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Max Verstappen esbanja confiabilidade com a Red Bull e lidera primeiro dia de testes no Bahrein

O holandês completou mais de 150 voltas no Bahrein. O piloto encerrou a atividade na ponta ao anotar 1m32s837

O primeiro dia de testes da pré-temporada foi encerrado, a atividade que aconteceu nesta quinta-feira (23) foi bem aproveitada pelos pilotos e equipes, que tiveram muito tempo para adquirir quilometragem, sem interrupções. Apenas na sessão da manhã o regime de bandeira vermelha foi acionado, por conta do problema eletrônico apresentado no carro de Felipe Drugovich.

Max Verstappen encerrou a atividade na liderança depois de anotar 1m32s837. Nenhum outro competidor tentou bater o tempo quando a noite caiu no circuito. O holandês completa o primeiro dia de testes satisfeito com a Red Bull, o RB19 é uma evolução do projeto do ano passado e se mostra extremamente seguro. Sem apresentar problemas de nenhuma espécie, Verstappen completou as suas voltas usando principalmente os pneus médios.

Fernando Alonso ficou com o segundo lugar, mas a atividade do espanhol não foi realizada com tanta tranquilidade. Alonso perdeu parte da sessão vespertina por problemas no assoalho do carro, mas teve a oportunidade de conhecer o seu equipamento e a nova equipe. Nos últimos 40 minutos de atividade Alonso saltou para o segundo lugar, depois de ter figurado na sexta posição.

Charles Leclerc que assumiu o carro da Ferrari depois de Carlos Sainz guiar pela manhã, ficou com o quarto lugar na tabela de tempos, logo atrás do seu companheiro de equipe. Lando Norris que também enfrentou alguns probleminhas com a McLaren, conseguiu levar o carro da equipe para a quinta posição, anotando 1m33s462 quando melhorou a sua marca no final da sessão.

A Fórmula 1 retorna nesta sexta-feira para o segundo dia de testes no Bahrein.

Tarde

Após uma hora de pausa, os pilotos foram mais uma vez liberados ao traçado. Nove dos dez times dividiram a participação dos seus pilotos para este primeiro dia de atividades, mas a Red Bull foi a única equipe que permaneceu sem trocar o piloto, desta forma, Max Verstappen retornou ao traçado para a sessão vespertina.

Nyck De Vries, Esteban Ocon, Charles Leclerc, Logan Sargeant, Fernando Alonso, Lando Norris, Lewis Hamilton, Kevin Magnussen, Valtteri Bottas e Max Verstappen foram escalados para participar da sessão vespertina. Antes dos pilotos serem liberados, a ação nos boxes foi intensa, pois as equipes estavam deixando o carro preparado para o próximo piloto do cronograma.

LEIA MAIS: Equipes realizam suas primeiras avaliações no Bahrein. Verstappen lidera manhã de testes

A atividade da manhã foi liderada por Max Verstappen, após o holandês superar Carlos Sainz. A Red Bull também foi a equipe mais veloz da sessão, chamando a atenção nesta avaliação inicial.

O vento se intensificou durante a sessão vespertina, mas as temperaturas ainda estavam bem altas. Dando prosseguimento as avaliações aerodinâmicas, novamente a Ferrari enviou o carro com os aero rakes, além disso, as equipes estavam mais uma vez avaliando os seus equipamentos fazendo uso do flow-vis.

“O Flow-vis é um pó fluorescente que é misturamos com um óleo leve, geralmente parafina. Você pinta generosamente o carro, o carro então sai e, conforme ele aumenta a velocidade e passa por uma curva, a tinta seca à medida que o óleo leve evapora e você consegue visualizar, com muita clareza, que tipo de estrutura de fluxo”, explicou Rob Smedley sobre o flow-vis.

Quando os carros passam pelos boxes algumas alterações são realizadas (como novos ajustes, trocas de peças…) então assim que o carro retorna ao traçado, mais uma rodada de coleta de dados é realizada. Foi possível notar Charles Leclerc atacando as zebras, enquanto usava o aero rake na parte traseira do carro.

Foi nesta sessão que Lewis Hamilton assumiu o W14 da Mercedes, o piloto inglês tinha passado a manhã nos boxes junto com a equipe, enquanto aguardava a sua vez para conduzir o carro pelo Circuito de Sakhir. Assim como na atividade da manhã, os carros estavam raspando parte dos assoalhos no asfalto, gerando algumas faíscas e imagens bem legais captadas pelas câmeras.

Magnussen, assim como Hülkenberg pela manhã perdeu o controle da traseira do seu carro, algo semelhante aconteceu com Leclerc que verificava o SF-23.

Fernando Alonso completou duas voltas antes de retornar aos boxes e passar por uma série de verificações, os rumores era uma problema no assoalho. Para o primeiro dia de atividades no Bahrein a Aston Martin está trabalhando no resfriamento da unidade de potência, trabalho do carro com os freios, além de coleta de dados usando os equipamentos e sensores que identificam o comportamento aerodinâmico do carro.

Esteban Ocon também precisou passar pelos boxes depois de poucas voltas, pois o retrovisor do seu carro estava relativamente solto. A equipe utilizou uma fita para fazer a fixação da peça e passou a trabalhar nos ajustes.

Leclerc liderava os pilotos que assumiram os carros a tarde, o monegasco obteve 1m34s896, próximo do 1m34s888 obtido por Piastri nesta manhã.

Quando restavam cerca de 2h50 de atividade, Leclerc saltou para o sexto lugar ao anotar 1m34s352 com o SF-23, em seu carro estava instalado um novo conjunto de pneus médios. Foi neste mesmo momento que Max Verstappen completou 100 voltas no traçado com o RB19. Fernando Alonso retornou para a pista e anotou 1m35s255, enquanto um jogo de pneus médios novos estava instalado em seu carro.

Alonso também estava na luta para adquirir mais quilometragem com o AMR23, mas teve uma oportunidade de saltar para o sexto lugar depois que anotou 1m33s764 com os pneus médios. Na sequência Lewis Hamilton saltou para a terceira posição com a Mercedes anotando 1m33s504 depois de uma sequência de voltas rápidas.

A McLaren não teve um bom primeiro dia no Bahrein, pois a equipe estava enfrentando um problema nos freios, algo que lembra a temporada passada, por conta da repetição do problema com a equipe de Woking. No ano passado a McLaren identificou um problema no resfriamento dos freios e precisaram providenciar algumas alterações ainda no início do Campeonato.

O vento ainda era intenso colaborando para mais alguns erros, principalmente na curva 10.

Com mais duas horas de atividade pela frente, Max Verstappen melhorou a sua marca para 1m21s837, dois de usar um novo conjunto de pneus médios. A atividade foi seguida por mais algumas voltas em modo de simulação de corrida, além de ajustes nos boxes.

A tarde foi dando espaço para a noite no Bahrein e neste horário mais próximo da situação que as equipes vão enfrentar no próximo fim de semana, as equipes tiveram a chance de realizar mais uma porção de voltas em simulação de corrida e até experimentar um novo jogo de pneus médios, se preparando para o primeiro embate da temporada. Apenas Alexander Albon se arriscou em uma avaliação com os pneus macios.

Restando 48 minutos para o final, Alonso registrou 1m32s866 usando um jogo de pneus médios novos e saltou para o segundo lugar ao anotar 1m32s866, pouco depois o piloto fritou o conjunto de novos pneus. Leclerc então assumir o quarto lugar cravando 1m33s267, também com um novo jogo de pneus médios instalados em seu carro. Foi neste momento que Max Verstappen seguiu para os boxes para fazer uma parada e os mecânicos enfrentaram um problema com o macaco usado para levantar o carro. Do freio traseiro direito, uma fumaça começou a sair, mas a equipe concluiu a troca dos pneus.

Depois de alguns problemas, Norris pode completar suas voltas com mais segurança pelo circuito, o inglês passou a ocupar o oitavo lugar, anotando 1m33s880 com os pneus médios.

A Williams mais uma vez espalhou o flow-vis em seu carro, para mais testes aerodinâmicos, assim como a Aston Martin que espalhou a tinta ao longo da parte direita do carro, enquanto o equipamento era conduzido por Alonso.

Restando meia hora para o final da atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Sainz, Leclerc, Hamilton, Albon, Zhou, Norris, Russell e Sargeant.

Os últimos quinze minutos foram mais uma vez usados pela FIA para testes, desta forma foram agitadas as bandeiras amarelas e o Virtual Safety Car foi testado.

A Ferrari ainda teve tempo para liberar Charles Leclerc com um suporte na asa dianteira, enquanto a Red Bull testava outro macaco para o pit-stop do carro.

O que podemos dizer desse dia no Bahrein? A sessão foi bem produtiva para todos os times, especialmente para Max Verstappen que mostrou muita segurança e confiabilidade com o RB19, o holandês ainda terminou o dia de atividades na liderança.

Mesmo com alguns pequenos problemas, como o que aconteceu com a Aston Martin e McLaren, os times conseguiram completar boas voltas pelo traçado adquirindo muita quilometragem – algo que está ligado a confiabilidade e também conseguiram cumprir parte do seu cronograma, coletando dados valiosos que vão auxiliar os times, principalmente neste início de Campeonato.

A Ferrari e nem mesmo a Haas ou Alfa Romeo enfrentaram problemas no motor, para as equipes clientes é um grande avanço, já que eles perderam em 2022 boa parte da atividade de testes, por conta de problemas. Podemos ter uma temporada mais equilibrada, se alguns times não sofrerem com abandonos. Sainz e Leclerc juntos completaram 135 voltas para a Ferrari, enquanto Verstappen encerrou o dia com 156 giros no RB19.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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