Os comissários optaram por analisar o toque entre Carlos Sainz e Oscar Piastri no final da corrida. Horas após o encerramento do GP de Miami, o espanhol recebe uma punição de cinco segundos. No entanto, o piloto da Ferrari não foi o único.
Sainz passou uma parte da prova em batalha direta com Oscar Piastri, depois que o pit-stop realizado para os dois competidores, mudou o cenário de suas corridas com a entrada do Safety Car. Antes da prova ser neutralizada, Piastri estava brigando por um pódio e seu duelo direto era com Charles Leclerc.
Na volta 40, Piastri e Sainz se tocaram na curva 17, a asa dianteira de Piastri foi danificada e na sequência o australiano virou uma chicane ambulante.
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Os comissários ouviram os dois pilotos ao final da corrida, assim como os representantes das respectivas equipes. No entanto, ficou decidido que Sainz teve culpa no incidente, por frear tardiamente, o que levou ele a perder o controle da traseira do carro e se encontrar com o piloto da McLaren.
Do lado de Piastri, o australiano tinha deixado espaço para que Sainz completasse a curva.
A penalidade padrão para uma colisão agora é de 10 segundos, mais dois pontos na superlicença. Mas os comissários abrandaram a pena, pois se Sainz não tivesse perdido a traseira do carro a batida não teria acontecido, portando, Sainz recebeu 5 segundos e apenas um ponto na superlicença.
Sainz cruzou a linha de chegada ocupando a quarta posição, mas como não tinha cinco segundos de distância para Sergio Pérez, perde a punição para o mexicano e é rebaixado para o quinto lugar.
Kevin Magnussen coleciona punições em Miami
O dinamarquês parece que estava descontrolado neste fim de semana, além de receber diversas punições durante a prova Sprint, foi contemplado com mais duas punições neste domingo.
Uma delas aconteceu ainda com a corrida em desenvolvimento, quando tocou em Logan Sargeant, tirando o piloto da Williams da prova. Foi neste incidente que o Safety Car pintou na pista e acabou mudando a corrida.
LAP 29 / 57
SAFETY CAR DEPLOYED! ⚠️
Magnussen and Sargeant collide at Turn 3 and the Williams is in the barriers!
This is a golden opportunity for Norris to get time back against Verstappen! 😱#F1 #MiamiGP pic.twitter.com/Iae8Vmz2fi
— Formula 1 (@F1) May 5, 2024
Neste primeiro incidente, Magnussen recebe dos comissários 10 segundos, contemplado com mais dois pontos na superlicença, chegando a um total de 10 pontos, podendo ser suspenso em uma prova ainda este ano se atingir 12 pontos em um período de 12 meses.
Após o encerramento da corrida, o piloto dinamarquês recebeu mais uma punição em Drive Through convertido em 20 segundos. Foi observado que o piloto da Haas entrou nos boxes em período de Safety Car, mas não realizou a troca dos pneus.
Os comissários ouviram Magnussen e um representante da equipe e embora o piloto afirme que foi um erro, não é algo possível de ser confirmado. As evidências em vídeo indicam que ele entrou no pit durante o período de Safety Car, mas não fez a troca dos pneus, como é amparado pelo artigo 55.11 do regulamento esportivo e a punição foi aplicado.
Magnussen que era apenas o 18º colocado, caiu para a 19ª posição.
Lance Stroll entra na seara de punidos
Lance Stroll recebeu 10 segundos de punição por deixar a pista e ganhar vantagem duradoura.
A infração foi punida em outros momentos do GP de Miami e seguiram o mesmo raciocínio para penalizar o piloto canadense.
O piloto da Aston Martin cruzou a linha de chegada ocupando a 13ª posição, mas caiu para o 17° lugar.