A velocidade extra será mais evidente nas curvas graças à maior força vertical descendente dos carros. Espera-se que os novos carros de Fórmula 1® tenham pelo menos 20% a mais de força vertical descendente em comparação ao ano anterior.
Maior velocidade nas curvas coloca mais esforço sobre os pneus, os quais foram completamente reprojetados com novas tecnologias e soluções junto com o design de banda de rodagem para pneus intermediários e full wet. E tem mais: em consideração às diretrizes recentes que exigiam que os pneus mostrassem desgaste intencional, a Fórmula 1® tomou um novo rumo, solicitando à Pirelli que fornecesse pneus com menos desgaste e maior resistência a sobreaquecimento para a geração mais nova de carros de corrida.
Para garantir as melhores especificações, a Pirelli criou um programa de testes no ano passado usando os carros de corrida de 2015 da Ferrari, Mercedes e Red Bull, modificados para similar os níveis exigidos de força vertical descendente. Nos 24 dias dedicados ao desenvolvimento da nova linha de pneus para 2017, 12 mil quilômetros foram percorridos em cinco diferentes pistas: Fiorano e Mugello na Itália, Paul Ricard na França, Barcelona na Espanha, e Abu Dhabi.
| Tecnologia italiana a nível mundial
O desempenho real dos carros para 2017 será visível apenas após as primeiras corridas do Grande Prêmio da nova temporada, provavelmente sendo algo ainda maior do que na fase de teste. A fim de avaliar cuidadosamente os efeitos dos novos regulamentos, principalmente do ponto de vista dos pneus, a Pirelli definirá o mesmo número de conjuntos de pneus para cada um dos três compostos de cada equipe para as primeiras cinco corridas da nova temporada.
A nova linha de pneus de 2017 para a Fórmula 1® representa o ápice da tecnologia de ultra-alto-desempenho da Pirelli: um símbolo Made in Italy encontrado em circuitos de corrida em todo o mundo.
Fonte: 2017: a revolução tecnológica na Fórmula 1® sob a perspectiva dos pneus Copyright © 2017 Pirelli & C. S.p.A