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Red Bull encerra TL3 na Bélgica com dobradinha comandada por Sergio Pérez

A última sessão de treinos livres em Spa-Francorchamps foi liderada pela dupla da Red Bull

Nesta manhã de sábado (27) com temperaturas baixas, os pilotos partiram mais uma vez para a pista, realizando o TL3, última sessão de avaliação antes da classificação. Os pilotos dividiram a atividade entre a verificação da durabilidade dos pneus e a preparação para as voltas rápidas.

Nos últimos segundos da classificação, Sergio Pérez anotou 1m45s047, para ocupar a ponta da tabela de tempos. A Red Bull tem mostrado um desempenho muito forte desde as primeiras atividades, provocando um ponto de atenção para a Ferrari, mesmo com o time sabendo que Charles Leclerc e Max Verstappen vão começar a prova do final do pelotão.

O holandês ajudou o companheiro de equipe a formar uma dobradinha para a Red Bull no TL3, os pilotos foram seguidos de perto por Sergio Pérez e Lando Norris. Fernando Alonso apareceu no quinto lugar no final da atividade, conseguindo melhorar a sua marca.

George Russell encaixou o W13 da Mercedes no sexto lugar. Existe também uma grande expectativa com o desempenho dos pilotos do time alemão, pois com a Red Bull de Max e a Ferrari de Leclerc fora do caminho, seria a oportunidade perfeita para a Mercedes sonhar com um resultado ainda melhor na Bélgica.

Charles Leclerc foi o sétimo colocado, seguido por Sebastian Vettel que conseguiu o oitavo lugar. A Aston Martin tem demonstrado um desempenho mais positivo neste fim de semana. Esteban Ocon foi o nono colocado, acompanhado por Pierre Gasly que surgiu em décimo.

O grid segue variado desde as primeiras atividades e ficará ainda mais misturado por conta das punições que chegam para o grid de largada.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 11h pelo horário de Brasília, para a disputa da classificação.

Saiba como foi o TL3 na Bélgica

Com o tempo seco nesta manhã, alguns pilotos logo seguiram para a pista quando o pit-lane foi liberado. As temperaturas estavam bem baixas, 21°C no asfalto e 18°C no ambiente.

Nesta primeira saída, alguns pilotos estavam com pneus usados da sexta-feira instalados em seus carros. Sergio Pérez fora encaminhado ao traçado com os pneus macios, assim como Lewis Hamilton. O inglês tinha 1m15s794, superado na sequência pelo mexicano que obteve 1m50s960.

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O TL3 é uma sessão destinada principalmente às voltas rápidas, por conta de a classificação ser a próxima atividade, mas com algumas interferências na sexta-feira, os pilotos tiraram um tempo para também se dedicar a verificação da durabilidade dos pneus macios.

Ocon e Norris eram os únicos pilotos que estavam neste momento da atividade com os pneus duros instalados. Cientes das punições que vão lidar no grid do domingo, esses pilotos estavam mais preocupados em coletar dados relacionados a durabilidade dos pneus, além de compreender a melhor forma para atingir a temperatura ideal dos compostos.

Com dez minutos de atividade, os dez primeiros pilotos eram: Zhou, Bottas, Albon, Ricciardo, Latifi, Verstappen, Pérez, Ocon, Hamilton e Tsunoda. A dupla da Alfa Romeo liderava a sessão com Zhou, o piloto tinha registrado 1m47s795, seguido bem de perto por Bottas 0s127.

Ricciardo além de avaliar os pneus duros neste começo de atividade, tinha em seu carro um pouco de flow-vis espalhado em parte da asa traseira. O australiano ocupava a sexta posição, depois de aferir 1m50s089, mas ainda permanecia na função de verificar a durabilidade dos compostos. Alguns erros foram cometidos na pista, com os pilotos ainda se dedicando a neste reconhecimento de pista.

Com meia hora de atividade, a Ferrari finalmente liberava os seus pilotos para a pista. Carlos Sainz rapidamente assumiu a liderança da atividade anotando 1m46s461, acompanhado por Leclerc que obteve 1m46s890. A equipe trabalhava imediatamente com pneus macios novos.

Depois de um momento de calmaria na pista, os pilotos começavam a retornar ao traçado usando pneus macios novos, para então partir para a realização das voltas rápidas. O carro da Williams ainda não tinha parado de saltar, mas Albon surpreendeu ao se infiltrar entre a dupla da Ferrari cravando 1m46s836. Se a Mercedes estava na parte final da tabela de tempos, a dupla tratou de melhorar as suas marcas: Hamilton registrou 1m47s366, para surgir na 4ª posição. A Red Bull levou um pouco mais de tempo para entrar na disputa das voltas rápidas.

Restando 20 minutos para o encerramento da sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Sainz, Leclerc, Albon, Bottas, Stroll, Russell, Gasly e Latifi. O holandês tinha acabado de registrar 1m45s480, superando Pérez por 0s492.

Novamente alguns pilotos retornaram aos boxes para preparar os seus carros, antes de uma nova saída. Desta forma para os últimos 13 minutos de atividade, os pilotos retornavam mais uma vez ao traçado

Restando cerca de 9 minutos para o encerramento da atividade, Leclerc provocou a primeira bandeira vermelha do dia. O monegasco perdeu o controle do carro na curva 12, passando pela brita, como o piloto tocou na barreira de contenção, o F1-75 ficou com a asa dianteira, assim como um pedaço do assoalho danificados.

Os carros foram liberados ao traçado nos últimos quatro minutos, pois Leclerc não precisou de auxílio para sair da pista, desta forma os pilotos tiveram mais duas voltas antes do cronômetro zerar.

Pérez saltou para a ponta registrando 1m45s047, se estabelecendo como o líder da sessão. Alonso conseguiu se encaixar no 5º lugar com 1m46s061, enquanto Vettel era o oitavo colocado com 1m46s166.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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