Neste domingo (03) no Autódromo Nacional de Monza, na Itália tivemos uma corrida marcada pela ação do Safety Car e pouco tempo com bandeira verde. Vários acidentes aconteceram ao longo das 30 voltas programadas para a Corrida Principal da Fórmula 2. Oliver Bearman faturou a sua quarta vitória na Fórmula 2, depois de surpreender Théo Pourchaire em um duelo que aconteceu poucos metros depois da largada.
Bearman fez uma corrida sólida, mas precisou manter o controle durante as relargadas, esteve na ponta por quase toda a prova. As intervenções do Safety Car prejudicaram o desenvolvimento da prova e complicou até mesmo os duelos em pista.
A segunda posição ficou com Ayumu Iwasa, o piloto da DAMS realizou uma brilhante corrida de recuperação e conquistou 13 posições desde a largada. No final da prova, quando ocorreu a última relargada, Iwasa realizou a ultrapassagem decisiva para superar Théo Pourchaire e faturar o segundo lugar, aproveitando o momento para descontar pontos de Frederik Vesti que lidou com um abandono.
O francês da ART Grand Prix, certamente não ficou satisfeito com o pódio, principalmente após começar a corrida da pole. No entanto, Théo Pourchaire leva pontos importantes para a casa e agora aguarda até o final de novembro para participar do último duelo da temporada.
O Campeonato segue vivo, mas Pourchaire tem certa vantagem. Vesti abandonou a corrida ainda na primeira volta, quando tentou realizar uma ultrapassagem em Roman Stanek, seu otimismo nesta decisão fez com que o piloto rodasse. Vesti venceu no sábado e tinha realizado uma boa largada neste domingo – o resultado da prova poderia ser bem diferente.
Com a punição de Richard Verschoor no final da corrida, Enzo Fittipaldi faturou a quarta posição. O brasileiro também conseguiu se recuperar na corrida depois de realizar uma classificação ruim, que rendeu a 13ª posição para a largada.
Saiba como foi a Corrida Principal da F2 na Itália
Frederik Vesti venceu a corrida Sprint deste sábado, enquanto Théo Pourchaire que largou da 10ª posição, faturou o quarto lugar. Ayumu Iwasa por sua vez, completava a quarta corrida sem pontos.
Neste domingo, Théo Pourchaire fez valer a pole conquistada na sexta-feira, portanto, começou a corrida do domingo ocupando a primeira posição e ao seu lado o francês tinha Oliver Bearman. Frederik Vesti iniciou a prova ocupando a oitava posição, enquanto Ayumu Iwasa era o décimo quinto colocado. Pourchaire tinha 9 pontos de vantagem para o piloto da Prema.
Largada autorizada, Bearman rapidamente começou a lutar pela primeira posição, seu carro respondeu melhor e o piloto saltou para a ponta, com Pourchaire ficando com a segunda posição. Stanek se manteve o terceiro lugar, mas Martins passou a ocupar a quarta posição, enquanto Vesti já era o quinto colocado. No entanto, não demorou muito para o Safety Car entrar em pista.
Vesti tentou uma ultrapassagem mais agressiva em Stanek, o adversário não deixou muito espaço e o piloto da Prema rodou na sequência, ficando então pela pista. Isack Hadjar precisou recorrer aos boxes ainda na primeira volta, enquanto Clemént Novalak abandonou a prova.
HUGE MOMENT IN THE TITLE RACE 😱
Vesti is round and glances the barrier after being shuffled wide onto the grass by Stanek!
Advantage, Theo Pourchaire.#ItalianGP #F2 pic.twitter.com/9tcyydKkU3
— Formula 2 (@Formula2) September 3, 2023
O Safety Car entrou em pista e os dez primeiros eram: Bearman, Pourchaire, Martins, Stanek, Maini, Veschoor, Crawford, Hauger, Boschung e Daruvala.
Na passagem pelos boxes, Hauger trocou os pneus e instalou os compostos médios, além da asa dianteira, danificada no começo da volta. Bearman controlou a relargada no início da 4 volta e se manteve na liderança, Pourchaire precisava terminar a prova para somar pontos e aproveitar o abandono de Vesti.
Verschoor tentava uma ultrapassagem em Maini, a pressão era pelo quinto lugar. Daruvala por sua vez, era ameaçado por Doohan, com o piloto da Virtuosi buscando a décima primeira posição.
A corrida seguiu, Fittipaldi era o nono colocado, depois da ultrapassagem concluída em Boschung. Durante o sexto giro, Cordeel precisou recorrer aos boxes, pois, após um toque com Joshua Mason precisou seguir aos boxes para reparos.
O Safety Car retornou mais uma vez para a pista, depois que Arthur Leclerc perdeu o controle do carro na curva 1. Com essa neutralização da prova, na janela de paradas, foi inevitável ver uma movimentação intensa nos boxes, pois os pilotos se lançaram para a troca de pneus. Pourchaire quase retornou na primeira posição, o francês tentou ganhar a posição logo depois da troca de pneus, mas Barman teve uma devolução no pit-lane mais eficiente.
LAP 7 / 30
Safety car deployed once more ⚠️
Leclerc spins on the brakes into Rettifilo and takes out a few of the polystyrene boards, for good measure.#ItalianGP #F2 pic.twitter.com/NR1LBGF6Ey
— Formula 2 (@Formula2) September 3, 2023
Daruvala, Doohan e Iwasa não realizaram as suas trocas de pneus, desta forma saltaram para as primeiras posições no grid. Desta forma os dez primeiros eram: Daruvala, Doohan, Iwasa, Hadjar, Bearman, Pourchaire, Maini, Verschoor, Crawford e Hauger. Pelo incidente com Vesti, Stanek foi punido com cinco segundos.
Virtualmente Hadjar estava à frente de Bearman, mas o piloto não realizou a sua primeira parada dentro da janela obrigatória, desta forma, precisaria retornar aos boxes.
O SC desta vez foi mais longo, antes de permitir a então relargada. O ritmo normal da corrida foi retomado ao final da volta 11. Daruvala controlou a relargada, enquanto era pressionado por Doohan que tentou se manter próximo do adversário. Os primeiros colocados permaneceriam mais tempo em pista, pois largaram com os pneus médios.
O duelo pela primeira posição era acirrada. Iwasa forçou a ultrapassagem e ao apresentar um desempenho melhor do que Daruvala, assumiu a primeira posição. E por incrível que pareça, o retornou ao traçado, Maloney perdeu o controle do carro na reta principal de Monza, após um toque provocado por Nissany e bateu o carro na sequência, o Safety Car retornou para a pista.
LAP 13 / 30
We’re almost immediately back under safety car ⚠️
A heavy impact for Maloney as he crashes on the run down to T1, but he’s out of the car.#ItalianGP #F2 pic.twitter.com/53au5I25eI
— Formula 2 (@Formula2) September 3, 2023
Como o acidente foi na reta principal, os competidores tiveram que passar pelos boxes por conta do atendimento que era realizado com Maloney. Daruvala aproveitou a passagem pelos boxes para realizar a sua troca de pneus, enquanto no giro seguinte, foi a vez Iwasa realizar a sua troca de compostos, deixando então a ponta livre para Bearman. Mason foi punido com 10 segundos pelo incidente que levou Leclerc ao abandono.
O grid foi reorganizado, desta forma os dez primeiros eram: Bearman, Doohan, Pourchaire, Daruvala, Maini, Verschoor, Martins, Crawford, Hauger e Iwasa. A relargada aconteceu ao final da 15 volta. Bearman então controlou a relargada, Doohan estava na segunda posição, separando Pourchaire do piloto da Prema.
A relargada foi tranquila e não precisou outra vez da intervenção do Safety Car. No entanto, alguns duelos aconteciam, como Crawford duelava com Martins pela sexta posição, o piloto da ART Grand Prix conseguiu recuperar uma posição, desde as paradas nos boxes.
Pourchaire investia em uma ultrapassagem em Doohan, a manobra foi concluída no início da décima oitava volta, quando o francês concluiu a primeira curva à frente do piloto da Virtuosi. O carro de Martins tinha o DRS aberto em todas as partes do circuito, pois o dispositivo estava travada. Martins ocupava a quinta posição.
LAP 18 / 30
Pourchaire gets the move done for second 💪
2.5 seconds the gap to race leader Bearman.#ItalianGP #F2 pic.twitter.com/RNyPQTHRj7
— Formula 2 (@Formula2) September 3, 2023
LAP 20 / 30
Victor Martins’ DRS flap is stuck open 😳
He’s holding on to an oversteering car, but it’s not safe and he’s called to the pits from P5.#ItalianGP #F2 pic.twitter.com/JMVW2ogogK
— Formula 2 (@Formula2) September 3, 2023
Martins tentava se segurar na pista, pois a traseira do carro estava completamente solta. Maini tentava encontrar um espaço no traçado para realizar a ultrapassagem. E ainda na volta 20, a direção de prova solicitou a entrada de Martins nos boxes para realizar reparos. O problema no DRS atrapalhou toda a corrida realizada por Martins até aquele momento. O piloto da Virtuosi foi forçado a abandonar a prova.
LAP 20 / 30
Victor Martins’ DRS flap is stuck open 😳
He’s holding on to an oversteering car, but it’s not safe and he’s called to the pits from P5.#ItalianGP #F2 pic.twitter.com/JMVW2ogogK
— Formula 2 (@Formula2) September 3, 2023
A corrida seguiu, Bearman tinha mais de 2 segundos de vantagem para Pourchaire, enquanto o francês contava com o ponto extra da volta rápida. Nissany recebeu uma punição de Drive Through pelo toque com Maloney que resultou em um acidente forte.
Maini abandonou a corrida com o carro avariado, pois tocou em Crawford, depois de ser fechado pelo adversário. O Safety Car retornou à pista por conta do incidente, desta forma, Doohan, Daruvala e Crawford seguiram aos boxes para realizar uma parada.
Antes da relargada, os dez primeiros eram: Bearman, Pourchaire, Iwasa, Verschoor, Fittipaldi, Hauger, Correa, Cordeel, Boschung e Doohan.
Depois de uma prova bem acidentada, com o Safety Car deixando a pista mais uma vez no final da volta 26, os pilotos tentavam concluir a corrida sem problemas. Bearman tentou fazer o possível para deixar Pourchaire para trás e conseguiu defender a primeira posição. O francês era ameaçado por Iwasa que viu nessa corrida a chance de conquistar pontos importantes. O piloto da Dams encontrou um espaço na pista e fez a ultrapassagem, para ocupar o segundo lugar. Se as posições forem mantidas até o final da prova, Iwasa somará mais 18 pontos, depois de quatro provas sem estar na zona de pontuação.
Restando duas voltas para o final, Doohan encontrou um espaço para fazer a ultrapassagem em Correa. Na sequência, Crawford perdeu o controle do carro, imediatamente o Virtual SC foi acionado e pouco depois ele se tornou um SC real. Bearman venceu a corrida, enquanto Iwasa conseguiu fazer uma prova de recuperação, para conquistar 13 posições desde a largada para concluir a prova na segunda posição. Pourchaire teve que se contentar com o terceiro lugar depois de faturar a pole.
LAP 29 / 30
SAFETY CAR ⚠️
Crawford goes through the gravel at Ascari and stops on exit.
This will end the race, surely.#ItalianGP #F2 pic.twitter.com/w3RHBh7hjY
— Formula 2 (@Formula2) September 3, 2023
Verschoor foi punido ao final da corrida, desta forma Fittipaldi obteve a 4ª posição.
Your provisional Top 10 from the Feature Race 🇮🇹👇#ItalianGP #F2 pic.twitter.com/bspJibVmwl
— Formula 2 (@Formula2) September 3, 2023