ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Red Bull encerra TL3 como favorita para conquistar a pole. Verstappen lidera mais uma atividade em Jeddah

Max Verstappen sobrou no TL3, abrindo mais de 0s600 para o companheiro de equipe. A Red Bull fechou mais uma atividade do fim de semana com dobradinha

O sábado (18) na Arábia Saudita começou sendo dominado pela dupla da Red Bull. Essa é a segunda atividade do fim de semana que o time austríaco estabelece uma dobradinha. Max Verstappen sobrou na atividade ao anotar 1m28s485, superando o seu companheiro de equipe por 0s613.

Os pilotos da Red Bull passaram por algumas trocas pontuais em seus carros, como a substituição do câmbio. Verstappen reclamou um pouco da troca de machas durante o TL2, desta forma a equipe optou pela troca. No carro de Pérez a peça já tinha sido substituída na sexta-feira.

O traçado de Jeddah é muito veloz e fluído e por conta das 27 curvas, o câmbio precisa estar operacional, pois é muito exigido pelo carro.

Após o TL3 ser concluído, não é nenhuma surpresa ver a dupla da Aston Martin ocupando a terceira posição com Fernando Alonso e o quarto lugar com Lance Stroll. Os pilotos tem andando muito bem neste traçado, repetindo o bom ritmo do Bahrein.

Lewis Hamilton encaixou a Mercedes na quinta posição, fazendo uma sessão mais agradável neste sábado. Charles Leclerc só apareceu na sexta-posição com o final da atividade, a Ferrari segue trabalhando o seu ritmo de classificação e parece estar um pouco preocupada sobre usar toda a potência do motor na Arábia Saudita.

A McLaren finalmente apareceu e Lando Norris conseguiu um sétimo lugar, acompanhado por Oscar Piastri. Pierre Gasly representou a Alpine em nono lugar, depois de passar parte da atividade entre os primeiros colocados. Carlos Sainz completou o Top-10 com o segundo carro da Ferrari.

A Red Bull é a favorita para conquistar a pole neste sábado e provavelmente sobrar no domingo, pelos tempos obtidos mesmo em uma pista mais quente, a equipe tem imprimido um desempenho muito superior.

Nyck De Vries foi o único piloto que ficou sem obter tempo, a AlphaTauri está providenciando a troca do seu motor para que ele participe da classificação.

A Fórmula 1 retorna às 14h (pelo horário de Brasília), para que a definição do grid de largada do domingo seja realizada.

Saiba como foi o TL3 na Arábia Saudita

Neste sábado as equipes retornaram ao traçado, quando a atividade começou a temperatura na pista estava na casa dos 43°C, com 27°C no ambiente.

As equipes ainda realizavam algumas verificações nos carros antes de liberar os seus pilotos para o traçado. A dupla da Aston Martin foi a primeira equipe a invadir o traçado – ambos usavam pneus médios novos, mas ficaram apenas na volta de verificação, pois na sequência os pilotos simularam uma troca de pneus e instaram os compostos duros. Novamente a dupla ficou apenas na volta de instalação e retornaram aos boxes.

Com dez minutos de atividade, nenhum piloto tinha aferido tempo ainda, pois todos permaneciam nos boxes. Oscar Piastri foi o primeiro piloto que registrou tempo, anotando 1m32s531 com os pneus médios. Na sequência Nico Hülkenberg obteve 1m32s449 com compostos médios, enquanto Pierre Gasly anotou 1m30s718 com os compostos macios.

Neste momento da atividade alguns pilotos avaliavam os pneus médios e macios. Max Verstappen que não andou com os pneus duros na sexta-feira, tinha os pneus de faixa branca instalados. Mesmo usando esse tipo de composto, Verstappen anotou 1m29s882, superando os demais colocados.

Após 20 minutos de atividade os dez primeiros eram: Verstappen, Gasly, Hamilton, Russell, Ocon, Leclerc, Albon, Piastri, Bottas e Sainz. Entre os dez primeiros colocados, apenas a dupla da Ferrari e Piastri usavam os pneus médios, o restante avaliava os pneus macios em stints longos. Verstappen também era uma exceção pois trabalhava ainda com os pneus duros, melhorando a sua marca mais uma vez (1m29s746).

Instantes depois andando com os pneus macios, Pérez superou o companheiro de equipe ao registrar 1m29s417. Os pilotos mais uma vez estavam lidando com o tráfego intenso.

Com meia hora de atividade concluída, alguns pilotos estavam nos boxes preparando os carros para uma nova saída. Verstappen completou 9 voltas com os pneus duros, enquanto Piastri completou 12 giros com os médios. Os dez primeiros eram: Pérez, Verstappen, Gasly, Ocon, Russell, Albon, Hamilton, Norris, Leclerc e Sainz.

Leclerc e Sainz ainda estavam pelo traçado dando atenção aos pneus médios, enquanto Sargeant e Gasly usavam pneus macios novos para fazer voltas rápidas. O piloto da Williams anotou 1m30s508, para subir na tabela de tempos e ocupar o nono lugar.

Max Verstappen passou por uma troca de câmbio, assim como Sergio Pérez, a troca acontece no carro do holandês após algumas reclamações na sexta feira. De Vries era o único piloto sem tempo aferido, pois a equipe estava concluindo as alterações no motor do carro do piloto holandês.

Gasly permaneceu na terceira posição, mas melhorou a sua marca para 1m29s701. Russell concluiu um giro com outro jogo de pneus, mas não melhorou a sua marca. Desta forma Hamilton pode deixar a sétima posição para ocupar o quarto lugar anotando 1m28s819.

Verstappen foi o único piloto que entrou na casa de 1m28s756, enquanto Pérez registrou 1m29s127. Hamilton obteve 1m29s568, seguido por Alonso que anotou 1m29s606 e Piastri que obteve 1m29s606. No quarto giro dos pneus macios o holandês obteve 1m28s660.

Restando dez minutos para o encerramento, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Alonso, Stroll, Hamilton, Norris, Piastri, Gasly, Russell e Zhou. Do segundo ao décimo terceiro colocado, todos conseguiram registrar tempos na casa de 1m29s.

Incidentes seguiram ocorrendo pelo traçado entre os competidores, por conta de competidores que estavam mais lentos no traçado. O grande rico era de uma batida, pois o traçado de Jeddah é extremamente veloz e tem pontos cegos.

A sessão que tinha se encaminhado para o final, foi marcada pelas voltas rápidas, enquanto a Red Bull provou mais uma vez que é a favorita para dominar o GP da Arábia Saudita. Verstappen conseguiu melhorar ainda mais a sua marca para 1m28s485, superando Pérez em 0s642.

A dupla da Ferrari só instalou os pneus macios para os últimos seis minutos de atividade, pois a equipe ainda está preocupada com o seu ritmo de corrida. Leclerc obteve apenas 1m29s897, enquanto Sainz anotou 1m29s844.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo