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Após travar duelo intenso com Sainz, Verstappen conquista 10ª vitória consecutiva na Itália

Max Verstappen venceu a corrida em Monza, faturando a 47ª vitória da carreira. Sainz resistiu ao máximo investidas de Verstappen, Pérez e Leclerc para faturar pódio na casa da Ferrari

Max Verstappen venceu o GP da Itália disputado neste domingo (03) no Autódromo Nacional de Monza. No entanto, o holandês precisou batalhar com Carlos Sainz pelo primeiro lugar e a briga foi dura, pois o piloto da Ferrari optou por não entregar a posição com facilidade. Sainz soube escolher melhor a posição em pista, fez ótimas defesas até que no 16º giro, os pneus do piloto espanhol já estavam comprometidos, Verstappen realizou a ultrapassagem e desapareceu na ponta.

O piloto holandês chega à marca de 10 vitórias consecutivas e a 12ª do ano. Sergio Pérez precisou duelar com a Ferrari, mas mais ainda com Sainz, o mexicano obteve o segundo lugar, completando uma dobradinha com a Red Bull. Assim como Verstappen, Pérez teve uma batalha dura com Sainz e reclamou algumas vezes no rádio da atitude do competidor.

O espanhol da Ferrari, ficou com a terceira posição faturando o pódio mais que merecido neste fim de semana. O piloto além de lidar com as investidas de Verstappen e Pérez, foi ameaçado por Charles Leclerc até o final da corrida. Nas últimas voltas da prova ainda não se sabia se Carlos ou Charles ficaram com o pódio, pois o duelo entre eles se intensificou até que a Ferrari precisou intervir, pedindo para os pilotos não prejudicarem a corrida. Leclerc cometeu um erro na última volta, o que deu uma pequena margem para Sainz cruzar a linha de chegada na terceira posição. O monegasco tentou se valer os pneus de Sainz estar em frangalhos depois do duelo com Pérez, mas o espanhol fez valer a pole no sábado do jeito que era possível. Desta forma, o monegasco precisou se contentar com o quarto lugar.

George Russell e Lewis Hamilton encerram a corrida ocupando a 5ª e a 6ª posição, respectivamente, no entanto, os dois pilotos se envolveram em incidentes que geraram punições. Russell por ter cortado a pista e ganhar vantagem duradoura, enquanto, Hamilton se envolveu em um incidente com Oscar Piastri que danificou o carro do piloto da McLaren e tirou o australiano da zona de pontuação.

Alexander Albon fez mais uma grande corrida neste domingo, resistiu as investidas da McLaren e faturou o sétimo lugar. O tailandês foi ultrapassado por Hamilton no final da prova e a punição aplicada ao piloto da Mercedes não possibilitou que Albon retornasse ao 6º lugar.

Lando Norris representou a McLaren na zona de pontuação com o oitavo lugar conquistado, seguido por Fernando Alonso e Valtteri Bottas que completaram o Top-10.

Grande parte do grid não optou por uma segunda parada, mas ainda tivemos vários duelos até a corrida ser encerrada.

A Fórmula 1 realiza uma pausa agora retorna nos dias 15 – 17 de setembro para a realização do GP de Singapura.

Saiba como foi o GP da Itália

No sábado, Carlos Sainz superou Max Verstappen e Charles Leclerc para faturar a pole do GP da Itália, depois de apresentar um ritmo forte durante todo o fim de semana.

A temperatura estava alta, na pista era de 43°C, com 29°C no ambiente.

Largaram com os pneus duros, apenas Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen. O restante dos pilotos apostou nos pneus médios. Os cinco primeiros colocados contavam com pneus médios novos em seus carros.

Na volta de formação do grid, o carro de Yuki Tsunoda apresentou um problema no motor. O piloto precisou encostar o carro na grama e a equipe de pista imediatamente começou a trabalhar para realizar a remoção do carro.

Com a largada abortada, os mecânicos retornaram para a pista para acompanhar os carros antes de uma nova largada ser preparada. No entanto, foi necessário debitar uma volta da corrida, por conta dessa volta adcional de apresentação.

Tsunoda era o 11º colocado, enquanto Liam Lawson ocupava o 12º lugar, desta forma o neozelandês começaria a corrida sem ter o companheiro de equipe ao seu lado.

Depois que as luzes de largada apresentaram um problema, liberaram a entrada das equipes no grid outra vez para acompanhar os carros. Uma nova tentativa de largada foi marcada para às 10h20 (pelo horário de Brasília). A corrida teria duração de 51 voltas.

Largada autorizada, Carlos Sainz manteve a dianteira, mesmo sendo pressionado por Max Verstappen. Charles Leclerc se manteve na terceira posição, enquanto a dupla da McLaren avançou, com Oscar Piastri tomando o sexto lugar ao superar Alexander Albon.

Antes do final da primeira volta, Norris superou Lewis Hamilton para ocupar a sétima posição. No entanto, na segunda volta, Piastri reassumiu a sexta posição, devolvendo Piastri para o sétimo lugar.

Os pilotos se mantinham próximos, Sainz não conseguia se livrar de Verstappen, enquanto Leclerc também se esforçava para andar próximo do piloto da Red Bull.

O DRS foi ativado na terceira volta, permitindo que as batalhas ficassem mais intensa, principalmente entre os três primeiros colocados.

A corrida seguiu e com seis voltas, os dez primeiros eram: Sainz, Verstappen, Leclerc, Russell, Pérez, Albon, Piastri, Norris, Hamilton e Hülkenberg. Verstappen tentava de todas as formas se aproximar de Sainz, mas o piloto espanhol conseguia defender a primeira posição.

Hamilton pressionava Norris pela oitava posição, mas o piloto da McLaren contava com o uso do DRS por ter o seu companheiro de equipe à frente. Pérez e Russell batalhavam pela quarta posição.

Com 11 voltas, Pierre Gasly foi aos boxes para substituir os pneus médios e instalar os compostos duros. A parada do piloto francês não foi muito boa. Sainz e ainda permanecia realizando a defesa de posição. O mesmo acontecia entre Russell e Pérez.

Zhou também foi aos boxes, para realizar a sua parada obrigatória, desta forma a movimentação começou a ficar mais intensa entre os últimos colocados. Alonso realizou a ultrapassagem em Hülkenerg e assumiu a décima posição que até aquele momento era do piloto da Haas.

Na décima quarta volta, Russell e Pérez cortaram a curva 1, mas o piloto da Red Bull precisou devolver a posição.

E foi na décima quinta volta, que Sainz lidou com a ultrapassagem de Verstappen, mas o piloto espanhol fez o máximo para resistir a investida do holandês. Foi neste momento que Leclerc se aproximou de Sainz, para brigar pela segunda posição.

No décimo sexto giro, Russell foi ultrapassado por Pérez, deixando o piloto da Red Bull buscar a dupla da Ferrari.

Na volta 19, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Leclerc, Pérez, Russell, Piastri, Norris, Hamilton, Alonso e Bottas. Verstappen tinha mais de cinco segundos de vantagem para a Ferrari.

Na volta seguinte foi a vez de Carlos Sainz seguir aos boxes para instalar os pneus duros. O espanhol foi devolvido atrás de Valtteri Bottas que atualmente ocupava a oitava posição. Max Verstappen realizou a sua troca na volta seguinte, assim como Leclerc. No virtual, Sainz ainda estava atrás de Verstappen.

Pérez assumiu a liderança da corrida com essa movimentação, seguido por Piastri e Norris. Foi apenas na volta 22 que Pérez realizou a sua troca de pneus, mas o piloto mexicano foi devolvido atrás da dupla da Ferrari, mantendo as posições. Oscar Piastri liderava a prova.

Com 24 Voltas, Piastri e Norris já tinham realizado as suas trocas de pneus, mas retornaram atrás de Albon. Os dois pilotos da McLaren se tocaram depois de um erro. Na ponta, Hamilton perdeu a liderança pois Verstappen retornou à ponta. Russell foi punido com cinco segundos pelo corte na pista e a vantagem duradoura.

Durante a 27 volta, os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Sainz, Leclerc, Pérez, Russell, Albon, Norris, Piastri e Alonso. Na volta seguinte, Hamilton realizou a sua troca obrigatória de pneus, retornando na décima posição. Mas antes do piloto da Mercedes fazer a sua troca de pneus, Sainz conseguiu colocar o piloto da Mercedes entre ele e Leclerc, atrasando o companheiro de equipe.

Hamilton foi devolvido atrás de Alonso, mas quando seu pneu começou a funcionar, o espanhol foi ultrapassado pelo piloto inglês. Na volta 30, Norris atacava Albon pela sexta posição. Pouco depois foi a vez de Pérez pressionar Leclerc e quase foi para fora da pista. No entanto, na volta 32, Pérez concluiu a primeira curva à frente de Leclerc e rapidamente começou a buscar Sainz.

No final do pelotão, os pilotos já estavam trabalhando com uma segunda parada. Sainz reclamava dos seus compostos, mas o engenheiro pediu para ele fazer o seu melhor, já que não tinham certeza se os primeiros colocados também optariam por mais uma parada nos boxes.

Alexander Albon foi estimulado para seguir com o seu ritmo, já que a McLaren já estava enfrenando dificuldade para gerenciar os pneus, desta forma, Albon se mantinha no 6º lugar, mas ainda seguido de perto por Norris e Piastri.

Na volta 39, a investida de Norris deu errado e o piloto da McLaren cortou a curva 1, precisando devolver a posição ao piloto da Williams. A perseguição recomeçou. Com 40 voltas, Pérez chegou em Sainz e começou a pressionar o piloto da Ferrari.

Hülkenberg e Magnussen foram aos boxes na volta 41. Neste mesmo giro, Hamilton atacou Piastri para obter a oitava posição. Ocon seguiu para os boxes, abandonando a corrida.

Na volta seguinte, Piastri e Hamilton se tocaram em uma investida mais dura do piloto da Mercedes. Os dois foram para fora da pista e o carro de Piastri ficou com a asa dianteira danificada.

No giro 43, Pérez tentou mais uma investida de tomar a segunda posição, mas Sainz conseguiu recuperar o segundo lugar, já que o mexicano extravasou os limites de pista na curva 1. Piastri retornou na décima quarta posição, atrás de Lawson.

Restando seis voltas para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Pérez, Leclerc, Russell, Albon, Norris, Hamilton, Alonso e Bottas. Na sequência, Hamilton realizou a ultrapassagem em Norris, mas na sequência foi punido com cinco segundos pelo incidente com Piastri.

Pérez fez novamente a mesma manobra em Sainz, mas precisou novamente devolver a posição para o espanhol. Foi na volta 46 que Pérez conseguiu concluir a ultrapassagem no piloto da Ferrari. Depois de lutar muito e já estar com os pneus degradados, Sainz tentava extrair um pouco mais dos compostos para se manter no pódio.

Na volta 47, Leclerc realizou a ultrapassagem em Sainz na reta principal, mas na sequência, Sainz retomou o terceiro lugar, depois de um erro do monegasco. Os dois ainda se tocaram, mas Sainz saiu melhor na curva.


Hamilton depois de se tocar em Norris, buscou Albon para obter a sexta posição.

Na volta 50, Leclerc tentou mais uma vez a ultrapassagem. A equipe deixou o duelo entre eles seguir um pouco mais, até dar um alerta para o monegasco.

Logan Sargeant foi punido com cinco segundo por conta de um toque com Bottas.

Na última volta, Leclerc cometeu um erro e cortou a curva 1, precisando devolver a posição ao companheiro de equipe. Max Verstappen conquistou a sua décima vitória consecutiva, seguido por Sergio Pérez. Carlos Sainz faturou a terceira posição, depois de obter a pole.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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