ColunistasFórmula 2Post

F2: Drugovich é o pole em Mônaco. Lawson e Iwasa perdem os melhores tempos

Felipe Drugovich ficou com a pole da corrida principal em Mônaco, a prova será disputada neste domingo como parte da quinta etapa da temporada 2022. O piloto da MP Motorsport era o mais rápido do seu grupo, mas terminou a sessão no terceiro lugar quando Liam Lawson e Ayumu Iwasa completaram as suas voltas em regime de bandeira amarela.

Após o Grupo B definir as suas voltas, ficou claro que os pilotos do Grupo A tiveram uma performance melhor. Naquele momento Liam Lawson era o pole provisório da prova.

A investigação por parte dos comissários levou um tempo, mas a volta do piloto da Carlin e da DAMS foram deletadas, como as suas outras marcas eram inferiores as obtidas pelo brasileiro, suas posições no grid foram alteradas. Drugovich tinha estabelecido o melhor tempo, mas ao bater provocou uma bandeira amarela no terceiro setor. Os pilotos que afeririam o seu tempo deveriam ter reduzido a velocidade, mas como não fizeram, ainda melhoraram as suas marcas.

O brasileiro que é o atual líder do campeonato, começará a prova Sprint da nona posição, pois Liam Lawson recebeu uma penalização perdendo cinco posições no grid de largada e vai começar a prova do décimo primeiro lugar. Iwasa além de ter a sua volta deletada, foi punido de forma mais rigorosa, perdendo 10 posições no grid de largada, desta forma começará a Sprint do vigésimo lugar.

Drugovich começa da primeira posição no domingo, após ser definido como o pole da etapa.

O grid foi formado pela combinação dos tempos obtidos pelos pilotos no Grupo A e Grupo B. O pole fica com o lado ímpar do grid, enquanto as outras posições são combinadas desta forma: o P2 é o piloto mais rápido do grupo oposto ao pole. O P3 será o piloto com o segundo melhor tempo do grupo do pole, enquanto o P4 será o piloto com o segundo melhor tempo do grupo do segundo colocado. Essa combinação é seguida até formar o grid com os 22 carros. Depois dessa definição, as punições podem ser aplicadas.

Lembrando que na Sprint os dez primeiros colocados invertem as suas posições.

Grid de largada da Sprint atualizado. Drugovich larga da pole no domingo – Foto: reprodução F2
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading