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Logan Sargeant encerra temporada da F2 na 4ª posição e conquista superlicença para guiar pela Williams em 2023

Com o resultado do campeonato da Fórmula 2, Sargeant conquista pontos necessários para obter a superlicença e poderá defender a Williams ao lado de Alexander Albon na próxima temporada

Logan Sargeant encerrou em Abu Dhabi a novela da superlicença, o piloto norte-americano conseguiu os pontos necessários para garantir a sua participação no grid da Fórmula 1 em 2023. Sargeant disputou a última etapa da Fórmula 2 com a promessa de guiar pela Williams na próxima temporada se conquistasse a superlicença.

Ao longo das últimas semanas, o piloto participou de treinos livres com a Williams, com o objetivo de adquirir quilometragem e auxiliar na conquista da sua superlicença. O piloto passou a temporada 2021 na Fórmula 3 e 2022 na Fórmula 2 sem se envolver em incidentes que custassem pontos da superlicença.

Sargeant substituirá Nicholas Latifi, o piloto será um dos estreantes da temporada 2023, correndo ao lado de Nyck de Vries (AlphaTauri) e Oscar Piastri (McLaren).

O piloto da academia da Williams, conquistou os pontos necessários para a obtenção da superlicença em Abu Dhabi – Foto: reprodução Williams

O norte-americano chegou em Abu Dhabi pressionado, principalmente pelo anúncio realizado pela Williams em Austin. Naquele fim de semana Jost Capito afirmou que Sargeant seria o piloto da Williams na próxima temporada, desde que conquistasse a superlicença em Abu Dhabi. O norte-americano precisava terminar a temporada entre os seis primeiros colocados, contando com alguns pontos extras pela quilometragem feita ao longo de algumas sessões com a Williams e a possibilidade de ser contemplado com mais pontos, por não ter cometido infrações. Sargeant participou com o time de Grove do TL1 nos Estados Unidos.

No México o piloto esteve mais uma vez no carro, mas como Sargeant não tinha atingido os 100 km necessários, a Williams usou o TL2 em Interlagos para colocar o piloto em pista, tentando reduzir as possibilidades de ele não conquistar a superlicença.

Mas no treino livre realizado pela Fórmula 2 em Abu Dhabi, Sargeant cometeu alguns erros, demonstrando que estava se sentindo pressionado. O piloto também participou do TL1 com a Williams, onde fritou os pneus e danificou um jogo de compostos macios.

Com o resultado da prova Sprint (6º) e da corrida principal (5º), o norte americano termina a temporada com 148 pontos, na quarta posição do campeonato, garantindo a superlicença.

Sargeant será companheiro de Alexander Albon na próxima temporada. O piloto começou a sua carreira no kart, participando dos principais campeonatos nacionais, antes de seguir para a Europa em 2009. Em 2015 Sargeant venceu o Campeonato Mundial de Kart. Depois o piloto seguiu para os campeonatos de fórmula, correndo na F4 dos Emirados Árabes Unidos.

Em 2019 o piloto realizou a sua estreia na Fórmula 3, mas começou a ganhar destaque em 2020 quando guiou pela Prema. Após três pódios o piloto conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 3 e com o resultado assumiu a liderança do campeonato. Sargeant terminou a temporada na terceira posição, separado por um ponto de Théo Pourchaire e quatro de Oscar Piastri.

Sem condições de correr na Fórmula 2 em 2021, por motivos financeiros, o piloto disputou mais uma temporada da Fórmula 3 com a Charouz. Na penúltima etapa da Fórmula 2 daquele ano, Sargeant realizou a estreia na HWA Racelab e começou o seu percurso para correr na F2. Sargeant foi anunciado para guiar pela Carlin disputando a temporada ao lado de Liam Lawson.

O resultado obtido por Sargeant e Lawson ao final da temporada, rendeu um segundo lugar para a Carlin no campeonato de equipes, desta forma o time ultrapassou a ART Grand Prix de Théo Pourchaire e Frederik Vesti. Com 297 pontos, a Carlin perde apenas para a MP Motorsport que fechou a temporada com 305 pontos.

Sargeant passou a integrar a Academia da Williams em 2021, realizando testes pelo time. Por conta de uma boa temporada na Fórmula 2, passou a ser considerado pelo time para ocupar uma vaga de titular.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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