ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Lando Norris aproveita reviravolta com Safety Car e conquista primeira vitória na Fórmula 1

Com bom ritmo, Lando Norris agarra oportunidade e conquista sua primeira vitória na Fórmula 1 com a McLaren

Quando o GP de Miami começou, parecia que Max Verstappen conquistaria mais uma vitória, o holandês estava dominava o fim de semana todo. No entanto, um Safety Car provocado na volta 29 mudou a corrida. Lando Norris que liderava quando a corrida foi neutralizada, foi beneficiado, podendo realizar a troca dos pneus.

Norris retornou para a ponta, mesmo com a direção de prova fazendo uma lambança com a liberação do carro de segurança. Quando a corrida foi retomada ao ritmo normal, rapidamente Norris conseguiu se desvencilhar de Verstappen.

O holandês passou a reclamar dos pneus duros e por não conseguir o mesmo ritmo que estava tendo com os pneus médios. Charles Leclerc tentou uma aproximação em Verstappen, mas não conseguiu a ultrapassagem. A corrida encerrou com Lando Norris em um ritmo alucinante até a última volta, mas fazendo uma corrida cuidadosa.

Lando cruzou a linha de chegada com mais de 7 segundos de vantagem para Verstappen. Um fim de semana marcado por vários altos e baixos. Norris quase faturou a pole na Sprint, mas por erro começou a corrida em nono. Na prova rápida, por estar no meio do pelotão, se envolveu em um incidente com Fernando Alonso, Lance Stroll e Lewis Hamilton e acabou abandonando a corrida.

No final do sábado teve uma nova chance de fazer uma classificação e se colocou em um lugar melhor para fazer uma corrida mirando em pontos. Então o Safety Car ágil e Norris conseguiu responder para então buscar a sua primeira vitória na Fórmula 1.

A McLaren implementou uma série de atualizações para Miami e todos estavam de olho na McLaren. O time não vencia desde Monza 2021 quando Daniel Ricciardo venceu pelo time.

Verstappen não contou com o ritmo que gostaria no domingo e a Red Bull terá que analisar a corrida para entender o que ocorreu.

A Fórmula 1 faz uma breve pausa e agora segue para a Europa, para fazer a próxima fase do calendário.

Saiba como foi o GP de Miami

No sábado, Max Verstappen além de conquistar a vitória da Sprint, repetiu o feito de faturar mais uma pole em Miami. O holandês ganhou o direito de começar mais uma prova neste ano na posição de honra, enquanto nenhum outro competidor consegue derrotar o piloto da Red Bull nas voltas rápidas.

Verstappen mais uma vez dividirá a primeira fila com Charles Leclerc, enquanto Carlos Sainz e Sergio Pérez conseguiram formar a segunda fila.

Largaram com os pneus duros: Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Kevin Magnussen e Daniel Ricciardo. ApenasValtteri Bottas apostou nos pneus macios para o começo da corrida. O restante do pelotão estava com os compostos médios.

Largada autorizada, Verstappen manteve a ponta, Sergio Pérez espalhou fechando Carlos Sainz e o espanhol precisou recuar. Charles Leclerc manteve a segunda posição, enquanto Oscar Piastri saltou para o terceiro lugar. Sainz foi empurrado para o quarto lugar.

Muitas batalhas aconteciam no grid, mas a que estava mais encardida, era o duelo dos pilotos da Alpine pela décima terceira posição. Os competidores já tinham até mesmo se tocado.

Lewis Hamilton sofria com os pneus duros para colocar temperatura nos compostos, o piloto da Mercedes se envolveu em uma disputa com Nico Hülkenberg pela sétima posição.

No segundo giro, Gasly se livrou de Ocon e realizou a ultrapassagem em Fernando Alonso para ter um piloto entre eles. Pouco depois, Ocon foi superado por Alexander Albon.

A temperatura na pista estava na casa dos 42°C no asfalto, com 29°C no ambiente. Verstappen já tinha aberto mais de 1s7 de vantagem para Leclerc, enquanto o monegasco não conseguia se livrar de Piastri que permanecia acionando o DRS. O piloto da McLaren também precisava lidar com a aproximação de Sainz.

No último trecho da pista, Piastri ultrapassou Leclerc para faturar o segundo lugar. Na sequência, Leclerc foi deixado para Sainz. Russell assumiu o nono lugar ao realizar a ultrapassagem em Tsunoda.

Com seis voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Leclerc, Sainz, Pérez, Norris, Hülk, Hamilton, Russell e Tsunoda. Bottas com os pneus macios, não conseguiu tirar proveito dos compostos e ocupava apenas a décima oitava posição.

Durante a sétima volta, Hamilton assumiu o sétimo lugar, deixando Russell lidar com Hülkenberg. Pouco depois, o piloto da Haas conseguiu retomar a posição perdida. O duelo entre Haas e Mercedes seguia intenso, desde a largada.

Foi na décima volta que Hamilton mais uma vez ultrapassou o alemão da Haas.

Na volta seguinte, Alexander Albon realizou a troca de pneus e instalou os compostos duros. Pouco depois, Stroll, Sargeant e Bottas optaram por realizar a parada obrigatória.

Russell mergulhou para fazer a ultrapassagem em Hülk na volta 12. O alemão passou a ser atacado por Tsunoda, mas na volta seguinte, o piloto da Haas abandonou os duelos para trocar os seus pneus, assim como Pierre Gasly a Alpine.

Pérez era atacado por Norris, enquanto Sainz estava travado atrás de Leclerc e solicitava que a equipe fizesse a inversão dos pilotos.

Com quinze voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Leclerc, Sainz, Pérez, Norris, Hamilton, Russell, Tsunoda e Ocon.

Na volta 18, Pérez abandonou a perseguição que sofria de Norris, para se lançar aos boxes. Norris então era o quinto colocado com a pista livre. O mexicano retornou ocupando a décima posição.

Duas voltas depois, foi a vez da Ferrari acionar Leclerc para a troca de pneus. O monegasco retornou ocupando a sexta posição. Pérez era o nono colocado. Norris permanecia na pista, virando volta rápida atrás de volta rápida. Sainz por sua vez começava a reduzir a distância para Piastri.

Max Verstappen acertou o cone que delimita a curva 15 do circuito, depois de cometer um erro. O piloto da Red Bull permaneceu em pista, enquanto a equipe fazia a verificação do equipamento.

Foi apenas na volta 23 que o Virtual Safety Car foi ativo. Esteban Ocon, Fernando Alonso e Kevin Magnussen seguiram aos boxes aproveitando a breve neutralização da corrida. Os líderes que já tinham passado pelos boxes.

Max Verstappen foi aos boxes na volta 24, retornando apenas na quarta posição. Piastri assumiu a liderança, acompanhado por Sainz e Norris. Leclerc estava separado por mais de 3 segundos do piloto holandês da Red Bull.

Com 26 voltas, Alonso tentava se recuperar na corrida e ocupava o décimo terceiro lugar com os pneus médios recém-instalados. Por conta dos pneus que eram trocados, acontecia uma certa diferença de desempenho entre os competidores. Permaneciam com os pneus da largada, Piastri, Sainz, Norris, Hamilton, Tsunoda, Zhou e Ricciardo.

Duas voltas depois, Piastri e Sainz seguiram para os boxes. Os pilotos retornaram atrás de Charles Leclerc. Neste momento da corrida, 1s4 separava o piloto da McLaren. Na sequência um incidente entre Magnussen e Sargeant provocou a entrada do Safety Car. O piloto da Haas atingiu o competidor da Williams e foi lançado para a barreira.

Pérez, Tsunoda, Zhou, Ricciardo, Hülkenberg e Stroll foram aos boxes. Norris foi aos boxes na volta 30. O Safety Car estava na pista na posição errada e precisou liberar a passagem dos competidores para eles chegarem no piloto da McLaren. Bottas aproveitou o momento para fazer a sua troca de pneus, retornando na décima oitava posição.

O Safety Car acabou prejudicado Piastri e Sainz, pois os pilotos trocaram os seus pneus na volta anterior.

Magnussen recebeu uma punição de dez segundos pelo incidente. O piloto da Haas fez várias besteiras ao longo do fim de semana que custaram várias punições.

Na volta 33, o ritmo da corrida foi reestabelecido. O piloto da McLaren controlou a largada e conseguiu se manter na ponta, mas era rapidamente pressionado por Verstappen. Leclerc tentava se manter próximo do holandês. Piastri por sua vez, queria recuperar a posição perdida para o monegasco.

No giro seguinte, Lando Norris anotou 1m31s157, com a volta mais rápida da prova. Sainz tentou ultrapassar Piastri, mas o piloto da McLaren era duro na entrega da posição.

Com 35 voltas, os dez primeiros eram: Norris, Verstappen, Leclerc, Piastri, Sainz, Pérez, Hamilton, Tsunoda, Russell e Ocon.

Na volta seguinte o piloto espanhol tentou mais uma vez uma manobra para cima do piloto da McLaren, mas o australiano seguia seu traçado defensivo. Norris por sua vez, tinha 1s9 de vantagem para Verstappen.

 

Na volta 39, Norris tinha 2s6 de vantagem para Verstappen. Leclerc por sua vez estava separado por 1s8 do piloto da Red Bull. Sainz ainda era pressionava Piastri. No giro seguinte, Piastri e Sainz se tocaram, mas o piloto australiano ainda tentava recuperar o quarto lugar. Porém, foi o espanhol que seguiu na 40ª volta a quarta posição.

Pouco depois Piastri foi ultrapassado por Pérez e Hamilton, no mesmo giro que foi atacado por Sainz. O espanhol começou a reduzir a distância para Leclerc, tentando chegar no piloto monegasco.

Piastri que estava com a asa dianteira danificada, precisou passar nos boxes na volta 40, retornando apenas no final do pelotão. O australiano teria uma corrida de recuperação pela frente.

Norris seguia na liderança com mais de 3s5 de vantagem para Verstappen, obtendo a volta mais rápida com 1m31s059. O holandês estava sofrendo com os pneus.

No final do pelotão, Zhou atacava Albon pela décima terceira posição.

Com 47 voltas, os dez primeiros eram: Norris, Verstappen, Leclerc, Sainz, Pérez, Hamilton, Tsunoda, Russell, Ocon e Alonso. O espanhol da Aston Martin seguia duelando com Ocon pelo nono lugar. No entanto, Alonso encontrou um espaço na volta 48.

Os comissários optaram por analisar o lance entre Piastri e Sainz no final da corrida. O piloto da McLaren tentava se recuperar depois do baque de ter o carro quebrado, o australiano era o décimo sétimo colocado, mas se aproximava de Ricciardo.

Com 53 voltas, os dez primeiros eram: Norris, Verstappen, Leclerc, Sainz, Pérez, Hamilton, Tsunoda, Russell, Alonso e Ocon. Zhou conseguiu superar Albon para ser o décimo quinto colocado. Piastri era orientado a não forçar no final do pelotão, para não provocar um possível Safety Car, com Lando liderando.

Albon passou reto quando se defendia de um ataque de Ricciardo. O piloto da Williams usou a área de escape e conseguiu retornar para a ponta.

No giro 55, Piastri se livrou de Ricciardo, assumindo então a décima quinta posição.

Lando Norris cruzou a linha de chegada na primeira posição, com mais de 7s6 de vantagem para Max Verstappen. Charles Leclerc foi o terceiro colocado.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo