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Lawson sobra na Sprint da Fórmula 2, mas é Drugovich que dá show nas últimas voltas

Após largada, Liam Lawson aposta em abordagem agressiva para vencer prova Sprint na Bélgica. Drugovich é o 4º

Neste sábado (27) a Fórmula 2 mostrou que retornou de vez. A prova Sprint que foi disputada na Bélgica foi bem movimentada. A prova deste fim de semana dá início a rodada tripla com encerramento em Monza, além disso, o campeonato da categoria de base se aproxima do final.

Liam Lawson avistou a bandeira quadriculada primeiro, o piloto da Carlin realizou uma largada excepcional, buscou Ralph Boschung e foi controlando o desgaste e temperatura dos pneus para vencer a prova. O neozelandês, precisou controlar o carro na relargada após a ação do Safety Car, mas como Lawson estava sobrando, disparou na liderança mais uma vez.

Ao final da prova Jack Doohan conseguiu realizar a ultrapassagem em Boschung, para assumir o segundo lugar. O piloto da Campos ainda conseguiu completar o pódio.

Com o Safety Car provocado pela batida de Logan Sargeant, o engenheiro de Felipe Drugovich viu a oportunidade de realizar a substituição dos pneus do carro do brasileiro, para que ele tivesse um ritmo mais forte no final da prova, já que estava preso atrás de Pourchaire e Verschoor.

Após a corrida ser reestabelecida, Drugovich começou o seu ritmo alucinante, a primeira batalha com Jüri Vips foi intensa, pois o brasileiro extravasou os limites de pista depois de um toque. Quando se recuperou, fez a ultrapassagem no piloto da Hitech e avançou no grid. Drugovich cruzou a linha de chegada na 4ª posição, pois não tinha uma volta adicional para buscar Boschung.

A estratégia colaborou para que o brasileiro conquistasse mais pontos no grid do que Pourchaire. Além disso, não precisou se preocupar com Sargeant, já que o piloto abandonou a prova.

Enzo Fittipaldi perdeu posições e ritmo pós-largada, mas ao final da prova o brasileiro teve o papel crucial de atrapalhar aqueles competidores que apostaram na troca de pneus. Na última volta da corrida Fittipaldi foi ultrapassado, caindo para o décimo terceiro lugar, sem chances de pontuar no sábado. No domingo Fittipaldi dividirá a primeira fila com Drugovich.

Richard Verschoor ficou com o quinto lugar, acompanhado por Théo Pourchaire que precisou se contentar com o sexto lugar, pois não conseguiu realizar ultrapassagens no final da corrida. Marcus Armstrong foi o sétimo colocado, enquanto David Beckmann completou o top-8 e as posições que oferecem pontos aos pilotos na Sprint.

A Fórmula 2 retorna neste sábado às 5h20 pelo horário de Brasília, para a realização da corrida principal.

Saiba como foi a corrida Sprint da Fórmula 2 na Bélgica

Na volta de alinhamento para o grid, Jehan Daruvala enfrentou problemas no carro e precisou retornar para os boxes. O piloto da Prema desistiu de participar da prova Sprint.

Boschung alinhou então na primeira posição e manteve a ponta depois da largada. Lawson que era o quinto colocado, assumiu o segundo lugar. A batalha era muito intensa nesse começo de prova. Drugovich que saiu da décima posição já era o sétimo. Fittipaldi foi mais conservador no começo da prova e caiu para o décimo lugar.

Iwasa fez uma largada agressiva, conquistando três posições na largada.

Após o encerramento da primeira volta os dez primeiros eram: Boschung, Lawson, Verschoor, Doohan, Pourchaire, Drugovich, Armstrong, Beckmann, Sargenat e Iwasa. Fittipaldi caiu para o décimo segundo lugar. Na sequência Lawson surpreendeu Boschung e tomou a liderança.

Na terceira volta Drugovich começou a perder contato com Pourchaire, enquanto o brasileiro era atacado por Armstrong, que desejava o sétimo lugar ocupado pelo brasileiro.

Pourchaire se aproximou então de Doohan, batalhando pelo quarto lugar com o piloto da Virtuosi. Neste início de prova Armstrong foi um dos pilotos que conquistou mais posições, assim como Vips – cada um dos pilotos subiu cinco posições no grid.

Com apenas cinco voltas, Lawson começou a reclamar do desempenho dos seus pneus traseiros. Boschung então viu a oportunidade perfeita para começar a se aproximar do piloto da Carlin. Pouco tempo depois foi a vez de Doohan ultrapassar Verschoor e assumir a terceira posição, deixando então Pourchaire no quinto lugar, desgastando os pneus atrás do piloto Trident.

A corrida estava complicada para Pourchaire, que lutava com Verschoor, com isso, Drugovich e outros pilotos se aproximaram do francês. O brasileiro então passou a aguardar o melhor momento para atacar os dois pilotos que estavam à sua frente.

Pourchaire cometeu um erro durante a oitava volta, precisando se desviar da traseira do carro de Verschoor.

Quando os pilotos chegaram à décima volta, os dez primeiros eram: Lawson, Boschung, Doohan, Verschoor, Pourchaire, Drugovich, Armstrong, Beckmann, Sargeant e Hauger. Boschung fritou o pneu dianteiro direito, prejudicando ainda mais o seu ritmo. Neste momento da prova Lawson estava tranquilo na primeira posição, estabelecendo quase 4 segundos de diferença.

Na décima primeira volta, toda a distância que Lawson tinha estabelecido, foi reduzida a nada. O Safety Car entrou na pista por conta da batida de Logan Sargeant na curva 11, após o piloto da Carlin perder a traseira do carro.

Com a ativação do carro de segurança, vários pilotos seguiram aos boxes para trocar os pneus. São eles: Drugovich, Hauger, Nissany, Williams, Vesti, Cordeel, Sato, Zendeli e Calderón.

Com o grid reorganizado, os dez primeiros eram: Lawson, Boschung, Doohan, Verschoor, Pourchaire, Armstrong, Beckmann, Iwasa, Fittipaldi e Vips. Drugovich aparecia em décimo segundo lugar, logo atrás de Novalak.

Ao final da 14 volta, a relargada aconteceu. Lawson foi controlando a liderança do pelotão, abandonando Boschung sozinho na segunda posição. Novalak deixou o brasileiro realizar a ultrapassagem, dando caminho livre para o companheiro de equipe.

Drugovich começou a buscar Vips, os pilotos se tocaram, o brasileiro extravasou os limites de pista e fez a ultrapassagem. O engenheiro de Drugovich sinalizou a devolução de posição, instantes depois Vips fez a ultrapassagem.

A brigada seguiu, Vips estava mais lento, mas dificultava a ultrapassagem dos outros competidores. Drugovich mostrava que realmente estava mais rápido na pista com os pneus novos e desta vez na 16 volta, assumiu então o oitavo lugar, deixando Iwasa para trás.

Na sequência foi a vez do brasileiro, ultrapassar Beckmann. Instantes Drugovich pegou Armstrong, para então chegar em Pourchaire. Fittipaldi seguia segurando Hauger, quebrando a estratégia de todos aqueles pilotos que fizeram troca de pneus.

Zendeli foi punido com cinco segundos por exceder os limites de pista. Drugovich abriu a décima oitava volta na quinta posição, depois de ultrapassar Pourchaire. Logo o brasileiro buscou a posição de Verschoor e ficou com o 4º lugar. O brasileiro então brigava para conquistar o pódio.

Lawson recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição, acompanhado por Doohan e Boschung. Drugovich então foi o 4ª colocado.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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