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Doohan vence prova sprint da F2 na Inglaterra e divide pódio com Enzo Fittipaldi

A prova Sprint da Fórmula 2 foi realizada neste sábado (02) em uma Silverstone molhada, adicionando um desafio para os jovens pilotos. O grid precisou fazer a prova com os pneus de pista molhada, sem brecha para instalar os slicks até a bandeirada final.

Jack Doohan conquistou a vitória depois de largar da quarta posição. O carro da Virtuosi estava bem equilibrado para pista molhada, então o piloto não vacilou, fez as ultrapassagens e conseguiu ser contemplado com o lugar mais algo do pódio.

Ayumu Iwasa deu ainda mais emoção para o final da prova, pois pressionou Doohan nos últimos giros até a linha de chegava, se tivesse um pouco mais de prova pela frente provavelmente o piloto da DAMS teria chances de vencer.

O pódio ainda contou com a presença de Enzo Fittipaldi, o piloto da Charouz começou a corrida do segundo lugar, liderou a prova momentaneamente, mas o seu carro ficou um pouco mais difícil de guiar nas últimas voltas. Fittipaldi ainda foi pressionado por Théo Pourchaire, mas conseguiu resistir as investidas do piloto francês.

O quarto lugar ficou com Pourchaire que fez uma corrida consistente e também fez boas ultrapassagens na pista. Felipe Drugovich teve um pouco mais de dificuldade para controlar o carro no início da prova, mas fez as últimas voltas de forma mais consistente, ganhou posições e terminou logo atrás do vice-líder do campeonato.

Frederik Vesti precisou lidar com a queda de desempenho ao final da prova, mas por ser uma corrida mais curta, foi surpreendido por Drugovich apenas no final da corrida. Logan Sargeant que começará a corrida principal da primeira posição, foi o sétimo colocado, enquanto Jehan Daruvala que iniciou a prova na liderança, foi o oitavo colocado, reivindicando o último ponto disponível.

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Por ter se classificado na décima posição, Jehan Daruvala ganhou a oportunidade de largar da primeira posição na Sprint, fazendo uso do grid invertido. Enzo Fittipaldi dividiu a primeira fila com o piloto da Prema, com uma boa oportunidade de brigar por um pódio neste sábado. Ralph Boschung não pode correr mais uma vez, sentindo novamente fortes dores, sendo a terceira prova que o piloto não alinha no grid por conta da sua condição física.

A direção de prova optou por uma largada em movimento após completar duas voltas de formação de grid atrás do Safety Car. A pista estava bem molhada em decorrência da chuva que tinha caindo durante a classificação da Fórmula 1, desta forma os diretores de prova não estavam dispostos a arriscar, com medo de alguém ficar parado no grid de largada ou gerar um acidente no começo da prova.

Daruvala controlou a liderança para se manter na primeira posição, acompanhado por Fittipaldi. Os pilotos precisavam buscar o traçado mais úmido da pista para conservar os pneus de pista molhada. O traçado não era adequado para o uso dos pneus slick, mas as condições de pista atrapalhavam a eficiência dos pneus de chuva.

Uma volta foi debitada da corrida por conta da necessidade de realizar as duas voltas de formação do grid atrás do Safety Car. Hughes foi o único a realizar uma ultrapassagem depois que a prova teve início, assumindo assim o décimo segundo lugar ao ultrapassar Hauger.

Durante a segunda volta Vesti foi para cima de Drugovich buscando a oitava posição, o carro do brasileiro estava bem desequilibrado em pista molhada. O piloto da Art Grand Prix balançou bastante para controlar o carro depois da ultrapassagem, atrapalhando o brasileiro que tentava também tentava manter um traçado em pista molhada, além de evitar acertar a traseira do carro do adversário.

Drugovich estava lutando com o carro, perdendo rapidamente contato com Vesti. Sargeant passou a atacar o piloto brasileiro. Com três voltas os dez primeiros eram: Daruvala, Fittipaldi, Vips, Doohan, Iwasa, Lawson, Pourchaire, Vesti, Drugovich e Sargeant.

Na sequência Pourchaire atacava Lawson buscando a sexta posição, o carro do piloto escorregava muito nas curvas, com a traseira ficando completamente solta. Enquanto Vips também tinha problema com a tração do seu carro, espalhando na pista para tentar evitar o ataque direto de Doohan.

Durante a quinta volta Doohan ganhou o terceiro lugar, para na sequência deixar Vips ser atacado por Iwasa.

Foi durante a sexta volta que Fittipaldi assumiu a liderança da prova ultrapassando Daruvala, o piloto da Prema também perdeu a posição para Doohan. Vips ultrapassado por Iwasa caiu para o quinto lugar. Lado a lado Vesti e Pourchaire brigavam pelo sexto lugar. Conforme a pista secava, alguns carros apresentavam problemas, sofrendo com queda de desempenho pela evolução da pista.

Lawson começou a perder desempenho por conta da asa dianteira danificada, algo que desestabilizou completamente o equilíbrio do seu carro. Doohan então ultrapassou Fittipaldi, desta forma a liderança da prova mudou de mãos. Iwasa era o terceiro colocado.

Na oitava volta Lawson seguiu para os boxes para trocar o bico do seu carro, mas mesmo com a oportunidade de substituir os pneus, foi devolvido à pista com os pneus de chuva instalados, pois a pista estava muito úmida ainda.

Pourchaire tentou atacar Daruvala e para ganhar a quarta posição, não deixou muito espaço para o adversário que precisou extravasar os limites de pista para evitar uma batida. Jüri Vips foi punido com cinco segundos.

Com dez voltas os dez primeiros eram: Doohan, Iwasa, Fittipaldi, Pourchaire, Daruvala, Vesti, Vips, Drugovich, Sargeant e Hauger.

A prova seguiu, com Doohan tendo mais de 3 segundos de vantagem para Iwasa. Os pilotos precisavam buscar ainda mais os lugares que tinham mais água na pista. Durante a décima primeira volta, Drugovich atacou Vesti ganhando então a sétima posição. Sato começou a andar lentamente e no giro seguinte abandonou a prova, com o carro apresentando uma nova pane. Fittipaldi era atacado por Pourchaire, pois o francês estava buscando de todas as formas o pódio.

Sargeant seguia a sua escalada no grid, depois de começar do décimo lugar, passou a ocupar a oitava posição. Vips mais uma vez era ultrapassando, caindo então para o nono lugar. Hauger da Prema era ameaçado por Armstrong, com os pilotos duelando pela décima posição. Aos poucos os pneus ficavam cada vez mais aquecidos, atrapalhando diretamente o desempenho dos compostos.

Na décima quinta volta Vips tinha perdido seis posições quando comparado com a sua posição de largada. Doohan e Iwasa ganharam três posições cada. Hauger não conseguiu mais se segurar, desta forma Armstrong chegou ao décimo lugar. Drugovich conseguiu controlar melhor o carro e se aproximou de Vesti.

Restando quatro voltas para o final Drugovich ultrapassou o piloto da ART, garantindo os pontos do sexto lugar. Verschoor ficou com o décimo primeiro lugar, pois ultrapassou Hauger. Ao final da prova o brasileiro se aproveitou para se aproximar de Daruvala, buscando então o quinto lugar, desta forma, o brasileiro ganhou a posição durante a décima oitava volta.

Iwasa estabeleceu o melhor tempo da prova ao cravar 2m00s227 na décima sétima volta. A corrida seguia bem movimentada, Daruvala foi para fora da pista perdendo claramente desempenho. Vesti então teve a oportunidade para recuperar o sexto lugar, por conta de um piloto que estava com mais problemas do que ele. Sargeant então foi buscar a sétima posição na penúltima volta da corrida. Daruvala perdeu sete posições depois de começar a corrida da liderança.

De uma forma alucinante Iwasa foi completando volta rápida atrás de volta rápida, reduzindo a distância para Doohan. O dono do carro #3 espalhou um pouco, tentando se defender, enquanto Iwasa foi até a linha de chegada buscando o piloto da Virtuosi.

Enzo Fittipaldi guiando pela Charouz conquistou então a terceira posição, em seu segundo pódio da temporada 2022.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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