ColunistasFórmula 1Post

A parceria entre Alfa Romeo e Sauber será encerrada ao final de 2023

A Alfa Romeo usou o GP da Bélgica para confirmar o encerramento da parceria com a Sauber em 2023, deixando o caminho livre para o time suíço

Ao final de 2023 a Alfa Romeo não estará mais no grid da Fórmula 1 com a Sauber, o acordo de patrocínio se encaminha para o encerramento.

A marca italiana retornou ao grid da F1 em 2018, por meio de uma parceria técnica e comercial estabelecida com a Sauber. O acordo era renovado ano após ano, mas em 2021 optaram por um acordo de ‘múltiplos anos’, ainda mantendo as ‘avaliações anuais’.

No último mês a Alfa Romeo decidiu que permaneceria na categoria até 2023. A marca encontrou na Sauber uma oportunidade para obter uma assistência técnica no desenvolvimento dos seus carros de entrada. Nos últimos anos Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi também estiveram envolvidos com o projeto.

Para a marca estar na Fórmula 1 foi muito benéfico, principalmente por conta do apelo mundial que a categoria possuí. Por outro lado, a Alfa Romeo optou por não ser um empecilho caso a Sauber optasse por formar uma nova parceria no grid. A Audi pode ser um caminho para mudanças para o time de Hinwil

LEIA MAIS: Como fornecedora de motores da categoria, Audi confirma entrada na Fórmula 1
A Alfa Romeo deixará a Sauber ao final da temporada de 2023 – Foto: reprodução Alfa Romeo

Depois da marca alemã procurar McLaren, Aston Martin e Williams, a Audi demonstra interesse na Sauber e principalmente no seu centro de tecnologia. Tudo indica que nos próximos anos a Audi começará o processo de compra das ações da Sauber até atingir 75% do controle. A marca que vai entrar a partir de 2026 como fornecedora de motores, deseja investir na categoria de uma forma mais agressiva.

Durante o GP da Bélgica, mesmo com cerca de uma temporada e meia pela frente de acordo, a Alfa Romeo aproveita para anunciar a data final do seu acordo com a Sauber.

“A Alfa Romeo anunciou o seu retorno à F1 em 2017 como um plano de longo prazo, e em julho de 2022 comunicou a sua decisão de continuar com a Sauber também para 2023, dados os resultados promissores da primeira metade da temporada em termos de performance, marketing e colaboração positiva com o time”, comunicaram através de nota.

“Uma vez que a reviravolta econômica e industrial da marca será alcançada em 2022, a Alfa Romeo irá agora avaliar entre as muitas oportunidades em cima da mesa e decidir qual será a melhor para sustentar a estratégia de longo prazo e o posicionamento da marca.”

A Alfa Romeo chegou para 2022 realizando uma aposta muito grande nos novos regulamentos e em seu projeto, principalmente após sacrificar uma temporada. Mesmo com o time se distanciando da Ferrari, observamos que a Alfa Romeo está realizando um trabalho melhor do que o que conseguiram nos últimos anos. A grande questão é a falta de confiabilidade do motor entregue pela Ferrari.

A Sauber ainda não confirmou os seus planos pós-encerramento da parceria com a Alfa Romeo, então é difícil afirmar os próximos passos. Alguns acreditam que a marca italiana tentará um novo acordo para se manter no grid da Fórmula 1.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo