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Hauger vence corrida Sprint da F2 na Austrália. Prova é afetada pela chuva

Por conta da chuva o final da prova foi bem tumultuado. Hauger precisou controlar a ponta após a relargada para conquistar a vitória em Melbourne

A Fórmula 2 disputou a prova Sprint neste sábado (01) em Melbourne. Os pilotos da categoria de base entraram na pista com a ameaça da chuva e a possibilidade de enfrentar uma corrida caótica.

O início da corrida foi marcado por várias disputas e os competidores conseguiram aproveitar a proximidade que existia entre eles para investir em alguns duelos. Porém, uma leve garoa caiu nas últimas voltas da corrida, o Safety Car se fez presente, assim como alguns erros dos pilotos.

Com algumas equipes apostando em uma chuva mais pesada, alguns competidores optaram por realizar paradas extras; ao substituírem os pneus, ficaram aguardando o momento de brilhar na corrida, mas como um longo período de Safety Car as condições de pista mudaram, aqueles que permaneceram em pista e estavam com os pneus médios conseguiram resultados melhores.

Dennis Hauger venceu a prova Sprint, conseguindo garantir a primeira posição depois que se defendeu dos ataques de Jak Crawford no início e no final da corrida. O piloto da MP Motorsport dividiu o pódio com o piloto da Hitech. Kash Maini conquistou a terceira posição, depois de participar da batalha com os primeiros colocados pela vitória.

Arthur Leclerc foi o quarto colocado, o piloto travou uma disputa eletrizante com Zane Maloney e Isack Hadjar. Frederick Vesti encontrou espaço no pelotão para realizar ultrapassagens depois de ter largado do décimo terceiro lugar, desta forma o competidor ficou com o sétimo lugar. Oliver Bearman foi despencando no grid, mas conquistou um ponto, pois ocupou o oitavo lugar. Roy Nissany e Richard Verschoor completaram o top-10.

Saiba como foi a Corrida da F2 na Austrália

Após o encerramento do TL3 da Fórmula 1, a pista ficou um pouco molhada por conta de uma chuva fina que caiu pelo traçado. Enquanto os pilotos se direcionavam para o grid de largada, Enzo Fittipaldi estampou o muro de contenção, enquanto Kush Maini e Ralph Boschung rodaram. O brasileiro que perdeu o controle do carro, abandonou a prova antes mesmo dela começar. Boschung também ficou fora da corrida.

A prova foi iniciada cinco minutos depois do previsto, por escolha da direção de prova. A temperatura na pista estava na casa dos 28°C, com 15°C no ambiente. A direção de prova tinha pela frente uma decisão difícil principalmente pela reta dos boxes estar seca, mas parte do circuito permanecia úmido.

Quando a prova foi iniciada, Dennis Hauger liderava, seguido por Jak Crawford, enquanto Kush Maini e Arthur Leclerc dividiam a segunda fila. Isack Hadjar deveria ter começado a corrida mais à frente no grid, mais foi punido por ter atrapalhado outro competidor durante a classificação, rendendo a perda de três posições no grid de largada deste sábado.

Largada autorizada, Hauger defendeu a primeira posição, para não perder a ponta para Crawford. Maini atacou o segundo colocado, mas permaneceu na segunda posição, enquanto Leclerc caiu para a quinta posição, ultrapassado por Bearman.

Ainda na primeira volta Hauger, Crawford e Maini andaram em um ritmo muito parecido e com isso foram disputando as curvas do circuito. As disputas também eram intensas pelo restante do grid. Iwasa que tinha mergulhado para fazer uma ultrapassagem, caiu para a décima quarta posição depois de fritar os pneus e lidar com um toque de Maloney.

A largada foi bem tranquila, apesar das disputas, a corrida seguiu normalmente. Iwasa foi chamado para os boxes para substituir os pneus, pois apresentou um furo no composto utilizado. Bearman caiu para o sexto lugar, enquanto Leclerc recuperou o quarto lugar.

Nesta Sprint, alguns competidores usaram os pneus macios, enquanto outros competidores apostavam nos pneus médios para fazer uma corrida completa.

Na terceira volta os dez primeiros eram: Hauger, Crawford, Maini, Leclerc, Martins, Berman, Maloney, Hadjar, Vest e Daruvala. Iwasa seguiu para os boxes.

As disputas seguiram e no final da quarta volta, Maloney realizou a ultrapassagem em Bearman para assumir a sexta posição. Daruvala era pressionado por Pourchaire, o piloto tentava recuperar as posições perdidas depois da largada.

Martins, Maloney, Bearman e Hadjar disputaram pela sexta posição. Os ataques ficavam ainda mais constantes por conta da proximidade dos pilotos. Martins por sua vez apostava em traçado mais defensivo para tentar se depender dos ataques do piloto da Carlin.

Leclerc que tinha se aproximado de Maini, atacou o piloto, mas o piloto indiano retomou o terceiro lugar. Foi neste momento que Martins se aproximou de Leclerc e com ele trouxe todos os outros pilotos que estavam perseguindo ele pelo quinto lugar.

Os competidores que trabalhavam com os pneus macios eram um ponto de atenção na corrida, principalmente por conta do desgaste que os compostos apresentavam e com isso interferiam diretamente na performance dos pilotos em pista.

Com dez voltas, os dez primeiros colocados eram: Hauger, Crawford, Maini, Leclerc, Martin, Maloney, Bearman, Hadjar, Vesti e Daruvala. Bearman que precisava se defender dos araques de Hadjar, fez com que o piloto da Prema cometesse um erro e danificasse os seus pneus.

O uso do DRS estava liberado e os duelos se intensificaram. Crawford era alertado pelo engenheiro que a chuva estava se aproximando do traçado e era esperada em no máximo seis voltas. Se os pilotos tivessem que realizar uma troca de pneus, as posições poderiam sofrer alterações, principalmente se o Safety Car fosse acionado.

Na décima quarta volta os duelos deixaram a corrida mais alucinantes, Maloney escolheu o lado de fora, atacou Martins e assumiu o quinto lugar. Bearman ficou com o nono lugar, ao ser ultrapassado por Hadjar e Vesti.

No giro seguinte Doohan atacou uma zebra e rodou. Com o carro do piloto da Virtuosi parado na pista o Safety Car foi acionado. Stanek, Cordeel, Correa e Iwasa foram para os boxes para substituir os pneus. Alguns competidores instalaram os pneus de chuva, enquanto Correa usava pneus macios. Com o circuito parcialmente molhado, Correa rodou.

Os dez primeiros eram: Hauger, Crawford, Maini, Leclerc, Maloney, Hadjar, Martins, Vesti, Bearman e Daruvala. A chuva apareceu apenas para fazer uma bagunça na pista.

Ainda com o Safety Car na pista, Martins, Daruvala, Iwasa e Benavides foram aos boxes para instalar os pneus de chuva. Daruvala perdeu parcialmente o controle do carro. Correa era investigado por ter tocado em Doohan e ter feito o piloto rodar na pista.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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