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Na casa da Ferrari, Sainz supera Verstappen e se estabelece como pole do GP da Itália 2023

Sainz conseguiu obter mais uma volta rápida no circuito de Monza, para se sagrar pole na casa da Ferrari

Na casa da Ferrari, Carlos Sainz conquista a pole do GP da Itália. O espanhol conseguiu uma última volta rápida no Autódromo Nacional de Monza para se estabelecer na ponta, após superar Max Verstappen e Charles Leclerc.

Desde a sexta-feira, Sainz estava imprimindo um ritmo muito forte no circuito e brigando pela ponto, algo que gerou grande expectativa para a classificação. O espanhol encerrou o TL3 como líder, mas a Red Bull poderia mostrar um pouco mais como tem feito nas últimas etapas.

Conforme as fases da classificação foram avançando, Sainz desemprenha um ritmo forte em todas elas. O espanhol já tinha uma boa primeira marca, mas foi superado por Leclerc e Verstappen no segundo giro do Q3. Sainz precisou encontrar mais uma volta rápida em Monza, no templo da velocidade, para se definir como pole da etapa.

Em ritmo de classificação a performance da Ferrari chamou a atenção, resta saber como será neste domingo. Sainz vai dividir a primeira fila com Verstappen, enquanto Charles Leclerc terá ao seu lado George Russell.

Sergio Pérez ficou apenas com a quinta posição, seguido de perto por Alexander Albon que mostrou mais uma vez um bom desempenho com a Williams. Oscar Pistri e Lando Norris tiveram um pouco mais de dificuldade nesta classificação, mas o australiano faturou o sétimo lugar, enquanto o piloto britânico ficou com a nona posição. Lewis Hamilton quebrou a dobradinha da McLaren, ocupando a oitava posição. Fernando Alonso completou o top-10 com o décimo lugar.

A Fórmula 1 retorna neste domingo (03) às 11h (pelo horário de Brasília) para a realização do GP da Itália.

Saiba como foi a Classificação do GP da Itália

Os times voltaram a se encontrar no Circuito de Monza para a realização da classificação. A temperatura na pista estava na casa dos 41°C, com 28°C no ambiente.

Q1

Por conta da ATA em vigor, a classificação será realizada com uma configuração diferente. No Q1 os times são obrigados a usar apenas os pneus duros. Com a pista quente e trabalhando com a gama mais macia de pneus, obter temperatura nestes compostos não seria um desafio.

A dupla da AlphaTauri foi a única a liberar os seus compostos para o traçado com os pneus duros usados, enquanto o restante já apostava em um composto novo neste primeiro giro rápido pelo traçado.

Os tempos começaram a aparecer na tabela de tempos, Yuki Tsunoda registrou 1m23s234, mas rapidamente Max Verstappen saltou para a ponta anotando 1m22s047, mas o tempo do holandês foi deletado por cortar a curva 7. Desta forma, Alexander Albon surgiu na ponta, com a marca de 1m22s123, superando Russell por 0s025.

Lawson e Tsunoda retornaram aos boxes para substituir os seus compostos, após uma primeira volta com aquele jogo de compostos. No entanto, outros competidores persistiam em se manter na pista trabalhando com os pneus que já estavam instalados no carro, chegando ao quarto giro.

Restando dez voltas para o encerramento do Q1, Fernando Alonso teve o seu tempo de volta deletado, também por cortar a curva 7. Os dez primeiros eram: Albon, Russell, Pérez, Sainz, Sargeant, Zhou, Norris, Leclerc, Hamilton e Bottas. Ocon e Norris quase se tocaram, na disputa por espaço na pista.

Verstappen saltou para a ponta após a primeira volta deletada, o holandês anotou 1m21s573, seguido por Pérez com a marca de 1m21s911. Ocon por sua vez extravasou os limites de pista e se mantinha na zona de eliminação ocupando apenas o décimo nono lugar.


 

Restando cinco minutos para o encerramento do Q1, estavam na zona de eliminação: Gasly, Piastri, Hülkenberg, Ocon e Stroll. Sainz conseguiu superar Leclerc, com a marca de 1m21s965, ocupando a terceira posição.

Verstappen saltou para a ponta após a primeira volta deletada, o holandês anotou 1m21s573, seguido por Pérez com a marca de 1m21s911. Ocon por sua vez extravasou os limites de pista e se mantinha na zona de eliminação ocupando apenas o décimo nono lugar.

Nos últimos três minutos, alguns pilotos retornavam ao traçado com pneus duros novos, para buscar um último giro rápido no traçado. Tiveram voltas deletadas, Piastri, Gasly e Ocon, mas por cometerem infrações em pontos diferentes da pista.

Com o cronômetro zerado, Sargeant melhorou a sua marca para 1m21s930, dando um salto para quinta posição. Tsunoda ficou com o quarto lugar, com o tempo de 1m21s852. Albon retornou para as cabeças da tabela, cravando 1m21s661.

Com Piastri se salvando da eliminação, Zhou entrou na zona de corte e para completar o piloto da Alfa Romeo ainda teve sua volta deletada. A dupla da Alpine não conseguiu um bom desempenho e também passaram pela eliminação. Enquanto Alonso ocupava a décima posição, Lance Stroll foi apenas o 20º.

Charles Leclerc e Carlos Sainz serão investigados ao final da classificação, para saber se os pilotos respeitaram o delta (1m41s) que precisava ser mantido nesta sessão, para não prejudicar outros pilotos.

Eliminados

16) Zhou Guanyu – 1m22s390
17) Pierre Gasly – 1m22s545
18) Esteban Ocon – 1m22s548
19) Kevin Magnussen – 1m22s592
20) Lance Stroll – 1m22s860

Q2

No Q2 era obrigatório o uso dos pneus médios (faixa amarela). Os times não perderam tempo e encaminharam os pilotos ao traçado com compostos novos. Verstappen, imediatamente liderava a sessão com a marca 1m21s035, seguido por Charles Leclerc que anotou 1m21s175.

Na sequência Carlos Sainz conseguiu superar mais uma vez Verstappen, separados por 0s044 para ocupar então a liderança da tabela. Assim que todos os pilotos conseguiram uma volta rápida, os dez primeiros eram: Sainz, Verstappen, Leclerc, Albon, Pérez, Russell, Alonso, Norris, Piastri e Tsunoda.

Russell e Hamilton foram os últimos a completar volta no Q2, o dono do carro #63 ocupou a sexta posição, enquanto o heptacampeão mundial estava na zona de corte, com a décima segunda posição – Hamilton reclamou da falta de aderência. A McLaren completou quatro voltas com os pneus médios, antes de retornar aos boxes.

Restando cerca de três minutos para o término da classificação, todos os pilotos retornaram para a pista com um novo jogo de pneus médios. Os pilotos começaram a negociar espaço na pista, por conta do delta e para não se prejudicar a busca pela volta rápida. Leclerc melhorou a sua marca para 1m20s977 ficando com a segunda posição. Verstappen saltou para a ponta com 1m20s937. Sainz por sua vez, abortou a volta, pois não estava ameaçado.

Hamilton se livrou da eliminação com o sexto lugar. Tsunoda e Lawson foram empurrados para a zona de eliminação. Sargeant comete um erro na Parabólica e não conseguiu melhorar a sua marca, portanto, a Williams representava a equipe no Q3.

Eliminados

11) Yuki Tsunoda – 1m21s594
12) Liam Lawson – 1m21s758
13) Nico Hülkenberg – 1m21s776
14) Valtteri Bottas – 1m21s940
15) Logan Sargeant – 1m21s944

Q3

Na última fase da classificação, todos os pilotos precisavam usar pneus macios. Sainz registrou a melhor volta na primeira tentativa, anotando 1m20s523, seguido por Leclerc que registrou 1m20s564, separados por 0s032. Verstappen se estabeleceu na terceira posição, com a marca de 1m20s631, depois de cometer um pequeno erro na curva 5.

George Russell ocupou a quarta posição, seguido por Alexander Albon, Pérez, Norris, Piastri, Hamilton e Alonso. Apenas do oitavo ao 10, os tempos foram obtidos na casa de 1m20s.

Os pilotos retornaram aos boxes para preparar os carros para uma nova saída com pneus macios novos. A nova liberação aconteceu quando retavam cerca de três minutos para o encerramento da atividade. Leclerc registrou 1m20s361 de cara para o vento, mas na sequência Vestappen obteve 1m20s307. No entanto, Carlos Sainz tinha um pouco mais para tirar do carro e anotou 1m20s294, faturando a sua quarta pole da carreira.

O espanhol dividirá a primeira fila com Verstappen, Leclerc terá ao lado de Russell. Pérez obteve apenas a quinta posição, seguido por Albon.

Os comissários comunicaram que nenhuma investigação será necessária quanto ao problema do delta de Leclerc e Sainz no Q1. Atestaram que a dupla de pilotos não guiou de forma desnecessáriamente lenta, desta forma, não quebraram a regra e o acordo estabelecido para a classificação em Monza.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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