A F1 Academy começa em abril, com o primeiro evento programado para ser realizado no circuito do Red Bull Ring, na Áustria no dia 29 de abril. O grid da categoria já está definido, os anúncios foram realizados ao longo dos últimos meses.
A categoria feminina tem por objetivo auxiliar as mulheres no automobilismo. Sabemos que os caminhos para construir uma carreira sólida no automobilismo são bem complicado, para as mulheres o desafio é ainda maior, pois não é sempre que elas encontram apoio. A falta de incentivo nas carreiras, chances e oportunidades, dificuldade para obter patrocínio, tudo isso são fatores que atrapalham o desenvolvimento das mulheres no automobilismo.
Falharam ao auxiliar as mulheres, principalmente quando não construíram uma base sólida com caminhos que auxiliassem as competidoras. A F1 Academy tentará suprir uma lacuna contribuindo com as pilotas que deixaram o Kart e vão ingressar nos campeonatos de fórmula. O carro usado pela categoria exclusivamente feminina é um modelo F4.
Cinco times estão participando da F1 Academy, nomes já conhecidos do automobilismo e principalmente das categorias de base, são elas: ART Grand Prix, Campos, MP Motorsport, Prema e Carlin. Cada uma das equipes selecionou três pilotas para compor o seu time, totalizando 15 competidoras no grid da primeira temporada da F1 Academy.
As pilotas estão ansiosas para o início do Campeonato, sete eventos serão realizados, totalizando 21 corridas ao final do calendário. Diferente da W Series, a F1 Academy não correrá todos os finais de semana com a Fórmula 1, mas as categorias vão se encontrar no Circuito das Américas em outubro para que a última batalha do campeonato feminino seja disputado.
O grid conta com algumas pilotas que foram da W Series, mas sem perspectiva da categoria retornar, a F1 Academy se tornou uma opção para as competidoras. Outro ponto atrativo é que as pilotas vão estabelecer um relacionamento com equipes que também estão presentes na F2 e F3, podendo conseguir em algum momento a oportunidade de correr nessas outras categorias e avançar no automobilismo.
Esperamos que esse plano seja o mais bem estruturado possível, pois quando a W Series estava operando, algumas pilotas conseguiram estreitar os laços com equipes de Fórmula 1, mas faltou oportunidade para participar das categorias de base.
The F1 Academy calendar is here! 🗓️
Starting in April, the inaugural season will see us take on 21 races at seven iconic circuits, finishing in Austin where we will support @F1's US Grand Prix 🤩✨#F1Academy pic.twitter.com/DsE24fsp4H
— F1 Academy (@f1academy) February 23, 2023