ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

El Plan – Alonso deixa Alpine e estabelece contrato de múltiplos anos com a Aston Martin

Fernando Alonso guiará pela Aston Martin a partir de 2023, o espanhol foi escolhido para substituir Sebastian Vettel

Nesta segunda-feira (01) a Aston Martin confirmou a contratação de Fernando Alonso, o bicampeão mundial de Fórmula 1 foi escolhido para substituir Sebastian Vettel após a aposentadoria. O espanhol segue para o novo time com um contrato de múltiplos anos.

Alonso retornou à Fórmula 1 em 2021, após fechar contrato de dois anos com a Alpine. O piloto tinha deixado a categoria em 2018, mas optou pelo retorno, mesmo não correndo em um time tão competitivo. O espanhol fez a diferença nos resultados da Alpine, contribuindo para a reestruturação do time.

Quando Vettel anunciou a sua aposentadoria, o nome do espanhol surgiu como um dos favoritos para substituir o piloto alemão. O grande problema estava: Alonso aceitaria mais uma vez liderar um projeto? Alonso aceitou e ainda fechou um contrato de múltiplos anos, afirmando que o time tem bons recursos para trabalhar.

A Aston Martin mostra que é um carro muito mais problemático, um projeto que ainda está engatinhando, mesmo com todas as mudanças feitas por Vettel. Por outro lado, o time acredita que poderá ser mais competitivo no próximo ano.

Assim que Vettel anunciou a sua aposentadoria, a Aston Martin começou as negociações com Alonso, tudo foi resolvido com o GP da Hungria em andamento. Alguns sites cravavam a renovação de contrato de Alonso com a Alpine, mas a realidade é que o espanhol não tinha nada definido ainda. Para a Aston Martin era importante trocar um piloto experiente por outro, mas além disso, ter um competidor que já fosse conhecido, com um grande nome.

“Ainda tenho fome e ambição de lutar para estar na frente e quero fazer parte de uma equipe comprometida em aprender, desenvolver e ter sucesso”, disse Fernando Alonso após firmar o acordo com a Aston Martin para o próximo ano.

O espanhol também se sentiu interessado pela vaga, pois o time tem potencial, investiram em novas instalações, contam com um bom material, fizeram novas contratações, além de ter recursos financeiros, mesmo que ainda tenha resultados ruins. A Aston Martin também tem algo que a Alpine não tem, confiabilidade. Enquanto o motor da Renault apresentou algumas falhas, o AMR22 utiliza a unidade de potência fornecida pela Mercedes.

Com a paciência que Alonso tem demonstrado na Alpine correndo ao lado de Esteban Ocon, é fácil acreditar que ele será um bom mentor para Lance Stroll.

O piloto de 41 anos conta com dois títulos conquistados em 2005 e 2006 guiando pela Renault, assim como 32 vitórias, 22 poles e 98 pódios. O difícil é afirmar que mesmo com um contrato duradouro com a Aston Martin, o espanhol terá tempo para colher os frutos desse novo esforço que fará.

“A Aston Martin está ampliando as suas forças e o compromisso para vencer, portanto, é uma das equipes mais empolgantes da Fórmula 1 hoje. Conheço Lawrance e Lance há muitos anos e é óbvio que eles têm a ambição e a paixão de ter sucesso na Fórmula 1”, afirmou o bicampeão da Fórmula 1, Fernando Alonso.

“Observei como a equipe atraiu grandes pessoas com referências e notei o grande compromisso com novas instalações e recursos em Silverstone. Ninguém na Fórmula 1 hoje está demonstrando uma visão maior e compromisso absoluto com a vitória, e isso faz com que seja uma oportunidade realmente empolgante para mim”, seguiu Alonso.

Após a contratação relâmpago, Lawrance Stroll disse: “Conheço e admiro Fernando há muitos anos e sempre foi claro que ele é um vencedor comprometido como eu. Eu me propus a reunir as melhores pessoas e fornecer os recursos adequados para ter sucesso neste esporte altamente competitivo e esses planos agora estão tomando forma em Silverstone.”

“Pareceu natural, portanto, convidar o Fernando para fazer parte do desenvolvimento de uma equipe vencedora, e muito rapidamente estabelecemos em nossas conversas recentes que temos as mesmas ambições e valores, e foi lógico e fácil confirmar nosso desejo de trabalhar juntos”, seguiu Lawrance.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo