ColunistasPostStock Car

Casagrande fica mais próximo do primeiro título após cravar a pole para a final em Interlagos

O atual líder do campeonato, Gabriel Casagrande cravou a pole durante a classificação da Stock Car que foi disputada neste sábado (11), o piloto anotou 1m40s035, em Interlagos. Duas provas vão ocorrer neste domingo, definindo o título da temporada 2021.

Thiago Camilo, da Ipiranga começou o sábado com chances de disputar o título no domingo, mas precisava cravar a pole, entretanto o piloto ficou com a segunda posição. Portanto a disputa segue entre Casagrande e o tricampeão da categoria, Daniel Serra, pois o piloto da Eurofarma vai começar a corrida da terceira posição.

Disputaram a pole ainda Felipe Lapenna da Hot Car, que assumiu o quarto lugar, acompanhado por Galid Osman e Bruno Baptista.

Saiba como foi a Classificação da Stock Car

As temperaturas estavam bem elevadas em São Paulo, principalmente na região do autódromo quando a atividade começou. Os pilotos foram liberados para a pista nos últimos minutos do Q1 do grupo A. Quinze pilotos deixaram os boxes para o traçado buscando as suas voltas rápidas, mas tentando não desgastar os compostos.

Marcos Gomes era o líder momentaneamente depois de anotar 1m43s169, pois Gabriel Casagrande cravou na sequência o tempo de 1m40s932, enquanto Cesar Ramos era visto rodando no traçado.

Thiago Camilo se aproveitou do vácuo do carro de Daniel Serra, para anotar 1m40s694, portanto o piloto da Eurofarma ficou com a segunda posição pois tinha registrado 1m40s897, portanto Casagrande foi empurrado para a terceira posição.

Bruno Batista surpreendeu os líderes do campeonato, pois superou o tempo estabelecido por Serra, anotando 1m40s754, com o Corolla da RCM Motorsport.

Os quinze primeiros eram: Camilo, Baptista, Serra, Casagrande, Khodair, Maurício, Gomes, Zonta, Nunes, Barrichello, Suzuki, Abreu, Navarro e Ramos. Rubens Barrichello não conseguiu uma grande volta, mas o piloto da Full Time enfrentou vários problemas durante os treinos livres.

Dezessete pilotos foram liberados para participar do Q1, como grupo dois. O carro de Galid Osman começou a abrir a porta, mas o piloto permaneceu no traçado. Sergio Jimenez, era o sétimo colocado, sendo o primeiro piloto a ter tempo para invadir os quinze primeiros. A porta aberta não atrapalhou o desempenho de Osman e piloto da Shell V-Power assumiu o quarto lugar, enquanto Felipe Lapenna era o primeiro colocado.

Antes do cronômetro zerar Felipe Massa superou o tempo de Osman para ficar com o quarto lugar. A pista estava evoluindo a cada volta, portanto os tempos melhoravam substancialmente. Na liderança Lapenna tinha 1m40s686.

Q1, definição dos pilotos que não seguiram para o Q2 – Foto: reprodução

Q2

Avançaram para o Q2: Lapenna, Camilo, Baptista, Massa, Osman, Serra, Casagrande, Lima, Campos, Khodair, Rossi, Maurício, Bueno, Jimenez e Hahn.

Os quinze pilotos foram para a pista tentando disputar as seis melhores posições. Lapenna estava mais uma vez na liderança e anotou 1m40s435, os tempos seguiam melhorando e Casagrande superou o tempo do piloto da HotCar antando 1m40s420.

Camilo que era o sétimo colocado saltou para o quinto lugar, podendo disputar a pole depois de anotar 1m40s579. A porta do carro de Ricardo Mauricio começou abrir na definição da sua volta. Rubens Barrichello não participou desta fase da sessão, pois foi eliminado no Q1.

Q2 – Definição dos pilotos que não avançaram para o Q3 – Foto: reprodução

Q3

Avançaram para o Q3: Casagrande, Lapenna, Serra, Osman, Camilo e Baptista.

Os pilotos aguardaram nos boxes para seguir para a pista próximo dos últimos minutos. Osman puxou a fila quando restavam cerca de cinco minutos para o final da sessão, mas o piloto ficou no meio do tráfego, portando abortou a sua volta, anotando 1m40s585.

Lapenna portanto assumiu a liderança com 1m40s443, mas foi superado por Daniel Serra que anotou 1m40s304. Antes do cronômetro zerar Casagrande cravou 1m40s035, ficando com a primeira posição. Camilo foi empurrado para a sexta posição, mas o piloto da Ipiranga Racing tinha mais uma volta para fechar, e conquistou a segunda posição, anotando 1m40s279.

Casagrande conquista a pole para a final em Interlagos – Foto: reprodução
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo