Nesta sexta-feira (28) foi realizada a terceira reunião de Comissão da Fórmula 1, para estabelecer algumas mudanças para o futuro do esporte. Estavam em discussão a remoção dos cobertores de pneus, além da equalização das unidades de potência.
A categoria estava considerando a remoção das mantas térmicas para 2024 e uma porção de testes foram realizados, mas a ocorreu um adiamento, a decisão fica para 2025. A retirada visa a preocupação ambiental, além de gerar uma economia para o esporte.
Os times votaram pela não proibição dos cobertores de pneus para o próximo ano. Novos testes serão realizados para retomar o assunto da proibição para 2025. A Pirelli já tinha feito algumas avaliações com as equipes ao longo de 2023, em um período mais recente, esteve com Red Bull, Haas e Williams na Inglaterra coletando mais dados, na sequência a fornecedora de pneus apresentou um dossiê indicando os avanços que tiveram.
Com a análise de progresso, a FIA considerava que era o suficiente para abrir a votação sobre a retirada das mantas térmicas, mas não conseguiram o apoio necessário para a alteração.
“A Pirelli relatou o resultado dos testes à Comissão da F1. Os resultados dos testes realizados até agora mostram que a mudança pode ser implementada nas especificações da meta estipulados para 2024, no entanto, foi decidido adiar a introdução da proibição dos cobertores de pneus para os compostos de pista seca para 2024 e continuar a discussão e mais testes para 2025”, disse a FIA através de comunicado. A reunião foi presidida pelo diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis.
“Uma análise mais profunda continuará para outras possíveis mudanças futuras nos regulamentos que podem melhorar a sustentabilidade ambiental do esporte”, seguiram.
Durante a coletiva de imprensa realizada com os chefes de equipe na Bélgica, Mike Krack (Aston Martin) e Chirstian Horner (Red Bull) deram a entender que em comum acordo as equipes optaram por brecar essa mudança para o próximo ano.
“No final das contas, acho que houve uma longa discussão em todas as partes interessadas analisaram os prós e os contras. E no fim todos nós decidimos que precisávamos de um pouco mais de desenvolvimento e adiamos por um ano”, comentou Krack.
“Fizemos um teste recentemente com a Pirelli. Acho que eles fizeram um bom progresso, mas acho que houve uma decisão coletiva de que não está pronto para 2024”, comentou Horner.
Pensando nos pneus e nos produtos de 2023, não seria possível retirar a manta térmica, mas para os compostos de 2024, a Pirelli estava convencida da mudança. Nessa temporada a fornecedora de pneus já conseguiu entregar os compostos de chuva extrema que não precisam dos cobertores térmicos e o próximo passo é com os pneus intermediários.
As preocupações atuais giram em torno de acidentes dentro do pit-lane e até mesmo na pista até se atingir a temperatura ideal dos pneus. Além da necessidade de completar mais voltas no traçado, para que os pneus entrem na operação que é necessária. Do lado das equipes, elas pensam na reposição de peças e demostraram preocupação, principalmente para problemas gerados quando peças novas que fazem parte de um pacote de atualizações.
A WEC realizou a retirada das mantas térmicas, a categoria trabalha com a Michelin e a Goodyear, mas após alguns acidentes, para as 24 Horas de Le Mans optaram por liberar o uso da manta térmica, para garantir a segurança de todos e nivelar a competição. Alguns pilotos como Lewis Hamilton e Max Verstappen não gostaram da ideia de trabalhar sem a manta térmica, por conta da dificuldade para colocar temperatura nos compostos.
“Não estamos dizendo no dossiê que gostaríamos disso ou daquilo. Dissemos ‘começamos o desenvolvimento daqui, avançamos várias etapas, alcançamos esses resultados, ainda temos algum trabalho a fazer’, e isso é tudo”, comentou Mario Isola sobre o dossiê que foi entregue pela Pirelli.
“Então cabe a eles decidirem se é hora de ir nessa direção em 2024, ou se precisamos considerar essas introduções para 2025. São essas duas opções, acredito que a remoção dos cobertores foi decidida há muito tempo. Então, vamos continuar desenvolvendo os pneus.”
Uma nova rodada de testes dos pneus de 2024 será realizada pela Pirelli após o GP da Bélgica. Stoffel Vandoorne terá a oportunidade de guiar um carro de F1 novamente, agora trabalhando com a Aston Martin. Também existe uma avaliação programada pós-retorno das férias, na Itália.
A Pirelli também deve realizar testes durante a sexta-feira do GP dos Estados Unidos e Japão.