ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Red Bull domina a classificação! Verstappen conquista a pole e dividirá a primeira fila com Pérez

Após apresentar um desempenho forte durante todo o fim de semana, Max Verstappen conquistou a 20ª pole da carreira

Neste sábado (19) Max Verstappen conquistou mais uma pole, o holandês mostrou o ritmo forte da Red Bull e superou os seus adversários na última classificação de 2022. Sergio Pérez se estabeleceu na segunda posição, completando a primeira fila para o time austríaco. O resultado não é uma surpresa, pois a Red Bull estava mostrando um bom desempenho em condições diferentes na pista.

O mexicano está buscando o vice-campeonato e começará a corrida em Abu Dhabi à frente de Charles Leclerc. O monegasco obteve o terceiro lugar, seguido por Carlos Sainz. Neste grid foi possível observar as duplas que se formaram, principalmente entre os dez primeiros colocados.

A Mercedes mostrou um forte desempenho durante todo o fim de semana, indicando que estava melhor que a equipe italiana, mas foi superada pela dupla da Ferrari durante o Q3. Lewis Hamilton começará a corrida deste domingo no quinto lugar, seguido por George Russell que foi o sexto colocado.

Lando Norris obteve a sétima posição com a McLaren, em sua única chance de completar uma volta rápida no circuito. Sebastian Vettel representou a Aston Martin no Q3, conquistando o nono lugar. Daniel Ricciardo completou o Top-10.

O domingo será um momento de despedidas, principalmente para Sebastian Vettel que disputará a sua última corrida na Fórmula 1. Daniel Ricciardo que está sem vaga para o próximo ano, também disputará a sua última prova em 2022, assim como Mick Schumacher e Nicholas Latifi. Ricciardo perderá três posições no grid de largada do domingo, por conta da batida com Kevin Magnussen no GP de São Paulo.

Como existem algumas disputas pelo pelotão, os pilotos vão aproveitar a sua última chance de coletar pontos e colaborar com as suas equipes no Mundial de Construtores.

A Fórmula 1 retorno neste domingo às 10h (pelo horário de Brasília) para disputar a última corrida da temporada 2022.

Saiba como foi a Classificação para o GP de Abu Dhabi 

Quando os pilotos entraram na pista, a noite tinha chegado em Abu Dhabi. A temperatura da pista estava na casa dos 34°C, com 29°C no ambiente. A pista estava bem diferente da situação enfrentada no início do sábado pelos times.

Q1 

Rapidamente a pista foi invadida pelos competidores e o tráfego ficou intenso. Nicholas Latifi abriu a tabela de tempos registrando 1m26s841, mas rapidamente o piloto da Williams foi superado. Tsunoda apareceu na liderança com 1m29s135, enquanto outros competidores estavam pelo traçado abrindo as suas voltas rápidas.

Na sequência Leclerc obteve 1m25s211, mas Pérez entrou na casa de 1m24s820 para obter a liderança. O mexicano ficou momentaneamente na ponta, pois Verstappen estabeleceu 1m24s754. Todos os competidores usavam os pneus macios.

Carlos Sainz precisou de duas voltas de aquecimento nos pneus, antes de saltar para a terceira posição ao anotar 1m25s090. Assim que todos os pilotos anotaram ao menos uma volta rápida no Circuito da Yas Marina, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Sainz, Leclerc, Russell, Norris, Hamilton, Ocon, Ricciardo e Tsunoda. Na zona de eliminação estavam Vettel, Schumacher, Bottas, Albon e Latifi.

Os pilotos seguiram aos boxes para preparar os seus carros para uma segunda saída. Nos últimos três minutos os competidores retornaram mais uma vez ao traçado. Vettel saltou para o quinto lugar quando anotou 1m25s523 se salvando da zona de eliminação.

Na luta para fugir da eliminação, Alonso ficou com o décimo quinto lugar, mesmo com uma volta que não foi perfeita. Por conta do tráfego e alguns pilotos lentos, foi inevitável ver alguns competidores atrapalhando os outros.

Eliminados

16) Kevin Magnussen – 1m25s834
17) Pierre Gasly – 1m25s859
18) Valtteri Bottas – 1m25s892
19) Alexander Albon – 1m26s028
20) Nicholas Latifi – 1m26s054

Q2

Lewis Hamilton abriu a tabela de tempos no Q2, depois de anotar 1m25s772, na sequência Russell superou o companheiro de equipe ao registrar 1m25s363. Os outros treze carros estavam no traçado para aferir as suas voltas e definir aqueles que seguiriam para o Q3.

Vettel superou Hamilton quando estabeleceu 1m25s661. Ocon ficou separado por 0s148 de Russell. Não demorou muito Sainz registrar 1m25s039, seguido por Norris e Leclerc, todos na casa de 1m25s. Na sequência Pérez saltou para a ponta com 1m24s419, colocando 0s443 no tempo estabelecido por Verstappen.

Neste momento os dez primeiros eram: Pérez, Verstappen, Sainz, Norris, Leclerc, Russell, Ocon, Vettel, Hamilton e Alonso. Hamilton passou pelos boxes, instalou um segundo jogo de pneus macios e obteve o segundo melhor tempo com 1m24s774, para ficar seguro e fugir de uma possível eliminação. A Mercedes fez o mesmo com Russell que anotou 1m24s940.

Vettel conseguiu entrar na casa de 1m24s974, garantindo a sua participação no Q3, mas o alemão reclamou mais uma vez da velocidade da Red Bull no traçado. Depois de figurar rapidamente na zona de eliminação, Leclerc anotou 1m24s517, para ocupar o segundo lugar. Sainz então foi o terceiro colocado com 1m24s521.

Eliminados

11) Fernando Alonso – 1m25s096
12) Yuki Tsunoda – 1m25s219
13) Mick Schumacher – 1m25s225
14) Lance Stroll – 1m25s359
15) Zhou Guanyu – 1m25s408

Q3

Verstappen enfrentou um pequeno problema antes de ser liberado ao traçado. Oito dos dez pilotos rapidamente foram liberados para o traçado. Hamilton estabeleceu 1m24s678, na sequência Russell anotou 1m24s694.

Carlos Sainz superou a dupla da Mercedes para anotar 1m24s281, mas Verstappen entrou na casa de 1m23s988. Apenas sete pilotos aferiram tempo, desta forma a sequência era: Verstappen, Sainz, Pérez, Leclerc, Hamilton, Russell e Ocon. Foi apenas neste momento que Vettel seguiu para o traçado, acompanhado por Ricciardo.

Vettel passou a ocupar a sétima posição, acompanhado por Ricciardo e Ocon.

Os pilotos que contavam com um segundo jogo de pneus macios, deixaram os boxes para disputar uma melhor posição para a largada. Norris batalhava para aferir a sua primeira volta rápida no Q3. O piloto da McLaren garantiu a sétima posição, seguido por Ocon, desta forma Vettel foi empurrado para o nono lugar, com Ricciardo em décimo.

Verstappen estabeleceu a pole com 1m23s824, melhorando ainda mais a sua marca. Pérez dividirá a primeira fila com o companheiro de equipe. Charles Leclerc foi o terceiro colocado, com Sainz em quarto. Hamilton e Russell foram o quinto e sexto colocados respectivamente, formando uma duplinha no pelotão. O dono do carro #44 cometeu um erro, comprometendo um pouco a sua volta.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo