As pilotas da F1 Academy estão em Barcelona nesta semana para realizar a pré-temporada com as suas equipes. A atividade tem como foco a preparação das competidoras para enfrentar a primeira temporada da categoria destinada apenas para as mulheres.
São cinco equipes que compõe a F1 Academy e cada uma delas contará com três pilotas, totalizando um grid de 15 competidoras. Os times participantes são: ART Grand Prix, Campos Racing, Carlin, MP Motorsport e Prema.
Três dias de atividades foram reservados no Circuito da Catalunha para a preparação das pilotas. Nesta segunda-feira (10) as pilotas foram encaminhadas para compromissos de mídia, fotos oficiais da categoria e outras preparações.
Nos próximos dias elas terão contato com o carro, completando as suas primeiras voltas em seus equipamentos.
Touch down in @Circuitcat_es for the first preseason test of @f1academy with my @PREMA_Team new car and livery! 🤩🫶🏼
VAMOS! 🇪🇸❤️ pic.twitter.com/XV31MarIkm
— Marta García (@martaracing) April 10, 2023
LEIA MAIS: Saiba quais pilotas vão disputar a F1 Academy em 2023
A ART Grand Prix que é uma equipe conceituada na base e já colaborou na carreira de vários pilotos que chegaram à F1. A equipe optou por esse desafio para também auxiliar as mulheres a chegar com mais preparo nos próximos degraus do automobilismo.
“Tomamos a decisão de entrar na F1 Academy porque realmente acreditamos que é um bom caminho a seguir. É um novo desafio, muito bom. Temos conversado por anos e anos sobre como dar uma chance adequada para as meninas terem sucesso em nosso esporte. Até agora, os caminhos nem sempre eram perfeitos para dar a elas a melhor chance. A forma como esta categoria foi criada dá há elas uma boa oportunidade. Na ART, ficamos felizes em nos juntar a categoria e fazer outra coisa. É um desafio muito legal”, afirmou o chefe de equipe Sébastien Philippe.
TESTS WEEK 🏎️
This week we will be in Barcelona for our first F1 Academy tests on Tuesday and Wednesday 👀
Thursday and Friday our Formula 3 team will take over for these mid-season tests.
And finally our Freca team will be in Monza for tests too 🫡#F3 #FRECA #F1Academy pic.twitter.com/xad8Uk8QML
— ART Grand Prix (@ARTGP) April 10, 2023
O maior desafio é construir um caminho que as pilotas possam crescer e ter as mesmas oportunidades que até o momento só eram oferecidas aos homens.
Car #10 is ready 👊
Join @AbbiPulling as she gives you a tour of her 2023 challenger ⬇️ #F1Academy pic.twitter.com/XISfvYlDdN
— F1 Academy (@f1academy) April 10, 2023
A F1 Academy quer oferecer o máximo de tempo possível em pista para as pilotas, essa é uma das características que também atraiu essas equipes que estão colaborando com a categoria. Com muitas horas passando em contato com os carros, vagas subsidiadas e outros meios para gerir a categoria, as pilotas tem a oportunidade se preparar na pista e evoluir rapidamente.
“Serão muitos testes, duas sessões de treinos livres e três corridas por fim de semana. O objetivo é obter muita quilometragem para ajuda-las a se desenvolver e facilitar o futuro”, seguiu.