Ao final de 2023 a Alfa Romeo não estará mais no grid da Fórmula 1 com a Sauber, o acordo de patrocínio se encaminha para o encerramento.
A marca italiana retornou ao grid da F1 em 2018, por meio de uma parceria técnica e comercial estabelecida com a Sauber. O acordo era renovado ano após ano, mas em 2021 optaram por um acordo de ‘múltiplos anos’, ainda mantendo as ‘avaliações anuais’.
No último mês a Alfa Romeo decidiu que permaneceria na categoria até 2023. A marca encontrou na Sauber uma oportunidade para obter uma assistência técnica no desenvolvimento dos seus carros de entrada. Nos últimos anos Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi também estiveram envolvidos com o projeto.
Para a marca estar na Fórmula 1 foi muito benéfico, principalmente por conta do apelo mundial que a categoria possuí. Por outro lado, a Alfa Romeo optou por não ser um empecilho caso a Sauber optasse por formar uma nova parceria no grid. A Audi pode ser um caminho para mudanças para o time de Hinwil
LEIA MAIS: Como fornecedora de motores da categoria, Audi confirma entrada na Fórmula 1
Depois da marca alemã procurar McLaren, Aston Martin e Williams, a Audi demonstra interesse na Sauber e principalmente no seu centro de tecnologia. Tudo indica que nos próximos anos a Audi começará o processo de compra das ações da Sauber até atingir 75% do controle. A marca que vai entrar a partir de 2026 como fornecedora de motores, deseja investir na categoria de uma forma mais agressiva.
Durante o GP da Bélgica, mesmo com cerca de uma temporada e meia pela frente de acordo, a Alfa Romeo aproveita para anunciar a data final do seu acordo com a Sauber.
“A Alfa Romeo anunciou o seu retorno à F1 em 2017 como um plano de longo prazo, e em julho de 2022 comunicou a sua decisão de continuar com a Sauber também para 2023, dados os resultados promissores da primeira metade da temporada em termos de performance, marketing e colaboração positiva com o time”, comunicaram através de nota.
“Uma vez que a reviravolta econômica e industrial da marca será alcançada em 2022, a Alfa Romeo irá agora avaliar entre as muitas oportunidades em cima da mesa e decidir qual será a melhor para sustentar a estratégia de longo prazo e o posicionamento da marca.”
A Alfa Romeo chegou para 2022 realizando uma aposta muito grande nos novos regulamentos e em seu projeto, principalmente após sacrificar uma temporada. Mesmo com o time se distanciando da Ferrari, observamos que a Alfa Romeo está realizando um trabalho melhor do que o que conseguiram nos últimos anos. A grande questão é a falta de confiabilidade do motor entregue pela Ferrari.
A Sauber ainda não confirmou os seus planos pós-encerramento da parceria com a Alfa Romeo, então é difícil afirmar os próximos passos. Alguns acreditam que a marca italiana tentará um novo acordo para se manter no grid da Fórmula 1.