Após o encerramento da classificação que definiu o grid de largada do GP da Bélgica, algumas alterações são realizadas. Charles Leclerc fica com a pole, mesmo registrando o segundo melhor tempo da sessão, após punição recebida por Max Verstappen. A contagem do número de poles do monegasco aumenta para 20.
A classificação foi realizada em uma pista mista que apresentou constante evolução. No Q1 o traçado ainda estava úmido, mas foi secando gradativamente por conta da passagem dos carros. No Q2 e Q3, os times trabalharam com os pneus macios para buscar as suas voltas rápidas.
Max Verstappen registrou o melhor tempo, mas já estava ciente de uma punição: o holandês perde cinco posições no grid de largada da Corrida Principal, pois a equipe realizou uma troca extra do câmbio e das peças auxiliares. Apenas o uso de quatro peças é permitido ao longo da temporada, sem gerar punições, mas com a alocação extra, a punição foi inevitável. O holandês começa a prova da 6ª posição.
Ciente da punição desde o início da sexta-feira, Vestappen brigou para conseguir a primeira posição e amenizar os danos. O holandês avançou do Q2 para o Q3 no limite de corte da zona de eliminação e ficou um pouco bravo com as escolhas da equipe. No entanto, performou muito bem no Q3, para surpreender os outros adversários.
Com o encerramento da classificação, os comissários tiveram que avaliar alguns incidentes em pista. Lewis Hamilton não recebeu uma punição pelo incidente com George Russell. Alexander Albon foi apenas repreendido, mas Kevin Magnussen perdeu três posições no grid.
Mesmo com Leclerc chegando ao Q3, as imagens do incidente entre Magnussen e o monegasco geraram uma penalidade para o piloto da Haas, pois ele foi considerado culpado por ter atrapalhado Leclerc. No final do Q2, Magnussen perdeu o controle do carro e bateu na barreira de contenção da curva 9, na sequência o piloto retornou ao traçado.
Os comissários levaram em consideração as imagens e as evidências do rádio. Ao retornar ao traçado, Magnussen escolheu o trilho seco e não se sentiu seguro em colocar o carro na parte molhada da pista, para dar passagem para Leclerc, mas o monegasco estava em volta rápida. O dinamarquês sede a passagem para o piloto da Ferrari apenas na curva 16.
Magnussen não foi advertido pela equipe, mas o time pediu para ele continuar na pista, para chegar até a linha de chegada e abrir mais uma volta no circuito. O piloto então recebeu a punição característica por ter atrapalhado outro competidor, desta forma começará a corrida ocupando a 16 posição.