ColunistasDestaquesFórmula EPost

Fórmula E desembarca pela primeira vez na África do Sul para disputar o e-Prix da Cidade do Cabo

Em um circuito veloz, a categoria elétrica se prepara para a realização da 5ª etapa da temporada 2022/23

A Fórmula E desembarca neste fim de semana na África do Sul pela primeira vez, para a realização do e-Prix da Cidade do Cabo. A Table Mountain servirá de cenário para a quinta etapa da temporada.

O distrito de Green Point na Cidade do Cabo, oferece o local perfeito para um circuito de alta velocidade de 2.297 km, com vista para a Ilha Robben e à sombra da Table Moutain, serpenteando pelo Estádio DHL e contornando para o litoral.

O traçado escolhido forma uma pista que a característica principal é a velocidade, combinado as zonas de frenagem acidentadas e uma chicane fechada nas curvas 4, 5 e 6. Será um grande desafio para os 22 pilotos que irão se enfrentar neste fim de semana.

LEIA MAIS: Preparativos para a realização do ePrix de São Paulo se intensificam após Carnaval 

Pascal Wehrlein segue para a 5ª etapa como líder do campeonato, o piloto alemão conta com 80 pontos. A vitória dupla em Diriyah, depois do pódio no México também garantiram a liderança da Porsche no Mundial de Equipes, após 101 pontos conquistados.

Em Hyderabad Wehrlein não conseguiu realizar uma boa classificação, por conta de um problema técnico, mas o time identificou o problema antes da corrida, desta forma o piloto realizou uma corrida de recuperação e conquistou o 4º lugar. A prova na Índia foi marcada por alguns abandonos e dando a oportunidade para que alguns pilotos buscassem um bom resultado no traçado.

Jake Dennis batalhou por um pódio na Índia, mas o britânico ficou com o carro danificado, após René Rast bater em seu carro durante a relargada. O 16º lugar obtido por Dennis, deixou o piloto sem pontos na etapa, mas ele segue como vice-líder do campeonato somando 62 pontos.

O bicampeão da Fórmula E, Jean-Éric Vergne encerrou o e-Prix de Hyderabad com uma vitória. O francês precisou arriscar e realizar uma grande manobra em Sebastien Buemi para assumir a liderança, depois o piloto precisou se defender dos ataques de Nick Cassidy para não perder a liderança.

Vindo de um resultado positivo na última rodada, quinto colocado na rodada da Índia, o brasileiro Sérgio Sette Câmara, está confiante para os desafios da Cidade do Cabo. Após ter enfrentado alguns problemas de adaptação ao novo sistema de freios do carro da NIO333 Racing e, também, aos novos pneus utilizados na categoria Sérgio se disse mais confortável para buscar o limite do carro.

“O carro Gen3 da Fórmula-E ficou ainda mais difícil de pilotar e, não somente eu, mas a grande maioria dos pilotos teve problemas de adaptação. Junto ao nosso time de engenheiros viemos evoluindo o acerto do carro de forma a se enquadrar melhor ao meu estilo de pilotagem, que eu também tive de mudar para chegarmos a um acerto mais veloz e sobretudo que nos passasse confiança para completarmos as corridas de forma competitiva. Fora isso, ainda estamos na busca das melhores soluções para os novos pneus que o Campeonato adotou. Além da mudança de fornecedor o composto da borracha é muito diferente. Os pneus são mais resistentes, porém, tem uma aderência bem menor ao solo. A soma desses dois fatores nos exige uma mudança radical no estilo de pilotagem”, explicou.

Kelvin van der Linde segue substituindo Robin Frijns, o piloto sul-africano terá a oportunidade de correr em seu país defendendo mais uma vez a ABT Cupra.

Horários para o e-Prix da Cidade do Cabo – Foto: Ale Ranieri / BP
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo