ColunistasFórmula 1Post

Carlos Sainz herda a pole na Bélgica, após grid de largada ser modificado por punições

Verstappen foi o piloto mais rápido, mas começará o GP da Bélgica do 15º lugar após Red Bull realizar alterações no motor do RB18

A definição do grid para o GP da Bélgica foi realizada neste sábado (27), os pilotos enfrentaram pista seca e uma sessão sem nenhum tipo de interrupção, mas a atividade foi iniciada com 25 minutos de atraso. Max Verstappen anotou o melhor tempo, sobrando mais uma vez em Spa-Francorchamps, o piloto holandês obteve 1m43s665, 0s632 mais rápido que Carlos Sainz.

O holandês começará a prova do final do pelotão por conta de todas as trocas que foram realizadas em seu motor, desta forma Carlos Sainz fica com a pole e terá o direito de começar o GP da Bélgica do primeiro lugar. Leclerc tentou auxiliar o companheiro de equipe com o uso do vácuo, mas a volta de Sainz não encaixou. Sergio Pérez então dividirá a primeira fila com o espanhol, pois o mexicano se classificou na terceira posição.

A Ferrari não conseguiu encaixar uma boa volta, mostrando mais uma vez no fim de semana um déficit para a Red Bull. Mesmo diante de vários ajustes, a volta rápida não foi o forte do time italiano na Bélgica.

Esteban Ocon conquistou o quinto lugar, mas também tem uma punição para cumprir no grid do domingo. Fernando Alonso completou a volta no sexto lugar. Outra frustração nesta classificação foi o desempenho da Mercedes, o time alemão não conseguiu encontrar uma boa marca na pista. A equipe está realizando a avaliação de um novo assoalho, George Russell estava descrente de um bom desempenho do W13 no circuito, desde o início das atividades.

Lewis Hamilton fechou uma volta quase dois segundos mais lento que Verstappen, enquanto Russell ficou separado por mais de dois segundos do holandês. Para a Mercedes conseguir um bom resultado neste domingo não está muito difícil, pois a dupla ganhará três posições no grid de largada por conta das punições que foram distribuídas para vários pilotos.

A surpresa positiva fica com Alexander Albon que levou o carro da Williams ao Q3 e obteve a nona posição. Lando Norris fechou o dia em décimo.

O GP da Bélgica tem largada programada para acontecer neste domingo às 10h pelo horário de Brasília.

Saiba como foi a classificação para o GP da Bélgica 

Antes da classificação ter o seu início, conhecíamos o nome dos pilotos que trocaram elementos do motor ou câmbio e seriam punidos. Max Verstappen, Charles Leclerc, Valtteri Bottas, Esteban Ocon, Lando Norris, Mick Schumacher e Zhou Guanyu tinham para cumprir.

Por conta de um incidente na Porsche, a classificação da Fórmula 1 teve o seu início adiado, a pista passava por verificações e reparos.

As temperaturas seguiram bem baixas, no traçado era aferido 20°C e 15°C no ambiente. Após 25 minutos de atraso, a classificação finalmente pode ser realizada.

Q1

Assim que o acesso a pista foi liberado, Nicholas Latifi seguiu para o traçado usando os pneus médios, o piloto da Williams fez apenas uma volta de verificação e retornou aos boxes. O canadense estava acompanhado por Mick Schumacher que usava os compostos macios, pronto para abrir uma volta rápida.

O piloto alemão, abriu a tabela de tempos depois de anotar 1m47s929. Os outros competidores estavam em volta de aquecimento, preparando os compostos para aferir os primeiros tempos no traçado. Russell registrou 1m46s269, seguido por Magnussen que registrou 1m46s648.

Na sequência Sainz, Pérez e Leclerc entraram na casa de 1m45s, mas foram superados por Verstappen que cravou 1m44s281. Neste momento todos os pilotos usavam os pneus macios.

Quando todos os pilotos tinham aferido ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Pérez, Leclerc, Ocon, Alonso, Gasly, Ricciardo, Norris e Russell.

Os pilotos que apareciam na zona de eliminação eram: Stroll, Latifi, Schumacher, Zhou e Bottas. Apenas os três últimos colocados registraram tempos na casa de 1m47s.

Depois de uma breve pausa, os pilotos seguiram mais uma vez para a pista, aproveitando os últimos 4 minutos de atividade. Com os pneus novos instalados, os pilotos tentaram melhorar as suas marcas. Zhou conseguiu fugir da eliminação, seguindo para o Q2, depois de registrar 1m46s178. Kevin Magnussen por outro lado foi eliminado.

Bottas abortou a sua volta, se contentando com 20º lugar, afinal o piloto enfrentou problemas na sexta-feira e não estava rendendo no traçado. Albon saltou para o sexto lugar com 1m45s672, eliminando então Sebastian Vettel.

Eliminados

16) Sebastian Vettel – 1m46s344
17) Nicholas Latifi – 1m46s401
18) Kevin Magnussen – 1m46s557
19) Yuki Tsunoda – 1m46s692
20) Valtteri Bottas – 1m47s866

Q2

Quando a segunda parte da classificação teve início, os pilotos retornavam para a pista com os pneus macios. Uma porção de pilotos estavam com compostos usados instalados em seus carros, enquanto Norris, Ocon e Alonso trabalhavam com pneus novos.

Hamilton abriu a tabela de tempos registrando 1m46s622, na sequência Russell ultrapassou o companheiro de equipe, obtendo 1m46s284. Verstappen completou o seu giro registrando 1m44s723, para colocar 1s5 nos pilotos da Mercedes.

Leclerc assumiu a sexta posição, registrando 1m45s637. Quando todos os pilotos, exceto Ricciardo registraram tempo, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Sainz, Ocon, Norris, Leclerc, Alonso, Russell, Gasly e Hamilton. Enquanto Albon, Zhou, Stroll, Schumacher e Ricciardo apareciam na zona de eliminação.

Novamente nos últimos 4 minutos os competidores retornavam ao traçado, enquanto vários apostavam em jogos de pneus novos. Albon conseguiu registrar o décimo melhor tempo, avançando então para o Q3 pela segunda vez no ano. Ricciardo foi mais uma vez eliminado, após ser surpreendido pelo piloto da Williams

Eliminados

11) Daniel Ricciardo – 1m45s767
12) Pierre Gasly – 1m45s827
13) Zhou Guanyu – 1m46s085
14) Lance Stroll – 1m46s611
15) Mick Schumacher – 1m47s718

Q3

Albon foi o primeiro piloto a seguir para a pista quando o traçado foi liberado, em seu carro o tailandês tinha um pneu macio usado instalado. O tailandês abriu a tabela de tempos registrando 1m46s369. Verstappen quebrou o cronômetro com 1m43s665, superando Sainz em 0s632. Alonso permaneceu nos boxes, sem registrar tempo neste primeiro momento.

Hamilton aparecia apenas na nona posição, com 1m46s530, quase 3 segundos mais lento que o holandês. Leclerc ficou com o 4º lugar, com 1m44s553 que foi anotado. Os dez primeiros eram: Verstappen, Sainz, Pérez, Leclerc, Ocon, Norris, Russell, Albon, Hamilton e Alonso.

Novamente nos últimos 3 minutos, os pilotos seguiram para o traçado. Sainz abriu a volta, com Ocon logo atrás do espanhol. A volta de Sainz foi bem ruim, o piloto cometeu alguns erros e não encaixou um bom tempo.

A sorte do espanhol é que nenhum dos pilotos do grid conseguiram superar o seu primeiro tempo registrado. Com a punição de Verstappen, Sainz fica com a pole e começará a prova da primeira posição.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo