Haas de Mick Schumacher precisaram passar pela mesma troca, pois esse componente do motor apresentou uma falha.

Quando o segundo treino livre começou, a temperatura na pista estava na casa dos 52°C, com 31°C no ambiente. A pista seguia muito quente. Os pilotos foram liberados com os pneus médios (C4) principalmente, enquanto a Ferrari estava avaliando os pneus duros (C3), pois a dupla da Ferrari não trabalhou com eles durante o TL1.

Alexander Albon abriu a tabela de tempos com 1m18s066, mas com dez minutos de atividade Sergio Pérez já era o líder depois de anotar 1m14s001, separado de Max Verstappen por 0s254. Lando Norris era o terceiro colocado, em mais uma boa volta da McLaren que ficou com o terceiro lugar registrando 1m14s623. Daniel Ricciardo ainda estava nos boxes, assim como Guanyu Zhou.

Charles Leclerc que usava os pneus duros, registrou 1m14s255 com os compostos duros, o mesmo tempo foi aferido por Verstappen com os pneus médios.

Após 15 minutos de atividade, o regime de bandeira vermelha foi instaurado. Daniel Ricciardo perdeu o controle da traseira do carro e bateu na curva 16. O australiano deixou o carro bem e rapidamente foi falar com a equipe para analisarem a sua batida. A remoção do carro e a limpeza da pista não demoraram para terminar. Antes da liberação da pista, os dez primeiros eram: Pérez, Verstappen, Leclerc, Sainz, Russell, Gasly, Norris, Hamilton, Alonso e Magnussen.

Nesta segunda saída para a pista e com um pouco de tempo levado pela bandeira vermelha, os pilotos foram liberados com os pneus macios para realizar voltas em simulação de classificação. Alonso saltou para a ponta com 1m13s912, mas na sequência foi a vez de Pérez registrar 1m13s324, com Verstappen fechando o seu tempo separado por 0s031 do mexicano. Apenas Gasly, Bottas e Zhou ainda estavam andando com os pneus médios.

Aos instalar os compostos macios, Leclerc conseguiu superar Pérez com 1m13s125. Russell ocupava a quarta posição com 1m13s884. O trânsito voltou a se formar na pista pois 18 dos 20 carros estavam completando as suas voltas. Hamilton e Russell estavam trabalhando juntos na pista, com Russell pegando o vácuo do carro do seu companheiro de equipe.

Com 25 minutos de atividade e o trabalho com os pneus macios, os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Verstappen, Pérez, Russell, Alonso, Norris, Vettel, Magnussen e Hamilton. Os pilotos estavam passando mais próximo do muro. Leclerc conseguiu registrar mais uma volta rápida durante o sexto giro dos pneus macios, o monegasco tinha 1m12s656.

Os pilotos faziam o possível para não atrapalhar os outros competidores durante as suas voltas rápidas. Hamilton escapou na curva 10, assim como Bottas. Na sequência o piloto inglês retornou aos boxes.

Os últimos 20 minutos foram marcados pelos ajustes para a simulação de corrida. Vettel e Ocon retornaram para a pista com os pneus médios. Pérez tinha completado dez giros com os pneus macios. Antes de Sainz começar a sua simulação o o espanhol melhorou a sua marca para 1m12s700, separado por 0s044 de Leclerc.

Durante as voltas em simulação de corrida, Norris escapou na curva 1, assim como Stroll.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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