O TL2 do GP dos Estados Unidos foi dedicado principalmente a realização dos testes para a Pirelli, onde os pilotos verificaram os compostos de 2023. A sessão teve duração de 1h30, mas nem todos os pilotos ficaram até o final no traçado.
Os times colaboraram com a Pirelli realizando a avaliação e a coleta de dados dos pneus que devem ser usados em 2023. Os pilotos aproveitaram para fazer a simulação de corrida, fazendo stints mais longos, colaborando para definir a durabilidade de cada um dos pneus.
A Pirelli não identifica os pneus protótipos na pista, todos os conjuntos não contam com as faixas coloridas, mas a fornecedora de pneus sabe quais compostos foram trabalhados. A Pirelli conseguiu dados interessantes, principalmente pelo COTA ser um traçado onde os carros acabam escorrendo e provocam aqueles deslizamento lateral, algo que também afeta a vida útil dos pneus.
A Alfa Romeo, Ferrari, Haas, McLaren e Williams não contaram com a sua formação original no TL1, desta forma tiveram a autorização para fazer alguns testes com os pneus que vão usar neste fim de semana, antes de embarcar nos testes da Pirelli.
Charles Leclerc terminou como líder da atividade, pois registrou 1m36s810 com os pneus médios, depois de receber a autorização para usar os pneus deste ano no início da atividade, já que ficou de fora do TL1.
Valtteri Bottas que ficou no segundo lugar, também trabalhou com os pneus médios e teve uma certa vantagem quando comparado com aqueles pilotos que usavam os protótipos. O finlandês ainda usou um conjunto de pneus macios e anotou 1m37s525. Daniel Ricciardo ficou na terceira posição, também trabalhando com os pneus macios, o australiano foi superado por Bottas, mas obteve 1m37s627.
Carlos Sainz foi o piloto mais bem posicionado usando os pneus protótipos, o piloto ficou separado por 1s422 de Leclerc. O espanhol teve uma nítida vantagem para Mick Schumacher, mesmo com o piloto da Haas aparecendo na quinta posição. Sainz se dedicou aos testes, permanecendo bastante tempo na pista e usando uma variação de nível de combustível.
Lando Norris apareceu na sexta posição, enquanto Max Verstappen era o sétimo colocado. A dupla da Red Bull foi uma das que encerrou a sessão antes do previsto, assim como Lewis Hamilton. Pierre Gasly ficou com a nona posição, acompanhado por Sergio Pérez. Até o décimo colocado, os pilotos estavam na casa de 1m39s, enquanto Kevin Magnussen tinha 1m40s.
Se a Aston Martin foi uma das equipes que se destacou no TL1, assim como a dupla da Alpine, o TL2 não foi tão generoso com as mesmas equipes, os times terminaram a atividade fora do top-10 e mais próximo do final da tabela de tempos.
Como uma típica sessão de avaliação, os pilotos passaram um tempo no traçado, mas também ficaram recluso nos boxes preparando os carros para uma nova saída e coletando os dados obtidos com os seus primeiros stints.