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Verstappen estabelece a pole para o GP da Austrália, acompanhado por Mercedes em P2 e P3

Para a definição da pole, Verstappen sobrou mais uma vez. O holandês dividirá a primeira fila com Russell, enquanto Hamilton e Alonso estão logo atrás

Neste sábado (01) na Austrália os pilotos duelaram na pista para estabelecer o grid de largada da corrida que será realizada neste domingo. Max Verstappen surpreendeu ao anotar 1m16s732, o piloto da Red Bull conquistou a sua 22ª pole da carreira.

A Red Bull segue sobrando, principalmente em momentos de definição. Porém, desta vez, Verstappen não contará com o seu companheiro de equipe, Sergio Pérez começará o GP da Austrália do último lugar. O mexicano não conseguiu estabelecer nenhum tempo na classificação, pois o seu carro continua com problemas. Pérez abandonou a sessão quando ficou preso na brita. O piloto pode ficar fora da corrida se a equipe não resolver o problema nos freios, além da dirigibilidade do carro.

George Russell dividirá a primeira fila com Verstappen, o piloto da Mercedes conseguiu superar Fernando Alonso para obter o segundo lugar. Lewis Hamilton é o terceiro colocado, também aproveitando para desbancar Alonso e formar uma dobradinha da Mercedes. O piloto espanhol foi bem durante todo o fim de semana e apresentou um ritmo forte neste sábado, mas vai começar a corrida deste domingo apenas no quarto lugar.

Carlos Sainz representou a Ferrari na quinta posição, o time estava usando a tática de duas voltas de aquecimento dos pneus, antes de buscar uma volta rápida. O dono do carro #55 esteve em alguns momento da atividade acertando mais que o seu companheiro de equipe. Lance Stroll foi o sexto colocado com o segundo carro da Aston Martin, acompanhado por Charles Leclerc.

Alexander Albon foi o oitavo colocado com a Williams, exibindo um bom desempenho com o carro. Pierre Gasly também esteve no Q3, representando a Alpine. O francês fez um excelente TL3 e tinha chances de obter uma posição melhor para a largada. Esteban Ocon ficou preso no Q2, mas vai largar do décimo primeiro lugar. Nico Hülkenberg completou o Top-10 com a Haas.

A Fórmula 1 retorna nesta madrugada de domingo, às 2h (pelo horário de Brasília), para que o GP da Austrália seja realizado.

Saiba como foi a Classificação para o GP da Austrália 

A classificação foi iniciada pouco depois da prova Sprint da Fórmula 2, uma chuva fina persistia, deixando o asfalto úmido das início da sessão. A temperatura na pista estava na casa dos 20°C com 14°C no ambiente. O vento soprava em 15 km/h.

Neste fim de semana as equipes tem disponível os pneus C2 (faixa branca – duro), C3 (faixa amarela – médio) e C4 (faixa vermelha – macio). Os compostos médios são os mais indicados para a classificação em pista seca, mas as equipes também tinham os pneus de chuva disponíveis pois as chances de uma sessão molhada aumentaram.

Q1

Antes da atividade começar, a Red Bull trabalhou na suspensão do carro de Sergio Pérez. O piloto cometeu vários erros durante o TL3, extravasando os limites de pista em vários momentos da sessão. O time atribuiu os erros a uma dificuldade para encontrar o melhor acerto para o carro.

Com a pista liberada, a dupla de pilotos da Williams puxou a fila de saída dos boxes. Os pilotos tentavam aproveitar a pista seca, desta forma seguiram para o traçado rapidamente, com os pneus macios instalados.

Albon abriu a tabela de tempos ao anotar 1m26s458, mas na sequência Magnussen cravou 1m19s392, acompanhado por Norris que estabeleceu 1m19s566. Depois de duas voltas de aquecimento dos pneus, Albon cravou 1m19s944, enquanto Sargeant cometeu um erro e rodou no circuito. A pista estava cheia, com todos os competidores no traçado.

Restando 11 minutos para o encerramento do Q1, Sergio Pérez provocou a ativação da bandeira vermelha. O piloto repetiu os problemas enfrentados na classificação, perdeu o controle do carro após fritar os pneus e foi parar na brita. O mexicano voltou a reclamar dos problemas que enfrentou durante o TL3 ao seu engenheiro.

Neste momento, apenas nove competidores tinham aferido tempo, eram eles: Hülkenberg, Albon, Magnussen, Piastri, Norris, Zhou, De Vries, Bottas e Tsunoda.

Com a pista liberada mais uma vez após a remoção do carro de Pérez, os pilotos seguiram mais uma vez no traçado, tentando aferir os seus tempos com medo de uma nova paralisação e da chuva. Verstappen assumiu a liderança ao anotar 1m18s063, enquanto Fernando Alonso ocupava apenas a quinta posição com 1m19s077.

Assim como a Williams, os pilotos trabalhavam no aquecimento dos pneus por duas voltas, antes de buscar um bom tempo no traçado. Albon saltou para o segundo lugar com 1m18s143, enquanto Sainz aferiu 1m18s347 para ocupar o terceiro lugar. Alonso saltou para a ponta quando cravou 1m17s832, mesmo não conseguindo acertar o segundo setor. Mas na sequência Verstappen exibiu mais uma vez a sua força com o RB18, anotando 1m17s469.

Na zona de eliminação estavam: Zhou, Tsunoda, Bottas, Sargeant e Pérez. Mas os competidores permaneciam no traçado, aproveitando a evolução do traçado. Os pilotos estavam na sexta volta com os pneus macios e ainda buscavam um giro rápido com esses compostos.

Com o cronômetro zerado, Piastri, Zhou, Sargeant e Bottas foram eliminados. Pérez que não tinha tempo, vai começar a corrida da última posição. Russell saltou para o segundo lugar anotando 1m17s654, acompanhado por Hamilton que anotou 1m17s689.

Eliminados

16) Oscar Piastri – 1m18s517
17) Zhou Guanyu – 1m18s540
18) Logan Sargeant – 1m18s557
19) Valtteri Bottas – 1m18s714
20) Sergio Pérez – Sem Tempo

Q2

Novamente os competidores retornaram ao traçado investindo nos pneus macios. De Vries abriu a tabela de tempos do Q2 com 1m27s559, mas na sequência Alonso anotou 1m17s681, com Stroll ocupando a primeira posição, estabelecendo 1m17s616. Verstappen era observado cometendo um erro.

Leclerc conseguiu um bom giro no traçado com a marca de 1m17s560. Não demorou muito para Verstappen superar o piloto monegasco e anotar 1m17s219. Assim que a dupla de pilotos da Alpine aferiram os seus tempos, os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Leclerc, Stroll, Hülkeberg, Sainz, Hamilton, Ocon, Russell e Albon.

Alguns pilotos passaram pelos boxes para instalar um novo jogo de pneus macios, enquanto alguns competidores estavam queimando borracha do primeiro conjunto de compostos usados.  Verstappen estabeleceu 1m17s056 antes aos boxes da Red Bull. Na zona de eliminação. estavam Ocon, Tsunoda Norris, Magnussen e De Vries.

Após a dupla da Alpine ser um destaque no TL3, apenas Pierre Gasly conseguiu vaga para participar do Q3, afinal, o pelotão intermediário estava bem próximo e e os detalhes fizeram diferença nessas últimas voltas dadas ao final do Q2.

Eliminados

11) Esteban Ocon – 1m17s768
12) Yuki Tsunoda – 1m18s099
13) Lando Norris – 1m18s119
14) Keven Magnussen – 1m18s129
15) Nyck De Vries – 1m18s335

Q3

Com a pista liberada, os pilotos mais uma vez invadiram o traçado. Por conta da ameaça de chuva para os últimos minutos de atividade, os competidores não perderam tempo e foram para a pista, tentando garantir um melhor tempos.

Verstappen surgiu na ponta com 1m17s578, enquanto Hülkenberg lutava com o carro, mas obteve 1m18s046. Com duas voltas de aquecimento dos pneus, os tempos foram melhorando. Alonso saltou para a ponta com 1m17s303, mas na sequência Hamilton anotou 1m17s271 para aparecer na primeira posição. Russell era o terceiro colocado, acompanhado por Sainz, Leclerc, Verstappen, Albon, Gasly, Hülkenberg e Stroll.

Mesmo com o holandês cometendo um erro, Verstappen obteve 1m17s262, superando Hamilton em 0s009. Stroll demorou para ter tempo registrado, apostando principalmente no aquecimento dos pneus por duas voltas. Quando o canadense obteve um giro rápido, anotou 1m17s563.

Aqueles que contavam com um último pneu macio novo, se dirigiram ao traçado para buscar mais uma vez uma volta rápida e melhorar as suas marcas. Verstappen conseguiu cravar a pole ao anotar 1m16s732, com Russell assumindo a segunda posição ao anotar 1m16s968, com Hamilton no terceiro lugar, estabelecendo 1m17s104. Alonso foi empurrado para a quarta posição com 1m17s139. Sainz representou a Ferrari no quinto lugar, ficando à frente de Stroll, Leclerc e Albon. Gasly e Hülkenberg completaram o pódio.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

  1. Que grata surpresa ver as Mercedes de volta! E até Norris no Q3! Mas sinto por Piastri no GP de casa!

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