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Max Verstappen lidera TL3 movimentado na Austrália

Com foco na preparação dos carros para a classificação e corrida, equipes trabalham ritmo de corrida e voltas rápidas. Max Verstappen lidera mais uma atividade e se coloca como favorito para conquistar a pole

A Fórmula 1 concluiu a primeira parte das atividades em Melbourne, nesta sexta-feira (31) os carros retornaram ao traçado para participar do TL3. A atividade foi novamente liderada por Max Verstappen, após o piloto holandês exibir uma boa performance com o seu carro.

Ao longo da atividade Verstappen esteve na liderança em vários momentos e chamou a atenção por comandar a atividade enquanto usava os pneus médios, contra competidores que trabalhavam com os pneus macios. Ao final da sessão Verstappen surgiu na pista com os pneus de faixa vermelha para anotar 1m17s565 e retornar a ponta.

Fernando Alonso ficou com o segundo lugar, separado por 0s162 do holandês. Esteban Ocon encaixou a Alpine na terceira posição, seguido por George Russell e Pierre Gasly. O destaque fica para a dupla francesa da Alpine que fez uma boa sessão com a equipe. Sergio Pérez fechou a atividade no sexto lugar, mas cometeu vários erros e extravasou os limites de pista em vários momentos da sessão.

Carlos Sainz representou a Ferrari no sétimo lugar, enquanto Charles Leclerc foi apenas o décimo terceiro colocado. O time italiano esteve focado no ritmo de corrida e na verificação da durabilidade dos pneus. Lewis Hamilton apareceu no oitavo lugar, acompanhado por Lance Stroll e Zhou Guanyu.

A Fórmula 1 retorna às 2h (pelo horário de Brasília) para a realização da classificação do GP da Austrália.

Saiba como foi o TL3 da Fórmula 1 na Austrália 

O dia estava mais frio na Austrália e existia a ameaça de chuva, por conta das nuvens carregadas que estavam pairando o Circuito do Albert Park. A temperatura na pista estava na casa dos 21°C, com 14°C no ambiente, com ventos relativamente fortes na casa dos 6 km/h.

As atividades que deram início ao fim de semana foram bem movimentadas, com as equipes fazendo o máximo para se preparar para a corrida que será disputada neste domingo. O TL2 contou com a chuva, que acabou atrapalhando um pouco as equipes, principalmente no momento que elas estavam se preparando para realizar as voltas rápidas.

Assim que a pista foi liberada Lance Stroll seguiu para o traçado usando os pneus médios, mas os competidores estavam principalmente focados em voltas de verificação. Nico Hülkenberg abriu a tabela de tempos ao anotar 1m22s529, mas na sequência Magnussen registrou 1m20s935. Não demorou muito para Verstappen anotar 1m19s664 com os pneus de faixa amarela – a pista seguia em evolução. A dupla da Ferrari, assim como Stroll estavam trabalhando com os pneus macios.

Sainz estabeleceu 1m19s061, superando o tempo de Leclerc em 0s425. Vários competidores estavam ainda nos boxes. O momento de saída de Logan Sargeant era aguardado, pois o piloto norte-americano não guiou o carro durante o TL2, já que o FW45 apresentou um problema no TL1, forçando o piloto a abandonar a atividade antes do encerramento da primeira sessão de treinos livres.

Após dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Stroll, Leclerc, Hülkenberg, Bottas, Zhou, Magnussen, Russell e Hamilton. Os problemas com o tráfego já começavam a aparecer, ainda que nem todos os competidores estivessem no traçado.

Após quinze minutos de atividade, alguns competidores já estavam rodando na casa de 1m18. Leclerc liderava a sessão momentaneamente, mas a diferença estava entre os pneus, o monegasco conseguiu o tempo de 1m18s691 com os compostos macios, enquanto Verstappen era o segundo colocado com 1m18s741 trabalhando com os compostos médios.

Sargeant passou a ocupar a décima sexta posição ao anotar 1m20s296, com 20 minutos de sessão concluído. Foi neste momento que a Red Bull conseguiu liberar Sergio Pérez ao traçado, depois da equipe trabalhar no carro do piloto mexicano. Os tempos estavam evoluindo, vários competidores trabalhavam com os pneus macios, com exceção de: Verstappen, Norris, Magnussen, Hülkenerg e Zhou que verificavam os compostos de faixa amarela.

Os times estavam se dividindo para obter dados em modo de simulação de corrida, além de trabalhar as voltas rápidas. Com os pneus C4 disponíveis para o GP desse ano, os times estavam tentando compreender a durabilidade dos compostos macios podendo adicionar esses pneus na estratégia do GP da Austrália. Hamilton já tinha chegado as treze voltas com os pneus macios, enquanto Ocon e Russell estavam com dez voltas completadas nos compostos macios.

Com meia hora de atividade os dez primeiros eram: Sainz, Alonso, Gasly, Leclerc, Ocon, Verstappen, Albon, Stroll, Hamilton e Sargeant. Magnussen extravasou os limites de pista na curva 13, mas conseguiu retornar ao traçado. Piastri que é o piloto da casa ocupava a décima terceira posição, o australiano trabalhava com a durabilidade dos pneus.

Foi neste momento da atividade que o regime de bandeira vermelha foi instaurado para que fosse possível remover um pedaço de carro que estava na curva 9. Antes da atividade ser paralisada, Zhou tinha instalado um novo jogo de pneus macios e estavam seguindo para o traçado para trabalhar uma sequência de voltas rápidas, mas os seus planos tiveram que ser adiados.

Não demorou muito para a pista ser liberada e com isso a possibilidade de preparar os carros para voltas rápidas. Pérez foi mais um competidor que cometeu um erro no traçado e acabou travando os pneus dianteiros, antes de passar pela brita.

Restando 18 minutos para o final, Russell saltou para a quinta posição com 1m18s581, depois de ocupar a décima sexta posição. Hamilton também conseguiu melhorar a sua marca para 1m18s138. Pérez enfrentava problemas com os freios, o piloto mexicano ocupava apenas o vigésimo lugar depois de cometer uma porção de erros. O piloto da Red Bull conseguiu melhorar um pouco a sua marca para ocupar o décimo quarto lugar.

Verstappen seguia nos boxes, sem ter experimentado os pneus macios nesta fase da sessão. Mas para os últimos dez minutos as coisas começaram a ficar agitadas na pista, com o holandês saltando para a ponta ao registrar 1m17s565, enquanto Alonso ocupava o segundo lugar com 1m17s727. Ocon e Gasly apareciam na terceira e quarta posições respectivamente. Com quase todos os competidores usando os pneus macios, as marcas foram melhorando.

Sainz e Leclerc por outro lado estavam voltados para o ritmo de corrida, trabalhando exclusivamente com os pneus médios nesta parte final da sessão, depois de ter experimentado os pneus macios no começo da atividade.

Quando a sessão foi encerrada, Max Verstappen liderava mais um dos treinos livres. Pérez enfrentou vários problemas ao longo da sessão, cometendo vários erros, por não conseguir controlar o carro. O mexicano ainda encerrou a atividade precisando ser resgatado pelos mecânicos, já que não conseguiu deixar os boxes antes da saída do pit-lane ser bloqueada. O grid segue bem variado, mas a presença da dupla da Alpine entre os primeiros colocados é o destaque do TL3. A chuva se aproximou do traçado nestes últimos instantes de atividade.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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