A NSU participou de corridas internacionais já em 1908. A participação da empresa no Prince Henry Tour de 1909 e em inúmeras corridas de resistência e confiabilidade foi um grande sucesso. Após a Primeira Guerra Mundial, o circuito de Automobil-Verkehrs- und Übungsstraße (AVUS) foi inaugurada em Berlim em 1921. O circuito, que esteve fechado ao tráfego público até 1940, serviu como a primeira pista de corrida e testes na Alemanha para demonstrar a competitividade do país e para a indústria automobilística realizar testes. Um “pequeno” NSU, o NSU 8/24 PS, venceu sua classe na primeira corrida AVUS em setembro de 1921. O design básico da versão de corrida era o mesmo do modelo de produção; tudo o que a empresa sediada em Neckarsulm teve que fazer foi modificar ligeiramente o carro para criar um carro de corrida conversível de dois lugares.
A empresa, então conhecida como Neckarsulmer Fahrzeugwerke Aktiengesellschaft , voltou à prancheta e desenvolveu o NSU Type 6/60 PS especificamente para corridas. Este carro de corrida foi o primeiro modelo de seis cilindros da NSU. O “6” designava a sua “potência final”, necessária para a classificação na sua classe. O carro aberto de dois lugares tinha uma potência de 60 cv e pesava 830 kg (1.830 lb) com velocidade máxima de 175 km/h (109 mph). Foi construído em 1925 e 1926 – os regulamentos da época significavam que só vinha em branco, a cor designada para as corridas alemãs.
Em 1925, a empresa sediada em Neckarsulm inscreveu um dos novos carros de corrida de seis cilindros sobrealimentados na Corrida Internacional Taunus de 450 quilómetros – e venceu. No ano seguinte, a NSU comemorou uma aclamada vitória quádrupla com o NSU Type 6/60 PS no primeiro “Grande Prêmio da Alemanha de 1926” na classe de 1,5 litros no AVUS em 11 de julho, ficando em quinto lugar geral. Organizado pelo AvD, o Automóvel Clube da Alemanha, o Grande Prémio foi o evento automobilístico do ano em 1926, com cerca de 250 mil espectadores em peregrinação ao AVUS. Eles foram recompensados com uma corrida insuperável em drama e tragédia. Durante o treinamento, ocorreu um acidente fatal. A corrida foi marcada por fortes chuvas, tornando a pista cada vez mais escorregadia volta a volta. O número de desistências aumentou e ao final, apenas 17 carros chegaram à linha de chegada.
O segredo do sucesso dos carros de corrida NSU foi o seu novo motor de seis cilindros em linha: o motor provou ser robusto e fiável ao longo de toda a distância de mais de 400 quilómetros – e assim os primeiros quatro lugares na classe “F”, a classe até 1.500 cc, foi para a NSU. De volta a casa, em Neckarsulm, a equipe vitoriosa foi recebida com entusiasmo na fábrica da NSU: os funcionários e depois diretores Fritz Gehr e Georg Schwarz parabenizaram os pilotos, que então levaram seus carros de corrida em um tour publicitário para Heilbronn e Stuttgart.
O sucesso do NSU Type 6/60 PS nas pistas de corrida levou à decisão em Neckarsulm de desenvolver um novo carro que se enquadrasse na então popular classe fiscal de 6 PS, o NSU 6/30 PS. O motor de seis cilindros derivado diretamente de um motor de corrida era uma verdadeira novidade. O novo carro foi entregue às concessionárias no final de 1927. Mas só foi construído até o final de 1928. Depois disso, a NSU cessou a produção e concentrou-se em seu sucessor tecnológico, o NSU Type 7/34 PS.
NSU Tipo 6/60 PS: Um dos veículos mais raros da coleção Audi
“É um grande golpe de sorte e uma história por si só que agora temos um desses raros carros do Grande Prêmio de 1926 na coleção histórica de veículos da Audi”, diz Timo Witt, responsável pela coleção na Audi Tradition. Um dos carros de corrida NSU 6/60 PS chegou a Berlim por meios desconhecidos, onde um entusiasta de automóveis o comprou em 1931 por 150 marcos. Em 4 de junho de 1932, de acordo com informações do cartão fiscal original do veículo, o berlinense foi autorizado a dirigir o antigo carro de corrida em vias públicas. No entanto, as autoridades revogaram a sua licença em 1937, acreditando que o veículo era muito barulhento. E então o dono desta raridade começou a trabalhar: com planos de reformar o carro, ele desmontou o NSU 6/60 PS.
O projeto foi interrompido com a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Em 1945, soldados russos descobriram a pilha de peças do carro e quiseram confiscá-lo. No entanto, rapidamente perceberam que montar o veículo era uma tarefa demasiado complexa. Assim, o NSU 6/60 PS permaneceu na Alemanha no seu estado desmantelado. O proprietário da raridade continuou trabalhando para restaurá-la, mas acabou não conseguindo obter uma licença rodoviária. O berlinense manteve o antigo carro de corrida em sua garagem por muitos anos, até decidir vendê-lo em 1965. Ele escreveu à NSU que queria devolver o antigo carro de corrida à fábrica. Uma troca foi rapidamente acordada: o salvador do veículo único, tão valioso para a história das corridas da NSU, recebeu um NSU Type 110 totalmente novo.
De volta à fábrica, os estagiários levaram cinco meses para restaurar o carro de corrida superalimentado. Eles removeram os para-lamas e as luzes, restaurando a carroceria, que em algum momento havia sido pintada de vermelho, ao seu branco de corrida original. Hoje, este NSU Type 6/60 PS é um dos carros mais antigos e raros da coleção histórica de veículos da Audi.
A cada mês, durante o ano do 150º aniversário da NSU, a Audi Tradition apresenta um modelo NSU diferente, incluindo clássicos da marca em duas e quatro rodas, protótipos e modelos únicos. Se você quiser se aprofundar na complexa história do produto da tradicional marca NSU, recomendamos o livro Audi Tradition Edition “NSU-Automobile. Typen – Technik – Modelle”, escrito por Klaus Arth e publicado pela Delius Klasing Verlag.