ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Felipe Drugovich aguarda decisão da Aston Martin para retornar ao volante do AMR23

O brasileiro está de sobreaviso para participar dos testes de pré-temporada, pois equipe segue avaliando situação de Lance Stroll

Felipe Drugovich foi escalado pela Aston Martin para participar do primeiro dia de testes no Bahrein, o brasileiro está substituindo Lance Stroll que sofreu um acidente em Barcelona. O canadense caiu de bicicleta enquanto realizava um teste na Espanha, o piloto segue em recuperação. Drugovich pode retornar ao carro da Aston Martin, mas tudo depende da decisão da equipe que está avaliando a situação de Stroll diariamente.

Assim que o brasileiro deixou os boxes nesta manhã, o AMR23 ficou parado no circuito do Bahrein, provocando a instauração do regime de bandeira vermelha. Drugovich aguardou a remoção do carro da pista e depois os reparos realizados pela Aston Martin para guiar mais uma vez o carro.

A Aston Martin conseguiu recuperar o equipamento e enviou Drugovich mais uma vez para a pista. O brasileiro então passou a realizar algumas avaliações para o time e se familiarizar com o AMR23. Mais tarde quando a atividade da manhã foi encerrada, o brasileiro conversou com a mídia e participou da transmissão da F1, explicando o problema que ocorreu enquanto ele guiava o carro.

“Tivemos alguns problemas elétricos, na verdade apenas um. Demorou um pouco para consertar, mas foi bem simples, foi só preciso plugar de novo no computador que estava resolvido.”, afirmou Drugovich.

Sobre ter a oportunidade de guiar o carro da Aston Martin e participar dos testes, Drugovich disse: “Foi muito bom, gostei muito. Conseguimos fazer a maior parte do que precisávamos. Eu fiz mais o trabalho aerodinâmico e no final, eu pude forçar um pouco mais, fazer duas saídas com pneu novo e me senti muito bem”, seguiu o brasileiro.

Drugovich ainda não sabe se vai correr o GP do Bahrein, pois a Aston Martin espera que Lance Stroll esteja recuperado até o próximo fim de semana. Este é um motivo principal para o time não confirmar a presença do brasileiro nas atividades de teste de sexta e sábado no Bahrein. Porém, a jornalista Mariana Becker afirmou que Stroll quebrou os dois pulsos e operou apenas um deles após o acidente, o canadense pode não retornar para a etapa que será disputada entre os dias 3 e 5 de março.

A Aston Martin deixou Drugovich de sobreaviso para o sábado, enquanto Fernando Alonso foi escalado para realizar a atividade de sexta-feira sozinho.

LEIA MAIS: Equipes realizam suas primeiras avaliações no Bahrein. Verstappen lidera manhã de testes

“É claro que preciso desejar uma rápida recuperação para Lance, mas enquanto estiver aqui tentarei ajudar a equipe”, afirmou Drugovich. O piloto completou 40 voltas com o AMR23, sendo o seu primeiro contato com um carro de Fórmula 1 depois dos testes realizados em Abu Dhabi com a Aston Martin em novembro do ano passado.

Drugovich é o único piloto entre os reservas que está tendo a oportunidade de guiar o carro na pré-temporada. Com apenas três dias de avaliação, as equipes optaram por escalar apenas os seus pilotos titulares.

“Ele estava treinando, tentando melhorar ou trabalhar sua forma física na semana passada, então ele estava pedalando. Ele teve um pequeno incidente, machucou-se e por precaução decidimos que é melhor esperar um pouco para estar pronta na próxima semana”, afirmou o chefe de equipe da Aston Martin, Mike Krack sobre a ausência de Lance Stroll na pré-temporada.

LEIA MAIS: Max Verstappen esbanja confiabilidade com a Red Bull e lidera primeiro dia de testes no Bahrein

O time optou por não confirmar a extensão dos ferimentos de Stroll: “Isso é uma coisa pessoal. Ele está machucado na mão e no pulso, mas não quero entrar em detalhes, porque isso também é privacidade.”

Fernando Alonso treinou durante a sessão vespertina, o espanhol perdeu parte da atividade pois o assoalho de seu carro precisou passar por reparos, após danos provocados durante um pit-stop. Com o carro recuperado, Alonso foi para a pista e completou 60 voltas, o espanhol ocupou a segunda posição na tabela de tempos ao anotar 1m32s866, usando os pneus médios.

A Aston Martin ainda conta com Stoffel Vandoorne, o belga também é piloto reserva, mas não está no Bahrein neste fim de semana por conta do e-Prix da Cidade do Cabo. Vandoorne já correu na Fórmula 1 e também é uma opção para substituir Stroll, caso o piloto canadense não possa disputar o GP do Bahrein.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo