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Vestappen registra o melhor tempo na classificação para o GP da Bélgica, mas por conta de punição Leclerc herda a pole

Em mais uma atuação segura, Verstappen conquista pole nessa sexta-feira. No entanto, por troca do câmbio, o holandês vai lidar com uma punição no domingo. Leclerc é promovido automaticante para a primeira posição

A classificação na Bélgica foi movimentada, nesta sexta-feira (28) os competidores se enfrentaram em Spa-Francorchamps em um traçado que estava em constante evolução por conta da chuva que caiu pela manhã. A sessão começou em pista molhada, mas apresentou melhores condições conforme as voltas eram completadas. Os pilotos começaram a sessão com pneus de chuva, mas tiveram a oportunidade de usar os pneus macios.

Max Verstappen conquistou a pole ao anotar 1m46s168, superando a marca de Charles Leclerc por 0s820. Mas o registro não ficará com o piloto holandês, pois Verstappen tem uma punição para cumprir no grid de largada da corrida principal Leclerc é automaticamente promovido para a ponta. A Red Bull realizou a substituição do câmbio e como é a quinta peça usada na temporada 2023, o holandês vai lidar com a punição no grid de largada da Corrida Principal.

O monegasco teve uma atuação sólida na classificação do GP da Bélgica, comandou a liderança momentanemante, mas foi superado pelo piloto da Red Bull. Sergio Pérez foi o terceiro colocado com a Red Bull. Lewis Hamilton encaixou uma boa volta no traçado e faturou o quarto lugar com a Mercedes.

Carlos Sainz ficou com o quinto lugar, com esse resultado a dupla da Ferrari conseguiu superar os pilotos da McLaren, podendo então começar a corrida do domingo com uma posição melhor na pista. Oscar Piastri superou Lando Norris e obteve o sexto lugar, seguido por Lando Norris com o segundo carro da McLaren. A dupla do time Papaya segue trabalhando em um ritmo e desempenho bem próximos.

George Russell foi o oitavo colocado, enquanto Fernando Alonso e Lance Stroll completaram o Top-10 com a Aston Martin. Mesmo em uma pista mista, os pilotos do time inglês não conseguiram um resultado melhor e seguem com um desempenho bem mediado, quando comparados com os resultados que foram obtidos no início da temporada.

A dupla da Alpine foi eliminada no Q2, em um fim de semana que começa com várias reviravoltas e mudanças internas, como a saída do atual chefe de equipe, Otmar Szafnauer após o encerramento do GP da Bélgica.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 7h pelo horário de Brasília.

Saiba como foi a Classificação para a definição do grid do GP da Bélgica

A direção de prova atrasou o início da classificação da Fórmula 1 em dez minutos. A sessão da Fórmula 2 foi encerrada com chuva, mas no momento que a atividade da categoria principal teve início, a pista estava parcialmente com sol e um pouco úmida, evoluindo rapidamente nos últimos minutos.

A temperatura na pista estava na casa dos 22°C, com 18°C no ambiente. Os pilotos foram se alinhando no pit-lane, aguardando o início da sessão já que a chuva era esperada para os próximos minutos.

Q1

O Spray fazia parte da volta dos pilotos nesse traçado, com as condições de pista que os pilotos enfrentavam no começo da sessão. Com a pista molhada, os competidores foram liberados com os pneus intermediários, com exceção de Logan Sargeant, pois o seu carro passava por uma verificação nos boxes.

Rapidamente os tempos começaram a aparecer na tabela de tempos, George Russell anotou 2m02s360, sendo superado por Lewis Hamilton com 2m02s280 e Lando Norris com 2m01s874.

A pista foi evoluindo rapidamente, na sequência Russell chegou a marca de 2m01s485, separado de Max Verstappen por 0s112. Kevin extravasou os limites de pista e teve o seu tempo delato.

Restando 10 minutos para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Piastri, Russell, Vestappen, Hamilton, Norris, Pérez, Alonso, Magnussen, Albon e Hülkenberg. As posições alternavam rapidamente com a permanência dos pilotos no traçado, tentando aproveitar os melhores momentos do traçado.

Norriz extravasou os limites de pista, depois de perder o controle do carro e passar pela brita, a equipe suspeitava de um dano na roda por conta desse incidente, no entanto, o piloto precisou completar uma volta no traçado, antes de retornar aos boxes. Algumas marcas foram deletadas, enquanto Verstappen era investigado por ter atrapalhado Alexander Albon, quanto o piloto da Williams completava a sua volta.

Sainz liderava a sessão com 2m00s536. Alguns pilotos passavam pelos boxes para trocar os pneus e buscar uma melhor marca no traçado. Estavam na zona de eliminação: Magnussen, Hülkenberg, Bottas, Zhou e Sargeant.

Nos últimos três minutos de atividade, Hamilton melhorou a sua marca para 1m58s841, para ocupar a primeira posição, superando Verstappen por 0s091. A evolução era sentida no cronômetro, com os competidores aproveitando os últimos instantes do Q1 para buscar um giro melhor. No entanto, os problemas com o trânsito na parte final do traçado já eram observados.

Com o cronômetro zerado, Pérez melhorou a sua marca para 1m58s899, assim como Tsunoda que anotou 1m59s044. Daniel Ricciardo quase se livrou da eliminação, mas a sua marca foi deletada por exceder os limites de pista na curva 4, o australiano ficou com a 19ª posição.

Por sua vez, Charles Leclerc faturou a primeira posição, superando a marca de Verstappen e Hamilton. Enquanto Hülkenberg era eliminado, Magnussen conseguiu representar a Haas no Q2.

Eliminados

16) Alexander Albon – 2m00s314
17) Zhou Guanyu – 2m00s832
18) Logan Sargeant – 2m01s535
19) Daniel Ricciardo – 2m02s159
20) Nico Hülkenberg – 2m03s166

Q2

Com o início do Q2 era claro que os pilotos ainda não teriam a chance de usar os pneus de pista seca, desta forma os compostos intermediários ainda estavam instalados nos carros. Os engenheiros acreditavam que nos próximos minutos a pista estaria ideal para o uso dos pneus slick.

Lewis Hamilton abriu a tabela com a marca de 1m58s024, mas rapidamente Piastri saltou para a ponta da tabela com a marca de 1m56s370. Depois de passar por uma verificação nos boxes da McLaren, com a equipe avaliando o assoalho do carro pois o piloto passou na brita, Lando Norris retornou para o traçado para buscar uma volta rápida no Q2.

Restando 8 minutos para o encerramento do Q2, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Leclerc, Piastri, Ocon, Gasly, Tsunoda, Magnussen, Alonso e Bottas. Hamilton e Russell se atrapalharam em pista e o dono do carro #63 retornou aos boxes. Alguns erros eram observados.

Ocupando a décima posição, Bottas foi o primeiro piloto que instalou os pneus macios de pista seca. Norris retornou aos boxes antes de completar a volta, para instalar o composto de faixa vermelha. Vários pilotos começaram a trabalhar com os pneus mais rápidos do fim de semana.

Esteban Ocon tocou o muro de conteção quando perdeu o controle do carro, o francês danificou a asa dianteira e foi se arrastando pelo traçado até retornar aos boxes para reparo. Restavam menos de 2 minutos para o termino do Q2.

Norris surgiu na ponta com 1m54s021, separado por 0s638 de Sainz. Russell era o terceiro colocado, seguido por Pérez. No entanto, após o cronômetro zerar, mais surpresas: Piastri faturou a ponta com 1m51s534. Sainz por sua vez anotou 1m51s711, acompanhado por Leclerc com 1m52s017. Verstappen avançou para o Q3, mas ficou no limite da eliminação com a marca de 1m52s784, ocupando o décimo lugar.

Antes do encerramento da classificação, Magnussen extravasou os limites de pista, acertando o muro de contenção.

Eliminados

11) Yuki Tsunoda – 1m53s148
12) Pierre Gasly – 1m53s671
13) Kevon Magnussen – 1m54s160
14) Valtteri Bottas -1m54s694
15) Esteban Ocon – 1m56s372

Q3

O início do Q3 precisou ser atrasado, por conta da limpeza de pista que se fez necessária, após a sujeira que ficou na pista em decorrência dos incidentes com Ocon e Magnussen. A McLaren aproveitou esse momento para mais verificações no assoalho de Norris.

Mesmo com o atraso para o início da sessão, os pilotos conseguiram mais uma vez trabalhar com os pneus macios.

Foi Alonso que abriu a tabela de tempos no Q3, estabelecendo 1m49s164, mas foi derrotado pela dupla da McLaren. Piastri anotou 1m48s509, enquanto Norris tinha 1m48s701. No entanto, Verstappen conseguiu a marca de 1m48s059.

Completando a volta depois que a dupla da McLaren, Charles Leclerc roubou a ponta de Verstappen entrando na casa de 1m47s931, superando a marca do holandês em 0s128. Os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Sainz, Piastri, Norris, Alonso, Hamilton, Pérez, Russell e Stroll. A dupla da Mercedes se manteve em pista para melhorar a marca na terceira volta.

Restando três minutos para o final, alguns comeptidores começaram a retornar para o traçado com outro jogo novo de pneus macios para mais sequência de voltas rápidas. Os pilotos se aproveitavam do trilho seco que se formou pelo traçado. Stroll conseguiu melhorar a marca para 1m48s841.

Charles Leclerc permanecia na ponta com 1m46s988, acompanhado por Sainz que anotou 1m47s152. No entanto, Max Verstappen saltou para a pole com a marca de 1m46s168. Sergio Pérez foi o terceiro colocado, superando Hamilton e Sainz com a marca de 1m47s045.

Como os tempos foram evoluindo, Piastri caiu para a sexta posição, acompanhado por Norris que foi o sétimo colocado. A dupla da Aston Martin era apenas o nono e o décimo colocados.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.
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