A DS Penske anunciou nesta quarta-feira (12) sua dupla para a 9ª temporada da Fórmula E. O time contará com o atual campeão da categoria, Stoffel Vandoorne e o bicampeão Jean-Éric Vergne neste início da era Gen3.
Nesta nova era da categoria, a DS formou uma parceria com a Penske e deseja começar a próxima temporada da melhor forma possível. A DS era parceira da Techeetah, juntas as empresas colecionaram três campeonatos de pilotos e dois de equipes, mas a parceria foi rompida para a nova fase da categoria elétrica.
A DS Automobiles que faz parte do Grupo Stellantis se uniu a Penske, depois que começou a enfrentar diversos problemas com a Techeetah. As empresas então começaram a negociar uma parceria, surgindo também uma oportunidade para elevar a Dragon.
Stoffel Vandoorne segue para a DS Penske depois de ter conquistado o seu primeiro título na Fórmula E com a Mercedes. O time alemão optou por deixar a categoria, não participando da transformação e avanço do campeonato. O belga passou quatro anos com a Mercedes e após uma grande temporada, foi consagrado campeão mundial. Vandoorne também foi fundamental para que o time conquistasse seus dois títulos na categoria.
LEIA MAIS: Dragon aposta em parceria com a DS Automobiles para disputar temporada 2022/23 da Fórmula E
❗️NEWS❗️
Extremely happy to join DS Penske from next season and team up with @JeanEricVergne! I’m convinced that with this group of talented people we’ll be able to achieve our common goals again! Now,I’m just looking forward to get back on track and prepare for the season ahead! pic.twitter.com/K0elul5lWw— Stoffel Vandoorne (@svandoorne) October 12, 2022
“Estou muito feliz por me juntar à DS Penske na próxima temporada. É uma grande mudança para mim depois de quatro anos na Mercedes, mas estou muito animado para começar a trabalhar com a equipe”, afirmou Vandoorne.
“A DS alcançou excelentes resultados no passado, conquistando os títulos de pilotos e equipes por duas vezes. É um bom recorde e espero poder contribuir em breve! Também é um grande prazer estar ao lado do único bicampeão da Fórmula E. Acredito que Jev e eu formaremos uma das equipes mais fortes da 9ª temporada”, seguiu o belga.
Vergne desfrutou dos seus melhores momentos junto à DS Automobiles, conquistando os campeonatos de 2017/18 e 2018/19. O francês está feliz por permanecer com a empresa e começar um ciclo novo na categoria.
“Estou extremamente feliz por continuar minha aventura com a DS. Nossa primeira corrida juntos foi em 2015 e acredito que nossa associação teve um grande impacto na história da Fórmula E”, afirmou Vergne.
“Com a DS e seus brilhantes engenheiros, que estão comigo há vários anos, alcançamos 28 pódios, 10 vitórias e claro, conquistamos os títulos de pilotos e de equipes duas vezes. Ao longo dessas temporadas, construí uma relação muito forte e de confiança com a equipe, tanto no aspecto humano como no esportivo”, seguiu o francês.
“Também estou muito ansioso para a parceria com a Penske, que é um grande nome do automobilismo mundial, e para formar uma dupla sólida com Stoffel. Hoje é o início de um novo capítulo para a equipe e vamos fazer tudo o que pudermos para apresentar a DS Penske em mais algo nível.”
We are joining forces with Penske Autosport to create the new Formula E team : @DSPenske_FE ⚡️ Welcoming @svandoorne and carrying on the adventure with @JeanEricVergne
Let’s conquer together other victories & titles!📸 DPPI Images#DSPenske #DSAutomobiles #electricracing pic.twitter.com/hYEAGzcV4i
— DS Performance (@DS_Performance) October 12, 2022
A DS conversou com várias empresas antes de estabelecer o acordo com a Penske. Acredita-se que o acordo entre elas não foi assinado antes do verão, pois existiam as negociais para a formação do corpo técnico e como se daria a sua integração. A DS Penske ficará sediada em Satory, a antiga sede da DS Performance próximo de Paris, enquanto a antiga base da Dragon Penske foi descontinuada.
“Estamos agora em modo de preparação total com o carro Gen3 e estou apenas começando essa história com a minha nova equipe, então esses são dois desafios emocionantes para os próximos anos. Uma coisa é certa, mal posso esperar para voltar na pista e lutar para defender meu título mundial e conquistar muitos troféus” afirmou Vandoorne.
“O Gen3 oferece a nós novas oportunidades para continuar a apresentar fortes performances na pista e estou mais motivado do que nunca para lutar por mais títulos”, afirma Vergne.
A Dragon encerrou a temporada 2021/22 na última posição, onde apenas dois pontos foram conquistados, enquanto a DS Techeetah obteve a terceira posição, fazendo frente à Mercedes e Venturi. O diretor de desempenho da DS, Thomas Chevaucher, está de olho nas conquistas que o time pode obter nesta nova fase, mas foca principalmente nos títulos.
“O início de uma nova parceria é sempre um grande momento, e todos nós da DS Performance estamos ansiosos para começar esta nova aventura com a Penske”, diz Chevaucher.
“Estamos iniciando esta parceria da melhor maneira possível com dois campeões na equipe! Graças a Stoffel e Jean-Eric, provavelmente temos uma das melhores formações e também a dupla mais rápida do grid. Com o powertrain e experiência em software da DS Performance, agora estamos em uma posição ideal para continuar nossa busca por vitórias e títulos.”
A DS continuará testando o seu carro nas próximas semanas, se preparando para os testes de pré-temporada, bem como para o início do próximo campeonato.
Um Comentário