Na última semana a FIA confirmou as montadoras que vão participar da nona temporada da Fórmula E. Agora estamos no período que os times estabelecem as suas novas parcerias, começando a preparar o terreno para a temporada 2022/23.
O site The Race, revelou que a Dragon Penske está negociando com a DS Automobiles, um acordo para serem parceiras neste início da era Gen3. A Dragon seria a terceira parceira da DS, após a empresa chinesa ser fornecedora da Vingin Racing entre 2016 e 2018 e depois da Techeetah de 2018 até o final da temporada. A Maserati também deve utilizar o powertrain da DS Automobiles, pois as duas empresas fazem parte do Grupo Stellantis.
A parceria pode ir um pouco além do ‘simples’ fornecimento, influenciando o nome da equipe, pintura do carro e até mesmo na escolha dos pilotos para a próxima temporada. Atualmente a Dragon conta com o brasileiro Sergio Sette Câmara e o ex-F1, Antonio Giovinazzi.
No campeonato atual a Dragon ainda não pontuou, além disso, o time atualmente não tem o melhor equipamento do grid. Formar uma parceria com a DS, poderia melhorar o seu desempenho, tornando a equipe mais competitiva no grid da categoria elétrica. Agora o grande foco é no próximo ano, onde a Dragon tentará se recuperar, para ganhar mais terreno no grid.
Um possível rompimento da parceria técnica da Bosch ocorreu ao final da temporada 2021, a Dragon começou a iniciar conversas com fornecedores. A Penske não está registrada como fornecedora de powertrains para a próxima temporada. Desta forma estariam conversando com Porsche, Jaguar, Mahindra, Nio 333 e Nissan para o fornecimento do powertrain na temporada 2022/23.
Em uma entrevista com o piloto Sergio Sette Câmara em março, o brasileiro tinha informado que a Dragon estava verificando quem seria o seu parceiro para a era Gen3, desta forma, só assim poderiam começar a trabalhar o novo projeto.
LEIA MAIS: Fórmula E revela lista com sete montadoras que farão parte da era Gen3
A DS Automobiles está buscando investidores desde 2019, com o acordo fechado com a FIA, ela permanece na categoria, mas agora precisa de recursos para realizar o seu desenvolvimento.
A Dragon tinha informado que não mencionaria suas parcerias ou planos para a era Gen3 até o encerramento da temporada vigente, portanto agora aguardados uma confirmação das empresas.