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Carlos Sainz supera Max Verstappen e lidera TL1 no Circuito das Américas

Próximo do final da atividade, Carlos Sainz obteve uma volta rápida e assumiu a liderança do TL1

A Fórmula 1 chega aos Estados Unidos, neste fim de semana a categoria disputará a prova em Austin, no Texas. A Red Bull tem tudo para deixar o traçado conquistando o seu quinto título de Construtores. Nesta sexta-feira (21) durante a primeira atividade realizada, Carlos Sainz assumiu a liderança depois de superar Max Verstappen, O piloto espanhol foi o único a chegar na marca de 1m36s857.

O holandês que passou parte da atividade na ponta, fechou a sessão no segundo lugar, depois de anotar 1m37s081. Lewis Hamilton começou o dia direcionado para testes da Mercedes, a equipe está avaliando algumas questões do seu carro, pois estão focados no campeonato do próximo ano. O britânico saltou para o terceiro lugar com 1m37s332.

A Aston Martin foi a grande surpresa nesse TL1, Sebastian Vettel passou parte da sessão entre os líderes, enquanto Lance Stroll completou a atividade no quarto lugar. Conforme a atividade foi se direcionando para o final e os pilotos investiram nas voltas rápidas, Vettel foi empurrado para a décima posição.

Sergio Pérez ficou com o quinto lugar, seguido de perto por Fernando Alonso. A Alpine também apresentou um bom desempenho na atividade. George Russel foi o sétimo colocado, avaliando uma nova asa na Mercedes, o britânico foi acompanhado por Pierre Gasly, com o carro da AlphaTauri. Lando Norris completou a sessão no nono lugar.

Dentre os jovens pilotos, Robert Shwartzman terminou a atividade à frente, ocupando o décimo sexto lugar. O piloto buscou uma volta melhor no final, mas foi atrapalhado por Max Verstappen. Guiando a Ferrari, Shwartzman completou 20 voltas. Alex Palou também se destacou, pois o piloto da McLaren andou apenas com os pneus médios durante toda a atividade e passou parte da sessão à frente dos outros novatos.

Théo Pourchaire foi o décimo oitavo colocado, seguido por Logan Sargeant, com a Alfa Romeo o francês completou 19 voltas, enquanto o norte-americano completou 22 giros no COTA.

Antonio Giovinazzi que estava testando pela Haas, bateu nos oito primeiros minutos de atividade, o piloto foi forçado a ficar de fora da sessão.

A Fórmula 1 retorna às 19h (pelo horário de Brasília) para a realização do TL2, atividade que os pilotos vão investir para colaborar com a avaliação dos pneus de 2023.

Saiba como foi o TL1 em Austin

Tinha muita expectativa com a realização do TL1 do GP dos Estados Unidos, pois desta vez, alguns times forneceram os seus carros para que jovens pilotos realizassem seus testes e ajudasse as equipes à cumprir o regulamento atual. Robert Shwartzman estava substituindo Charles Leclerc, guinado o carro da Ferrari, enquanto Alex Palou guiava o carro de Daniel Ricciardo na McLaren. Logan Sargeant substituiu Nicholas Latifi na Williams e, Théo Pourchaire guiava o carro da Alfa Romeo de Valtteri Bottas.

No início da sessão, Sérgio Pérez e Zhou Guanyu realizaram a troca do ICE (motor de combustão interna), desta forma o piloto da Red Bull e Alfa Romeo estavam ciente de uma punição no começo das atividades no COTA.

Realizando um teste à pedido da Ferrari, Antonio Giovinazzi guiava o carro da Haas, ocupando o assento de Kevin Magnussen.

Assim que a pista foi liberada, a temperatura estava na casa dos 39°C, com 29°C no ambiente. Os pilotos foram encaminhados ao traçado com os mais variados pneus. Lance Stroll anotou 1m46s292, enquanto Vettel obteve 1m43s624, acompanhado por Giovinazzi que tinha 1m43s063.

A Mercedes realizava um teste aerodinâmico, enviando Lewis Hamilton à pista com as grades que auxiliam na aferição aerodinâmica. A Ferrari também estava realizado testes, desta vez no carro de Shwartzman. Sergio Pérez rapidamente saltou para a ponta depois de anotar 1m40s549.

Após oito minutos de atividade, Antonio Giovinazzi perdeu o controle da traseira do carro e foi direto ao muro de contensão. O piloto italiano provocou uma bandeira vermelha no começo da atividade, mas conseguiu retornar aos boxes sem ajuda, mesmo depois de ficar momentaneamente preso na barreira. O carro apresentou um problema de embreagem, desta forma o piloto provavelmente não retornaria à pista.

No momento que a paralisação foi realizada, os dez primeiros eram: Pérez, Norris, Sainz, Ocon, Vettel, Schumacher, Stroll, Russell, Alonso e Hamilton. Pérez era o líder usando os pneus macios, enquanto Norris estava trabalhando com os pneus médios. Apenas Vettel e Stroll usavam os pneus duros.

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A sessão não demorou para ser retomada e os pilotos retornaram ao traçado para dar continuidade as suas verificações. Em sua primeira volta cronometrada, Shwartzman obteve 1m45s732 de compostos macios, enquanto Palou obteve 1m47s727 com os pneus médios.

Com o retorno da atividade, Verstappen anotou 1m38s272 com os pneus macios. Hamilton dava continuidade aos testes pela Mercedes. Esteban Ocon saltou para o segundo lugar, separado por 0s538 do holandês, Fernando Alonso se estabeleceu no terceiro lugar, empurrando Norris para quarto.

Após 20 minutos de atividade, apenas Pourchaire não tinha aferido nenhum tempo e permanecia nos boxes após uma breve saída apenas para a verificação do caro. Fernando Alonso cometeu um erro, retornando aos boxes na sequência.

A sessão seguiu, Vettel que estava com os pneus macios, registrou 1m38s445, para ocupar o terceiro lugar, pois Verstappen anotou 1m37s462, seguido por Pérez que registrou 1m38s345.

Com a primeira meia hora de sessão concluída, os dez primeiros eram: Verstappen, Vettel, Sainz, Pérez, Ocon, Gasly, Alonso, Norris, Stroll e Tsunoda. O alemão da Aston Martin voltou a melhorar a sua marca para 1m38s041. Pourchaire era o último colocado, mas anotou 1m43s924 em sua primeira volta rápida. Entre os novatos, Palou era o melhor colocado na tabela de tempos com os pneus médios, depois de registrar 1m39s911, enquanto Shawrtzman ocupava a décima quarta posição e Sargeant aparecia na sequência como décimo quinto colocado.

Depois de iniciar as atividades com testes, Hamilton instalou os pneus macios e saltou para o segundo lugar quando encaixou o tempo de 1m37s645, ficando separado de Verstappen por 0s183. Com o carro balançando, Alonso cruzou a linha de chegada ao anotar 1m37s713.

Restando cerca de 17 minutos para o final a surpresa foi Lance Stroll que anotou 1m37s460, para superar Max Verstappen e liderar momentaneamente a sessão. Neste momento da atividade grande parte dos pilotos estava avaliando os pneus macios. Instantes depois foi a vez de Sainz ocupar a primeira posição com 1m36s857, superando o canadense por 0s603.

Restando quinze minutos para o final da atividade, os dez primeiros eram: Sainz, Stroll, Verstappen, Pérez, Hamilton, Alonso, Russell, Vettel, Ocon e Zhou. A Red Bull realizou em alguns momentos da sessão alteração no carro de Verstappen, mas os mecânicos tentavam bloquear a visão da modificação.

Ao final da sessão, alguns pilotos estavam trabalhando com os tanques dos carros mais cheios e explorando a simulação de corrida. Verstappen ainda melhorou a sua marca ao obter 1m37s081 usando os pneus macios, para ocupar o segundo lugar.

Antes do cronômetro zerar, Verstappen atrapalhou a volta rápida de Shwartzman, o piloto com o carro da Ferrari estava tentando melhorar a sua volta.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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