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Verstappen vence GP do Japão e guia Red Bull na conquista do 6º título mundial. McLaren completa pódio

Em fim de semana dominante, Verstappen vence prova no Circuito de Suzuka com folga. McLaren celebra a conquista de mais um pódio de Norris e a primeira grande conquista de Piastri na Fórmula 1

O GP do Japão disputado neste domingo (24) contou com uma vitória dominante de Max Verstappen. O holandês cruzou a linha de chegada com mais de 19 segundos de vantagem. É com esse incrível domínio de Max que a Red Bull faturou o seu 6º título no Mundial de Construtores.

O holandês é o destaque do fim de semana, Verstappen liderou todos os treinos livres, conquistou uma pole com folga, só não liderou todas as voltas desta corrida por conta da primeira rodada de paradas. De qualquer forma, o piloto que deve obter o seu terceiro título na Fórmula 1 na próxima corrida, teve uma tocada impecável em Suzuka, cruzando a linha de chegada para faturar a sua 48ª vitória com mais de 19 segundos de vantagem para o britânico da McLaren.

O GP do Japão foi uma corrida que escancarou a disparidade entre Verstappen e Sergio Pérez, enquanto o holandês fez uma corrida irretocável, o mexicano esteve envolvido em diversos incidentes que resultaram na troca de duas asas dianteiras e punição. Com dezesseis voltas, Pérez já tinha estragado a sua corrida de várias formas, que a Red Bull optou por recolher o carro do mexicano aos boxes, dando por encerrada a sua participação na prova.

Foi ruim o resultado de Pérez, principalmente em uma corrida que a Red Bull estava conquistando o 6º título no Mundial de Construtores. Além disso, Sergio prejudicou ainda mais o seu duelo pela conquista do vice-campeonato no duelo entre os pilotos.

Lando Norris faturou mais um pódio com a McLaren, também foi louvável a atuação da McLaren neste circuito. Embora Norris tenha lidado com um undercut, demonstrou que estava mais rápido em pista e realizou a ultrapassagem no companheiro de equipe. Norris conseguiu cruzar a linha de chegada com mais de 17 segundos para o companheiro de equipe.

Oscar Piastri tentou faturar a segunda posição, mas precisou jogar com o time e abrir passagem para Norris. Depois de bater na trave em algumas corridas neste ano, o australiano que conquista o seu primeiro pódio na Fórmula 1.

Charles Leclerc foi o quarto colocado, conseguindo um bom resultado para a Ferrari, principalmente após alguns finais de semana mais complicados com a equipe italiana. Lewis Hamilton foi o quinto colocado com a Mercedes, essa foi uma corrida complicada para o inglês, principalmente após o conflito interno que se desencadeou nesta corrida com George Russell.

Depois de lidar com um undercut, o Carlos Sainz tentou recuperar a posição perdida para Hamilton, mas precisou se contentar com o sexto lugar. George Russell tentou obter uma posição melhor, o piloto contou até mesmo com uma estratégia diferente, mas acabou superado por Lewis Hamilton. Ao final da corrida, o britânico ainda tentou negociar com a equipe, para não inverter a posição, mas a condição de pista dos dois pilotos era ameaçada pela aproximação de Sainz. Russell, portanto, ficou com o sétimo lugar.

Fernando Alonso brigou com o carro da Aston Martin ao longo de toda a corrida, o espanhol conseguiu superar Esteban Ocon, algo que ele estava mirando depois que os duelos provocados pelas paradas foram desencadeados. Ao longo da corrida foi possível notar a frustração de Alonso, que tem ficado evidente nas últimas provas.

A dupla da Alpine conseguiu faturar mais alguns pontos, Esteban Ocon ficou com a nona posição, seguido por Pierre Gasly em décimo. A dupla da AlphaTauri tentou brigar por pontos em Suzuka, mas Liam Lawson e Yuki Tsunoda foram retirados da zona de pontuação, pela disputa estratégica com os franceses. O neozelandês terminou mais uma corrida à frente do companheiro de equipe, ocupando a décima primeira posição, enquanto o piloto da casa doi o décimo segundo.

A Fórmula 1 realiza uma breve pausa, retornando no Catar em quinze dias, para a realização da quarta sprint da temporada 2023.

Saiba como foi o GP do Japão

Max Verstappen conquistou a pole para o GP do Japão, em uma sessão classificatória que foi dominada pelo piloto da Red Bull, após três exibições fortes no Circuito de Suzuka. No entanto, a dupla da McLaren faturou o segundo lugar com Oscar Piastri e o terceiro lugar com Lando Norris.

Grid de largada do GP do Japão – Foto: reprodução FIA

Logan Sargeant destruiu o carro no Q1, levando a Williams a trocar diversas peças do carro e introduzir um terceiro carro para proporcionar o piloto retornar a batalha. O norte-americano foi punido com dez segundos precisando ser cumpridos em seu primeiro pit-stop, além de ter a necessidade de começar a corrida do pit-lane.

A corrida tinha tudo para ser um passeio para Max Verstappen, afinal, o piloto retornou as condições conhecidas por ele desde o começo da temporada 2023.

A temperatura na pista estava na casa dos 45°C, com 28°C no ambiente. Escolheram os pneus macios para o começo da prova: Yuki Tsunoda, Fernando Alonso, Liam Lawson, Valtteri Bottas, Lance Stroll, Nico Hülkenberg e Zhou Guanyu. O restante do pelotão optou pelos pneus médios.

A corrida provavelmente seria marcada por duas paradas, por conta das altas temperaturas que estavam tomando conta do Japão.

Com a largada autorizada, Verstappen foi surpreendido por Norris, perdendo a ponta momentaneamente. No entanto, poucos metros depois o holandês retomou a ponta. Oscar Piastri por estar do lado sujo da pista ficou e caiu para a terceira posição.

Pouco depois da largada, um duelo acirrado acontecia no meio do pelotão. Mesmo com Valtteri Bottas começando a corrida com os pneus macios, caiu para o vigésimo lugar. Zhou Guanyu estava com o carro danificado. Na reta dos boxes, várias peças ficavam pelo traçado por conta dos toques que aconteceram.

Com as imagens recuperadas, ficou claro que a Alfa Romeo se envolveu em toque com Alexander Albon da Williams. Esteban Ocon também estava no meio do incidente. Portanto, pouco depois de completarem a primeira volta, Ocon, Zhou, Albon e Bottas passaram pelos boxes. O piloto chinês carregava uma parte de uma asa dianteira de Bottas.

O Safety Car entrou na pista. No terceiro giro, foi a vez de Sergio Pérez e Logan Sargeant seguirem para os boxes pare reparos. O mexicano teve asa dianteira danificada e por conta da substituição da peça, deixou o sétimo lugar, para retornar na décima oitava posição.

Com quatro voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Piastri, Leclerc, Sainz, Alonso, Hamilton, Russell, Lawson e Tsunoda.

A corrida foi retomada no início da quinta volta. Verstappen foi controlando a ponta, para evitar um ataque da dupla da McLaren. Poucos metros depois o holandês tinha uma vantagem de 1s3 para Norris. As posições se mantiveram após a relargada, mesmo com os competidores próximos.

No entanto, Lewis Hamilton e George Russell se envolveram em um duelo interno pela sétima posição, no início do sexto giro. Os pilotos se enfrentaram na chicane, mas Hamilton conseguiu recuperar posição.

Valtteri Bottas extravasou os limites de pista em um toque com o piloto da Alfa Romeo. Logan Sargeant fez mais uma passagem nos boxes. O finlandês foi chamado ao pit-lane no sétimo giro, para instalar um jogo de pneus duros.

A corrida seguiu em meio a todas as confusões que aconteceram no final do pelotão. Sergio Pérez tentava fazer uma escalada no pelotão, o mexicano ocupava o décimo sexto lugar, atacando Esteban Ocon na sequência.

Durante o nono giro, Valtteri Bottas seguiu aos boxes para abandonar a corrida, enquanto Hülkenberg realizava a sua parada obrigatória. Pérez já protagonizava uma batalha com Ocon, enquanto o piloto da Alpine fazia um traçado defensivo para dificultar a prova do piloto da Red Bull.

Sargeant recebeu uma punição de cinco segundos por conta da batida com Bottas. Pérez também foi penalizado por conta da infração no Safety Car, por ter acelerado para ter alguma vantagem quando retornava ao traçado.

As paradas foram desencadeadas com a troca de Hülk, com isso, outros competidores como Tsunoda, Lawson e Alonso também pararam. Pérez brigava com o carro e além de lutar com o equipamento, tinha que brigar com Magnussen, depois de ser ultrapassado pelo piloto da Haas.

Porém, a batalha com o piloto da Haas não durou muito, pois Pérez se chocou com o piloto da Haas, fazendo com que os dois competidores despencassem na tabela de tempos. Pérez precisou seguir para os boxes para substituir a sua asa dianteira. Para complicar a vida do mexicano ele ainda cruzou a linha de entrada do pit-lane.

O Virtual Safety Car pintou na pista rapidamente. Piastri estava nos boxes na volta 15 fazendo a sua troca de pneus. O piloto da McLaren retornou na oitava posição. Os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Leclerc, Sainz, Hamilton, Russell, Gasly, Piastri, Ocon e Alonso. Pérez depois dessas várias confusões abandonou a corrida.

Hamilton e Russell voltaram a se estranhar na pista. Verstappen foi chamado aos boxes na volta 17, retornando no meio do pelotão à frente de Oscar Piastri. Os competidores que estavam acima da tabela, estavam trabalhando as trocas obrigatórias.

Verstappen retomou a ponta durante o décimo nono giro, após concluir a ultrapassagem em George Russell que era mantido por um pouco mais de tempo na pista. Neste momento da corrida, os dez primeiros eram: Verstappen, Russell, Piastri, Norris, Leclerc, Sainz, Ocon, Alonso, Hamilton e Tsunoda. O piloto espanhol da Ferrari, aproveitou um deslize de Fernando Alonso, para ultrapassar o piloto da Aston Martin e Esteban Ocon.

Hamilton que estava com pneus duros mais novos, chegou em Alonso e Ocon e assim como Sainz, concluiu a ultrapassagem nos adversários, para assumir a sétima posição. Por sua vez, Lance Stroll abandonava a prova.

Yuki Tsunoda e Liam Lawson voltaram a se encontrar mais uma vez na volta 24. O piloto japonês da AlphaTauri foi ultrapassado por Pierre Gasly que entrava na zona de pontuação.

George Russell foi chamado aos boxes apenas na volta 25, prolongando a sua permanência na pista. O piloto britânico abandonou o duelo com Oscar Piastri. Russell foi devolvido atrás de Alonso, mas não demorou muito para concluir a ultrapassagem no espanhol. Alonso reclamava do carro por conta da estratégia estabelecida pela equipe.

No giro 26, Sargeant entrou para a lista dos pilotos que abandonaram a prova. Alonso realizou mais uma troca de pneus para melhorar as suas chances em pista. Max Verstappen na ponta tinha uma vantagem de mais de 12 segundos para Piastri. A McLaren acompanhava um duelo interno entre os seus competidores, portanto, optaram por inverter as posições dos companheiros de equipe, deixando Norris retomar a segunda posição.

Durante a volta 28, Alexander Albon foi mais um piloto a abandonar a corrida. Charles Leclerc tentava se aproximar de Piastri, enquanto Carlos Sainz começavam a sua aproximação no companheiro de equipe. Hamilton e Russell estavam imprimindo um ritmo igualmente forte.

No 30° giro, uma nova rodada de pit-stops começava a acontecer no grid. Se existia uma proximidade entre Lawson e Tsunoda, ela foi quebrada quando a equipe instalou os compostos duros do piloto japonês, após cinco voltas de Lawson com o mesmo composto.

Com 35 voltas, Verstappen comandava a corrida com uma diferença excepcional para o restante do pelotão, contando com mais de quinze segundos de vantagem para Lando Norris. Piastri conservava a terceira posição, enquanto Sainz se tornou o quarto colocado, enquanto Leclerc e Hamilton eram chamados aos boxes para a efetuar uma segunda troca de pneus. Gasly também entrou na onda da segunda troca.

Durante a segunda troca de pneus tanto Leclerc, como Sainz, Hamilton e Russell estavam em um ritmo muito semelhante, mesmo tentando uma aproximação em Piastri. Com essa movimentação da segunda parada, a McLaren precisou responder a parada de Leclerc, para tentar conservar o seu pódio.

Verstappen realizou a sua troca de pneus, sem perder a ponta, enquanto Sainz sofreu um undercut da Mercedes, perdendo a posição para Lewis Hamilton, ficando separado por mais de 6 segundos de Hamilton.

Párez retornou para a pista na volta 41, na corrida que a Red Bull conquistaria mais um título de construtores.

Na volta 42, Piastri retomou a terceira posição, depois de um duelo com Russell. Pérez retornou ao traçado para completar apenas uma volta, retornando aos boxes na sequência.

Com 45 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Piastri, Leclerc, Russell, Hamilton, Sainz, Alonso, Ocon e Gasly. Após um duelo entre Russell e Leclerc, o monegasco retomou a quarta posição.

Se aproximando do final da prova, Hamilton voltou a se encontrar com Russell em pista, novamente em mais um duelo interno da equipe. Com isso, Carlos Sainz tirou a distância que era necessária para participar da briga entre eles.

No giro 49, Hamilton ultrapassou Russell em uma ordem de inversão vinda da equipe. Carlos Sainz ficou com Russell na pista, para brigar com o britânico pelo sexto lugar. Restando apenas três giros para o encerramento da prova, Sainz concluiu a ultrapassagem.

Na penúltima volta, Sainz se aproximou de Hamilton, buscando até o final a quinta posição.

Com a volta 53 sendo concluída, Verstappen cruzou a linha de chegada com mais de 19 segundos de vantagem para Lando Norris, 36 segundos para Piastri, conquistando a sua vitória de número 48. Sainz não conseguiu ultrapassar Hamilton, se contentando com o então sexto lugar.

Oscar Piastri guinado pela McLaren conquistou o seu primeiro pódio com a equipe.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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