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Max Verstappen lidera TL2 em Barcelona, seguido de perto por Fernando Alonso

A atividade foi mais uma vez marcada por testes. Os piloto fizeram a simulação de corrida, aproveitando para verificar a durabilidade dos pneus

Nesta sexta-feira (02) os pilotos retornaram ao traçado para mais uma porção de verificações. A tabela ficou outra vez bem variada, com os pilotos seguindo os cronogramas estabelecidos pelas equipes. Max Verstappen terminou a sessão na liderança, depois de anotar 1m13s907, com os pneus macios.

A atividade foi bem movimentada, com os competidores passando boa parte da sessão em pista. Os pilotos também estavam testando o layout do circuito que não era usado desde 2007, mas a categoria optou por retomar em 2023.

Fernando Alonso encerrou a atividade na segunda posição com o carro da Aston Martin, no entanto, Lance Stroll era apenas o décimo oitavo colocado. Nico Hülkenberg foi o terceiro colocado, surpreendendo com a posição obtida.

Sergio Pérez se estabeleceu no quarto lugar, seguido de perto por Esteban Ocon. Charles Leclerc e Carlos Sainz fizeram um programa parecido e com isso os pilotos estavam próximos na tabela de tempos. O monegasco foi o sexto colocado, com o espanhol ocupando a sétima posição.

George Russell representou a Mercedes no Top-10, com a oitava posição, mas Lewis Hamilton era o décimo primeiro colocado. Valtteri Bottas ocupou a nona posição com a Alfa Romeo, em mais um bom trabalho durante os treinos livres. Pierre Gasly fechou em décimo com o segundo carro da Alpine.

A chuva não apareceu no traçado, desta forma a sessão não foi interrompida e nem mesmo seu ritmo foi alterado.

Saiba como foi o TL2 da Fórmula 1 em Barcelona

A temperatura na pista estava na casa dos 37°C, com 24°C no ambiente. Algumas nuvens estavam marcando presença no entorno do traçado, colaborando para reduzir um pouco as temperaturas o asfalto.

Neste início da atividade, vários competidores foram ao traçado com os pneus de teste (T), eram eles, Piastri, Tsunoda, Alonso, De Vries, Hamilton, Sargeant, Pérez e Verstappen. Os outros competidores trabalhavam com os pneus médios e duros, enquanto a Ferrari enviou a sua dupla de piloto com os pneus macios instalados.

Não demorou para Sainz surgir na ponta, anotando 1m14s999, enquanto Leclerc estava separado por 0s601 do companheiro de equipe. Verstappen era o terceiro colocado depois de registrar 1m15s655.

Após dez minutos de atividade, os 20 pilotos estavam pelo traçado e os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Verstappen, Norris, Ocon, Hülkenberg, Zhou, Bottas, Albon e Magnussen. Verstappen fez uma breve passagem pelos boxes eliminando a utilização dos pneus de teste, para instalar os compostos médios.

Na sequência, Leclerc anotou 1m15s222 melhorando a sua marca para ficar mais próximo de Sainz. A Ferrari estava realizando mais testes aerodinâmicos, trabalhando com o flow-vis. Gasly atacou uma zebra do traçado e com isso o carro perdeu algumas peças pelo traçado, o piloto da Alpine era apenas o décimo terceiro colocado, avaliando os pneus duros.

Não demorou para outra vez, Max Verstappen da Red Bull surgiu na ponta ao anotar 1m14s968. O holandês cometeu um erro na sua volta, mas seguiu com um bom desempenho. Oscar Piastri atrapalhou uma volta rápida de George Russell e os pilotos quase se acertaram no traçado. Sobrou para o piloto britânico passear pela brita.

Com a pista mais vazia, depois de grande parte do grid trabalhar com os pneus médios nos primeiros 20 minutos da atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Leclerc, Alonso, Pérez, De Vries, Tsunoda, Russell, Stroll e Norris. Alonso completou sete giros com os compostos médios, antes de retornar aos boxes.

Aos poucos os competidores foram retornando ao traçado usando um novo jogo de pneus macios. Albon saltou para a terceira posição ao anotar 1m15s056, enquanto Sargeant ocupou a sexta posição com o segundo carro da Williams – também trabalhando com os pneus macios.

Após 25 minutos de atividade, Leclerc saltou para a ponta com 1m14s246, superando o tempo de Sainz por 0s028. A atividade ficou ainda mais movimentada.

O tempo de Leclerc foi pulverizado, Verstappen apareceu na ponta anotando 1m13s907, enquanto Alonso ficou com a segunda posição, seguido por Hülkenberg, Pérez e Ocon. Leclerc e Sainz foram empurrados para o 6º e 7º lugar, respectivamente.

Restando 20 minutos para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Hülkenberg, Pérez, Ocon, Leclerc, Sainz, Russell, Bottas e Gasly. Novamente a atividade foi marcada por avaliações dos carros. Sem uma bandeira vermelha aparecer na sessão, os pilotos foram completando os seus cronogramas.

https://twitter.com/F1/status/1664657337578078210

Os pilotos se dedicaram a simulação de corrida, para dar continuidade a coleta de dados. As nuvens foram ficando cada vez mais carregadas no traçado, mas a chuva não era esperada até o final da atividade. No entanto, com o traçado mais encoberto, três graus caíram desde o começo da atividade.

Foi neste momento que alguns competidores aproveitaram para fazer um stint maior com os pneus de testes. Sainz tinha cerca de 11 voltas consecutivas neste pneu. Piastri, Norris, Bottas e Albon também estavam com o pneu duro de testes instalado.

O ritmo de corrida recebeu mais atenção nesta fase final da sessão. Os tempos eram mais altos, além dos stints mais longos.

Próximo do encerramento da sessão, Ocon reclamou a entrega de potência das baterias, que estava muito desregulada. O piloto da Alpine seguiu na pista para finalizar a atividade e participar do teste de largada.

https://twitter.com/F1/status/1664664506520285185

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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