AutomobilismoColunistasDestaquesPostWEC

BMW parte para disputa da Hyperpole, após liderar primeira fase da classificação das 24 Horas de Le Mans

Dries Vanthoor marcou 3min24s465 em sua melhor volta com o BMW M Hybrid V8 #15 na sessão que definiu quem avança para a disputa da pole position, nesta quinta-feira.

Nesta quarta-feira (13) a primeira parte da classificação das 24 Horas de Le Mans foi definida. A 92ª edição da prova vale como a quarta etapa da temporada 2024 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). A BMW saiu na frente, registrando o melhor tempo com a marca de 3m24s465, faturada pelo carro #15.

A sessão teve duração de uma hora, os carros das três categorias que vão disputar a prova foram liberados pelas suas equipes para registrar os tempos. Nesta edição são 62 carros inscritos (23 Hypercar, 16 LMP2 e 23 LMGT3). Desta configuração os 8 melhores de cada classe disputam a Hyperpole na quinta-feira.

A atividade foi encerrada cerca de 2 minutos antes do previsto, pois o Toyota #07 guiado por Kamui Kobayashi rodou e ao escapar da pista, em um trecho não muito comum, provocou a bandeira vermelha. A classificação foi encerrada, já que a volta no circuito dura mais de 3 minutos.

No entanto, o BMW M Hybrid #15 guiado por Dries Vanthoor já tinha registrado o melhor tempo da sessão e garantido a sua vaga para disputar a Hyperpole. Entre os oito primeiros, ficaram os carros da Cadillac, Ferrari, Alpine e Porsche.

A expectativa com a sessão era alta desde o começo, devido as escolhas para o Balanço de Performance que foram estabelecidos para a edição. A Cadillac que não tem feito uma boa campanha, esperava conseguir algo melhor em Le Mans, tendo como base o resultado da edição anterior. Os dois carros do time ficaram entre os oito primeiros. A Ferrari também foi representada pelos dois carros #50 e #51.

A Toyota tinha colocado um dos carros na disputa, mas todas as voltas obtidas pelo carro #7 foram deletadas por conta da bandeira vermelha. O Alpine #35 representou a equipe com o 4° lugar obtido, enquanto o Porsche #06, líder do campeonato foi o 7° colocado. O Porsche da Jota #12 fechou a tabela dos oito colocados.

Na LMP2, o melhor tempo da sessão ficou com o protótipo #37 da COOL Racing, pilotado pelo dinamarquês Malthe Jakobsen: 3min32s827. E o conjunto mais rápido da GT3 foi o Ford Mustang LMGT3 da Proton Competition, guiado por Benjamin Barker, que aferiu o tempo de 3min55s463.

Antes da classificação ser disputada, os pilotos tiveram a chance de participar de um treino livre com duração de três horas, com todas as classes desfrutando da pista.

Na classificação, a BMW apareceu na segunda metade da sessão, com Dries Vanthoor guiando o equipamento. A disputa ficou acirrada com a Porsche, Ferrari e Cadillac que buscavam um espaço entre as tão preciosas 8 vagas. Nos últimos 15 minutos de sessão, os competidores ainda estavam tentando chegar no limite do equipamento. No entanto, os competidores foram interrompidos após Kobayashi sair da pista com o seu Toyota, provocando a bandeira vermelha. Como punição, o carro ainda começará a prova do final do pelotão.

As 24 Horas de Le Mans serão exibidas ao vivo na TV por assinatura pelo canal BandSports em determinadas janelas de transmissão ao longo da prova e integralmente por meio do canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay. O canal no YouTube terá também a transmissão dos treinos livres desta quinta-feira, além da Hyperpole.

Nenhum dos brasileiros participará da disputa da Hyperpole, o Cadillac #311 guiado por Pipo Derani e Felipe Drugovich ficou na 18ª posição, seguido pelo Porsche #4 de Felipe Nasr

O site Grande Prêmio também transmitirá os treinos desta quinta-feira, a Hyperpole e as 24 Horas de Le Mans, sempre ao vivo e na íntegra em seu canal no YouTube e também, de forma inédita na história da plataforma, também na rede social TikTok.

FIA WEC 2024, 24 Horas de Le Mans
Treino Classificatório
Hypercar (top-8)
1º – Rafaelle Marciello (ITA) / Dries Vanthoor (BEL) / Marco Wittman (ALE) – BMW M Hybrid V8 #15, BMW M Team WRT, 3min24s465
2º – Sébastien Bourdais (FRA) / Renger van der Zande (HOL) / Scott Dixon (NZL) – Cadillac V-Series.R #3, Cadillac Racing, 3min24s642
3º- Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 3min24s731
4º – Paul-Loup Chatin (FRA) / Ferdinand Habsburg (AUT) / Charles Milesi (FRA) – Alpine A424 #35, Alpine Endurance Team, 3min24s872
5º – Alex Lynn (GBR) / Earl Bamber (NZL) / Alex Palou (ESP) – Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing, 3min24s993
6º – Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, 3min25s049
7º – Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) / Dane Cameron (EUA) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, 3min25s051
8º – Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) – Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, 3min25s145

LMP2 (top-8)
1º – Lorenzo Fluxa (ESP) / Malthe Jakobsen (DIN) / Ritomo Miyata (JAP) – COOL Racing #37, 3min32s827
2º – PJ Hyett (EUA) / Louis Delétraz (SUI) / Alex Quinn (GBR) – AO by TF #14, 3min33s134
3º – Ben Keating (USA) / Filipe Albuquerque (POR) / Ben Hanley (GBR) – United Autosports USA #23, 3min33s430
4º – Rodrigo Sales (EUA) / Mathias Beche (SUI) / Scott Huffaker (EUA) – Panis Racing #65, 3min33s827
5º – Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) – IDEC Sport #28, 3min34s215
6º – Ryan Cullen (GBR) / Patrick Pilet (FRA) / Stéphane Richelmi (MCO) – Vector Sport #10, 3min34s262
7º – Alexander Mattschull (ALE) / René Binder (AUT) / Laurents Hörr (ALE) – DKR Engineering #33, 3min34s330
8º – Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) / Nolan Siegel (USA) – United Autosports #22, 3min34s480

LMGT3 (top-8)
1º – Benjamin Barker (GBR) / Ryan Hardwick (EUA) / Zacharie Robichon (CAN) – Ford Mustang LMGT3 #77, Proton Competition, 3min55s263
2º- Brendan Iribe (USA) / Ollie Millroy (GBR) / Frederik Schandorff (DIN) – McLaren 720S LMGT3 Evo #70, Inception Racing, 3min55s406
3º – Daniel Juncadella (ESP) / Hiroshi Koizumi (JAP) / Sébastien Baud (FRA) – Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport, 3min56s105
4º – Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, 3min56s153
5º – Klaus Bachler (AUT) / Alex Malykhin (RUS) / Joel Sturm (ALE) – Porsche 911 GT3 R #92, Manthey Pure Rxcing, 3min56s189
6º – Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, 3min56s243
7º – Giacomo Petrobelli (ITA) / Larry ten Voorde (HOL) / Salih Yoluç (TUR) – Ferrari 296 GT3 #66, JMW Motorsport, 3min56s443
8º – Marco Sørensen (DIN) / Erwan Bastard (FRA) / Satoshi Hoshino (JAP) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #777, D’Station Racing, 3min56s500

Programação – Horários das 24 Horas de Le Mans – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo