ColunistasDestaquesFórmula 2Post

Iwasa é pressionado por Drugovich até o final, mas vence corrida principal da Fórmula 2 em Abu Dhabi

Iwasa aproveita a conquista da pole, para brigar pela segunda vitória na Fórmula 2. O piloto da Dams resistiu as investidas de Drugovich até a última volta

A temporada da Fórmula 2 foi encerrada neste domingo (20) com vitória de Ayumu Iwasa. O piloto da Dams foi pressionado até o final por Felipe Drugovich, pois o brasileiro buscava mais uma vitória para o currículo. Iwasa resistiu as investidas do adversário até a última volta e assim conquistou a sua segunda vitória na categoria.

Com o resultado de Felipe Drugovich e o abando de Théo Pourchaire ao final da prova, a MP Motorsport teve a oportunidade de conquistar o título no campeonato de equipes. O time de Drugovich conquista um título inédito na Fórmula 2, depois de uma luta intensa com a ART Grand Prix.

Liam Lawson se valeu de uma excelente largada e algumas disputas para participar do pódio neste domingo. O piloto da Carlin começou a corrida do nono lugar e fez manobras decisivas para estar no terceiro lugar.

LEIA MAIS: Liam Lawson ataca Richard Verschoor e vence prova Sprint da Fórmula 2 em Abu Dhabi

Dennis Hauger passou grande parte da prova em disputa com Théo Pourchaire, o piloto da Prema foi o quarto colocado. Logan Sargeant concluiu a corrida no quinto lugar e com os pontos obtidos, encerra a temporada no quarto lugar do campeonato, desta forma o piloto norte-americano garante a superlicença e a vaga na Williams para a próxima temporada.

Pourchaire tentou fazer o possível para ajudar a equipe na conquista do título, mas a temporada terminou da forma como aconteceu ao longo do ano. O francês cometeu alguns errinhos e abandonou a prova depois de uma falha no motor.

Com a conquista de Sargeant, a Fórmula 1 terá no próximo ano em seu grid três estreantes. Sargeant na Williams, Nyck de Vries na AlphaTauri (que só disputou uma corrida na F1) e Oscar Piastri na McLaren.

Amaury Cordeel foi o sexto colocado, acompanhado por Richard Verschoor. Jüri Vips foi o oitavo colocado, depois de ser ultrapassado pelo piloto da Trident ao final da prova. Marcus Armstrong foi o nono colocado, enquanto Roy Nissany só conseguiu o décimo lugar, depois de largar do segundo lugar.

Saiba como foi a Feature Race da Fórmula 2 em Abu Dhabi

A primeira fila foi formada pelos pilotos da Dams, Ayumu Iwasa pode usar o benefício de ter conquistado a pole na sexta-feira para comboiar o restante do grid. Roy Nissany foi o segundo colocado, acompanhado por Theo Pourchaire e Felipe Drugovich.

Para o início da prova, os pilotos que estavam na ponta optaram pela utilização dos pneus macios para a largada, enquanto os competidores que estão no final do pelotão, apostaram no uso dos compostos médios.

Quando a largada foi autorizada, a temperatura na pista estava na casa dos 41°C, com 30°C no ambiente. Iwasa não fez uma boa largada, demorou um pouco para pegar ritmo, mas na sequência Nissany retornou para a segunda posição. Drugovich já era o terceiro colocado e o piloto brasileiro começou a atacar os competidores da Dams. Hauger que começou a prova da sétima posição, logo saltou para o quarto lugar.

Sargeant estava envolvido nas disputas do grid, o norte-americano foi atacado por Liam Lawson e reclamou do piloto que o jogou para fora da pista. Sargeant então caiu para a sétima posição.

Antes do final da primeira volta, Boschung rodou e abandonou a prova, provocando uma bandeira amarela no trecho final do circuito, na sequência o Virtual Safety Car precisou ser ativado.

Com a relargada que aconteceu na terceira volta, Pourchaire atacou Hauger e passou a ser o quarto colocado, tentando se recuperar na prova depois de ser atacado por Drugovich na largada.

Doohan que estava usando os pneus médios, perdeu três posições depois da largada. Quando os seus pneus pegaram temperatura, o piloto da Virtuosi passou a atacar Sargeant. Doohan estava em uma estratégia diferente, pois os pilotos que estavam à sua frente usavam os pneus macios.

Com seis voltas, os dez primeiros eram: Iwasa, Nissany, Drugovich, Pourchaire, Hauger, Lawson, Sargeant, Doohan, Cordeel e Armstrong. Nissany passou a ser atacado por Drugovich que tinha se aproximado mais do piloto da Dams. A janela para as paradas foi autorizada, mas os pilotos tinham muitas voltas pela frente.

Drugovich fez o uso do DRS para atacar Nissany, se aproveitando de um erro cometido pelo piloto da Dams. O brasileiro assumiu a segunda posição. Rapidamente Hauger e Lawson foram chamados aos boxes, o piloto da Carlin conseguiu superar o adversário da Prema nos boxes.

Na pista Pourchaire lutava com Nissany pelo terceiro lugar, o francês espalhou muito e precisou recolher, devolvendo a posição para o competidor da Dams. Nos boxes, as equipes receberam Iwasa e Pourchaire, pois os pneus do francês acabaram.

Pourchaire que estava com os pneus frios, foi devolvido ao traçado em disputa com Lawson, os pilotos disputaram, mas o competidor da ART cometeu um erro, com isso Hauger aproveitou o momento para realizar a ultrapassagem.

Na décima volta Drugovich parou nos boxes, o brasileiro retornou atrás de Iwasa, sendo pressionado por Lawson que estava com os pneus quentes. Doohan assumiu a liderança, seguido por Armstrong e Vesti.

Drugovich passou a atacar Iwasa de forma mais intensa durante a décima segunda volta. O brasileiro aproveitava para se manter dentro da zona de DRS. No giro seguinte, Drugovich perdeu o ponto de freada, enquanto Iwasa freou um pouco antes. Na sequência Lawson se aproximou mais do brasileiro.

Com quinze voltas, os dez primeiros eram: Doohan, Armstrong, Verschoor, Daruvala, Fittipaldi, Novalak, Sato, Correa, Calderon e Iwasa. Apenas os nove primeiros colocados não tinham realizado a parada obrigatória.

Iwasa realizou a ultrapassagem em Calderón e pouco depois a pilota colombiana seguiu para os boxes, assim como Correa. Drugovich estava separado por cerca de 1s6 do piloto da Dams.

Pourchaire voltou a atacar Hauger, buscando a quarta posição e durante a décima nona volta, o francês concluiu a ultrapassagem. Na sequência o piloto da Prema fez uma manobra para retomar a posição.

Durante a volta 20, Armstrong foi punido com cinco segundos por exceder os limites de pista. Duas voltas depois Hauger cometeu um erro e foi ultrapassado por Pourchaire, facilitando para o piloto da ART. Armstrong e Sato seguiram aos boxes para realizar a sua troca de pneus obrigatórias.

Com dez voltas para o final, os dez primeiros eram: Doohan, Fittipaldi, Iwasa, Drugovich, Lawson, Pourchaire, Hauger, Nissany, Sargeant e Cordeel. Na volta 26 Doohan fez a sua parada, o piloto australiano foi devolvido na quinta posição, mas estava com a roda dianteira esquerda solta. A corrida de Doohan acabou desta forma, depois de fazer uma grande corrida em Abu Dhabi.

Na volta 27, Drugovich passou a atacar Iwasa, reduzindo a diferença entre eles para menos de um segundo. O Virtual Safety Car foi acionado rapidamente para a remoção do pneu de Doohan que ficou solto pela pista. Iwasa fez a relargada e estabeleceu novamente uma diferença de mais de um segundo para Drugovich.

Durante a volta 29, Sargeant concluiu a ultrapassagem em Nissany para assumir a sexta posição. A batalha entre os pilotos foi intensa, Sargeant escolheu o lado de fora e obteve a posição que tinha mirado ao longo da prova.

Hauger e Pourchaire seguiram disputando pela quarta posição, mas quando restavam três voltas para o final, o francês começou a ficar lento na pista e seguiu para os boxes para abandonar a prova.

Drugovich passou a pressionar Iwasa nas últimas voltas da prova, usando tudo o que dava para buscar mais uma vitória na temporada 2022. Porém, no giro 32 o Virtual Safety Car foi acionado, por conta do abandono de Caldwell.

O ritmo normal da corrida foi liberado mais uma vez e Drugovich aproveitou mais uma vez para atacar o piloto japonês. O brasileiro cometeu um erro e espalhou. Verschoor ganhou a posição de Vips para conquistar o oitavo lugar.

Iwasa recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição, para dividir o pódio com Drugovich e Lawson. Sargeant foi o quinto colocado, conquistando os pontos necessários para obter a superlicença e guiar na Fórmula 1 com a Williams no próximo ano.

O brasileiro aproveitou o momento para fazer alguns zerinhos e comemorar a conquista do título da temporada 2022. A MP Motorsport também se consagrou Campeã de Equipes na temporada.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo